Otimização de processos em construtoras: revisão e aprimoramento dos processos internos para aumentar a eficiência e escalar o seu negócio


Otimização de processos em construtoras: revisão e aprimoramento dos processos internos para aumentar a eficiência e escalar o seu negócio

Estouro do orçamento e desperdício de materiais estão entre as maiores dores do setor da construção civil. Esses problemas podem não só comprometer o andamento de um projeto, como também impactar na saúde financeira do negócio, trazendo consequências imprevisíveis.

Nesse sentido, a otimização de processos desempenha um papel central. É a partir dela que construtoras e incorporadoras podem ganhar eficiência e agilidade nas suas rotinas.

Entre outros benefícios, isso possibilita uma redução de custos e de gargalos que afetam o negócio, além de permitir a escalabilidade de boas práticas e garantir a satisfação dos clientes.

A importância da otimização de processos em construtoras

Quando falamos na otimização de processos em construtoras, nos referimos a um conjunto de medidas que são postas em prática com o objetivo de cortar custos e aumentar a produtividade. Isso envolve, por exemplo, ações para redução do desperdício, melhoria do processo de compra e até mesmo a gestão de recursos humanos.

Para que isso seja possível, a otimização de processos busca simplificar e padronizar as rotinas da construtora. Além de possibilitar os objetivos acima, isso é feito de modo a permitir que esses novos processos possam ser replicados e escalados sempre que necessário – o que abrange, necessariamente, atividades para mensurar e monitorar o ciclo produtivo

Esse aprimoramento, é importante dizer, só pode ser alcançado a partir de um profundo conhecimento do funcionamento do dia a dia da empresa e dos fluxos de trabalho.

Com isso, a otimização de processos em construtoras pode gerar ganhos importantes, o que inclui:

  • Controle mais rígido sobre os materiais comprados e utilizados;
  • Cumprimento do cronograma e do orçamento propostos;
  • Maior capacidade de antecipação de problemas;
  • Mais produtividade e qualidade, inclusive na gestão de pessoas;
  • Melhor acompanhamento das etapas produtivas e das rotinas internas;
  • Redução de riscos por erros ou por retrabalhos.

Por fim, vale ressaltar que a tecnologia é uma importante aliada para assegurar esses ganhos e garantir que as engrenagens estejam sempre em bom funcionamento. Com mais eficiência operacional, a empresa tem mais segurança para colher melhores resultados e escalar o negócio.

Passo a passo para otimizar os processos da sua construtora

A otimização de processos em construtoras deve acontecer paulatinamente. Isso porque, antes de tudo, é preciso fazer um diagnóstico das rotinas e atividades. Cabe ao gestor identificar o cenário atual da empresa para entender o que deve ser melhorado e quais as melhores estratégias a serem adotadas.

Importante dizer que não há uma fórmula pronta. Esse diagnóstico, bem como as medidas que serão postas em prática, vão depender da realidade de cada empresa, incluindo seu porte e sua complexidade. Com isso, as lacunas que serão observadas e as ações para corrigi-las serão específicas para cada negócio.

Identificar gargalos e ineficiências

A otimização de processos em construtoras deve ser pensada em ciclos. A ideia é tirá-los de modo a garantir uma melhoria constante e exponencial. Assim, conforme os gargalos são identificados e corrigidos, os processos se tornam mais eficientes e produtivos.

Existem diversas formas para fazer isso. A mais importante delas é o ciclo PDCA. Trata-se de uma metodologia de gestão baseada em uma estrutura iterativa e que facilita a identificação de problemas e soluções. A cada replicação, soma-se o aprendizado da etapa anterior.

Coletar de dados e métricas para análise

No mercado atual e dada a quantidade de ferramentas que as construtoras têm à sua disposição hoje, não é admissível tomar decisões e pensar estratégias sem que seja com base em dados.

Novamente, a tecnologia é aliada de primeira ordem. O objetivo é coletar, organizar e analisar dados relevantes para extrair conhecimento e gerar insights que possam ajudar tanto na identificação de problemas quanto na definição dos passos seguintes.

A partir dos dados, o gestor pode, por exemplo, acompanhar o andamento dessa atividade no canteiro de obras, analisando indicadores de desempenho e produtividade.

Revisar e redesenhar os processo

Depois do mapeamento dos processos, é preciso revisá-los para entender quais de fato funcionam e quais realmente precisam de correções. Mais do que buscar por soluções, é fundamental identificar as causas dos gargalos para evitar que elas se repitam.

Uma vez revisados, os processos com problemas devem ser redesenhados e, mais importante, validados com as equipes. Afinal, é preciso garantir que as novas ações funcionem na prática e, quando não for o caso, fazer as adaptações necessárias para que o time possa performar como o esperado.

Avaliar periodicamente os processos

Como comentamos, a otimização de processos em construtoras deve ser encarada como um ciclo. Isso é essencial para que a empresa sempre fique atenta para identificar oportunidades de melhoria, mesmo após os ajustes iniciais.

Felizmente, existem ferramentas voltadas para a construção civil que podem auxiliar na otimização de processos. É importante buscar soluções que centralizem os principais indicadores e permitam avaliar o desempenho das tarefas e o alcance dos resultados.

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