A medição de desempenho é um processo essencial para empresas que desejam realizar uma boa gestão e alcançar o sucesso. Mais do que uma boa prática administrativa, essa é uma ação para mostrar se a organização está no caminho certo, ou quão longe ela está dos seus objetivos e quais ajustes devem ser realizados para chegar aos resultados esperados.
E ao contrário do que se pode pensar, a medição de desempenho não é uma tarefa complexa. A partir de informações internas da companhia já é possível criar uma cultura de dados que tenha como prioridade a avaliação da sua performance.
A seguir, vamos apresentar mais detalhes sobre o que é medição de desempenho, sua importância e o que as empresas podem fazer para melhorar sua gestão. Acompanhe!
O que é medição de desempenho?
A medição de desempenho é o processo em que a empresa decide qual atividade mensurar para, em seguida, fazer a coleta dos indicadores de performance mais importantes para medi-lo, acompanhando e analisando os dados obtidos.
Esse procedimento tem como objetivo:
- Fazer o diagnóstico do processo, identificando seus pontos fortes e fracos;
- Fazer o controle do processo, definindo padrões de performance;
- Promover ações de melhoria e como elas impactam no desempenho desse processo, sobretudo em comparação com as metas estabelecidas;
- Motivar os colaboradores a partir do seu maior envolvimento e do fornecimento de feedbacks sobre sua performance;
- Implementar estratégias que levem em conta os impactos da relação de causa e efeito e o custo-benefício na empresa.
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Qual a importância desse controle para os negócios da construção civil?
A medição de desempenho está ligada a uma estratégia de crescimento das empresas. Por meio de um conjunto de ações que buscam definir onde se deseja chegar e os meios necessários para alcançar esses objetivos, criam-se processos para determinar o caminho a ser seguido.
Para isso, no entanto, se faz necessário medir o desempenho dos negócios, de forma que seus diferentes stakeholders saibam qual trabalho está sendo feito, de que forma e como ele está sendo conduzido para atingir os objetivos estratégicos.
Como podemos ver, a medição de desempenho não se resume a um conjunto de informações. Trata-se de uma metodologia em que esses dados são coletados e utilizados para dar início a um processo de melhoria contínua.
Nele, os resultados que ficaram aquém do esperado são analisados para serem melhorados, avaliando o que deu errado e como corrigir isso. Da mesma forma, os resultados considerados satisfatórios são verificados para averiguar a possibilidade de replicá-los e fortalecê-los.
Na construção civil – ou em qualquer outro setor -, a medição de desempenho permite às empresas terem uma visão global da sua situação atual, ajudando a identificar pontos de melhoria, potencializar suas fortalezas e aproveitar melhor oportunidades e tendências.
Vale destacar que o setor tem se caracterizado pela baixa produtividade – estando muito atrás do setor de manufatura e da economia como um todo. Nos últimos anos, a produtividade no setor cresceu apenas 1%, conforme revela uma pesquisa da McKinsey.
O estudo avaliou 100 megaprojetos no país para identificar os gargalos que impedem a construção civil brasileira de alcançar níveis de produtividade semelhantes aos de países mais desenvolvidos. De acordo com o levantamento, 80% deles tiveram aumento de custo e atrasos de quase 20 meses no cronograma de entrega da obra.
Além disso, a pesquisa mostra que gargalos no setor podem ser solucionados com aumento na adesão à transformação digital e melhoria nos processos de engenharia e de gestão.
Por isso, contar com um recurso de medição de desempenho é um importante fator para o planejamento estratégico e controle dos processos gerenciais, garantindo sua competitividade no mercado e assegurando o retorno dos seus investimentos.
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Gestão de produtividade de processos x Gestão de produtividade de obras
A gestão de produtividade de processos na construção civil se relaciona tanto às técnicas produtivas quanto ao gerenciamento das atividades do canteiro de obras. Além disso, essa administração foca no aumento da produtividade dos processos ligados indiretamente ao projeto.
São atividades como:
- Adotar metodologias mais modernas de trabalho, controle e gestão;
- Alinhar a estrutura organizacional;
- Aplicar a tecnologia nos diferentes processos;
- Capacitar os colaboradores e garantir sua satisfação;
- Melhorar a gestão de compras.
Por sua vez, a gestão de produtividade refere-se à parte operacional do projeto. Com processos mais organizados e integrados, a empresa ganha eficiência, precisão e produtividade.
E isso se reflete no canteiro de obras, trazendo um maior controle e organização sobre todas as atividades realizadas, o que traz benefícios como:
- Diminuição de erros e falhas (operacionais, na compra de materiais etc.);
- Evitação de atrasos;
- Maior previsibilidade em todas as frentes;
- Melhoria na contratação de mão de obra;
- Redução de custos e desperdícios;
- Redução no tempo de execução.
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Boas práticas para uma gestão de alta performance na construtora ou incorporadora
Muitas empresas do setor da construção civil ainda não contam com sistemas de medição de desempenho. Isso reflete a dificuldade dessas organizações em definir o que medir e como medir.
Diante desse cenário, é fundamental garantir a adoção de sistemas de medição de desempenho que estejam realmente integrados e alinhados ao processo de negócio. É preciso que os indicadores selecionados estejam de acordo com os objetivos estratégicos da empresa, facilitando a inserção desses dados nos processos gerenciais.
Além disso, podemos tomar como base a NBR ISO 9001, que traz orientações em relação a sistemas de gestão de qualidade que se aplicam muito bem à realidade da construção civil.
Algumas das recomendações são:
- Medição e monitoramento de informações relacionadas à percepção dos clientes;
- Execução de auditorias internas para avaliar o sistema de gestão;
- Demonstração da capacidade dos processos em alcançar os resultados planejados;
- Medição e monitoramento das características dos produtos para averiguar se os requisitos foram atendidos.
Indo além da gestão de qualidade proposta pela ISO, destacamos outras boas práticas para uma gestão de alta performance:
- Controlar custos no canteiro de obras;
- Fazer a gestão de mão de obra;
- Otimizar a gestão de compras e de materiais;
- Tomar decisões com base em dados (data-driven);
- Utilizar a tecnologia para automatizar processos.
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A Metodologia Hinc é uma metodologia focada em alta performance, baseada em três frentes principais: alta performance na gestão de prazos, de resultados e também da informação.
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Com isso, ajuda construtoras e incorporadoras a alcançarem suas metas trabalhando de forma integrada, combinando indicadores, pessoas e ações. Com isso, é possível criar uma cultura organizacional em que todos atuam com o mesmo foco: alcançar os melhores resultados, além de mais estabilidade e competitividade nos negócios. Quer saber mais como a Metodologia Hic pode ajudar a sua empresa? Fale com nossos especialistas e conheça o Hinc.