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Indicadores de resultado: faça a gestão de KPIs alinhados aos processos da sua construtora ou incorporadora

15.06.2022
gestão KPIs

Indicadores de resultado e desempenho são um importante recurso em qualquer empresa. No entanto, devido à alta competitividade e complexidade do setor, a construção civil pode se beneficiar ainda mais da gestão de KPIs. Afinal, as companhias do setor têm que lidar com materiais, prazos, custos, pessoas etc.

Esses indicadores permitem avaliar os processos em andamento e seu alinhamento com os objetivos da empresa. Isso facilita a identificação e correção de falhas e gargalos além do redirecionamento das estratégias com mais agilidade.

Em outras palavras, os indicadores de resultado e desempenho são fundamentais para tornar as construtoras e incorporadoras mais competitivas.

A seguir, vamos conhecer mais detalhes sobre os principais indicadores utilizados na construção civil e como fazer a gestão de KPIs. Acompanhe!

Quais são os tipos de indicadores que podem ser utilizados?

Existem alguns tipos de indicadores de resultado e desempenho que agrupam diferentes métricas que podem ser mensuradas. Os principais são:

  • Indicadores estratégicos: refletem o quão próxima a empresa está de atingir seus objetivos.
  • Indicadores de produtividade: mostra a relação quantitativa entre o que foi entregue e os recursos consumidos em um determinado período do tempo.
  • Indicadores de qualidade: medem a percepção dos clientes finais sobre a qualidade do que lhe foi entregue. Também podem apontar, quantitativamente, as entregas feitas dentro do padrão esperado.
  • Indicadores de capacidade: indicam o que o determinado processo pode entregar com os recursos disponíveis em um recorte específico de tempo.

Leia mais em Indicadores de performance estratégica: por que é preciso alinhar processos, pessoas e ações?

5 principais indicadores de resultado e desempenho usados por construtoras e incorporadoras

Segurança

A segurança é um dos indicadores de resultado e desempenho mais importantes para empresas da construção civil. Aqui, deve-se levar em consideração fatores como número de acidentes, número de fatalidades, horas trabalhadas, inspeções, multas aplicadas, entre outros.

É fundamental que esses indicadores sejam monitorados diariamente, pois é preciso evitar situações que possam colocar os trabalhadores e o próprio projeto em risco. 

Qualquer acidente pode representar, além do afastamento do pessoal, custos com indenizações e outros direitos.

Qualidade

Outro fator indispensável quando falamos de construtoras e incorporadoras, a qualidade se refere à conformidade do projeto com as especificações técnicas e das normas reguladoras.

Número de defeitos, causas, tempo necessário para corrigi-los e problemas qualitativos relacionados aos fornecedores são exemplos de aspectos que devem ser monitorados.

É importante ter em mente que quaisquer desvios ou defeitos podem demandar retrabalho, o que pode atrasar a entrega (afetando o cronograma) e gerar perdas (impactando no orçamento e nos lucros).

Prazos

O cumprimento do cronograma é outro elemento central para o sucesso das empresas da construção civil e também um dos maiores desafios enfrentados por elas. 

Condições do tempo, entrega de materiais, evidente falta de mão de obra são apenas alguns exemplos de fatores que podem comprometer a entrega de um projeto.

Por esse motivo, é preciso monitorar todas essas situações, acompanhando o andamento de cada etapa e buscando identificar as causas de eventuais atrasos. O ideal é que o acompanhamento seja constante e que se façam comparações com os períodos anteriores.

Alguns elementos a serem medidos são: tempo de construção, proporção de atividades planejadas e concluídas, média de atrasos, causa e custo dos atrasos etc.

Satisfação dos clientes

Medir e acompanhar a satisfação dos clientes a cada projeto entregue é essencial para entender sua percepção e avaliar a qualidade e a confiabilidade do trabalho que foi desenvolvido. 

Esse indicador também vai ajudar a compreender as expectativas iniciais e finais e melhor alinhá-las futuramente.

Alguns fatores que podem ser avaliados junto aos clientes: qualidade da obra, cronograma de entrega e comunicação em relação ao andamento do projeto.

Satisfação dos colaboradores

Durante a gestão de KPIs também é preciso monitorar a satisfação do público interno da empresa, ou seja, seus colaboradores. Eles são peças chave para alcançar os objetivos estratégicos e manter a estabilidade dos negócios.

É preciso saber o que lhe agrada e quais melhorias eles consideram importantes no ambiente de trabalho. Isso é importante para mantê-los motivados e felizes, o que, por sua vez, ajuda a reduzir custos com atrasos, faltas, alta rotatividade (turnover) etc.

Vale destacar ainda outros KPIs que podem ser acompanhados:

  • Custos;
  • Desperdícios;
  • Impactos ambientais;
  • Taxa de sucesso de vendas.

Leia mais em Plano de ação para controle de projetos: 5 passos para chegar a entregas eficientes

O que levar em conta ao elaborar indicadores de resultados?

Os indicadores de resultado e performance ajudam a tornar a gestão da empresa e de seus projetos mais eficiente. No entanto, é preciso saber como definir os KPIs que devem ser medidos e que reflitam as prioridades e metas da organização.

Para isso, existem três passos a serem seguidos:

Os indicadores devem ser mensuráveis

Os KPIs devem ser relevantes para cada área da empresa. De nada adianta estabelecer um indicador que não ajuda a mensurar e monitorar processos considerados prioritários. Nesse sentido, a principal característica de um indicador de resultado é ser mensurável. 

Somente assim será possível construir um histórico e acompanhar sua evolução, o que vai permitir identificar variações, gargalos e pontos fortes.

Os indicadores devem ser específicos

Quanto mais específico for o KPI, mais precisa será a análise que poderá ser realizada. Porém, é importante ter em mente que, raramente, os indicadores funcionam de maneira isolada.

Via de regra, eles devem ser avaliados em conjunto ou em relação a outras métricas. Portanto, é a partir da análise conjunta de diferentes parâmetros específicos que se poderá compreender de fato a realidade da empresa e do projeto.

É preciso analisá-los periodicamente

Além da definição de critérios de coleta e análise, é necessário que se defina a frequência com que os KPÌs serão acompanhados. Em alguns casos, uma análise diária é mais recomendada; em outros, é perfeitamente possível analisar o indicador mensalmente, por exemplo.

Para definir a frequência ideal, é importante avaliar os processos e os ciclos de cada área.

Leia mais aqui: Elabore e monitore indicadores de desempenho organizacional com a Metodologia Hinc

Como controlar os indicadores alinhados e fazer uma boa gestão de KPIs na construção civil?

A gestão de KPIs é uma tarefa que exige cuidado e atenção. Destacamos algumas dicas para fazê-la com eficiência:

  • Alinhamento com o planejamento: é preciso entender os objetivos estratégicos para transformá-los em metas.
  • Definição das metas: essas metas devem ser realistas, específicas e, como vimos, mensuráveis.
  • Definição dos KPIs: é a partir das metas que serão definidos os indicadores de resultados e desempenho. Devem ser escolhidos aqueles que ajudem a medir o quão próximo de atingir cada meta o negócio está.
  • Acompanhamento: como comentamos, os KPIs devem ser medidos e monitorados constantemente para avaliar seu desempenho e identificar falhas.
  • Correção de desvios: caso sejam observados gargalos ou perdas, é preciso ter um plano de ação em mãos para resolvê-los e evitar prejuízos.
  • Melhoria contínua: é importante que a análise e monitoramento de indicadores de resultado sejam sustentados por um processo de aprendizado e aproveitamento do conhecimento gerado no ciclo anterior para otimizar os processos continuamente.

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