Metodologia Scrum: passo a passo para aplicar agora nos projetos!


Metodologia Scrum: passo a passo para aplicar agora nos projetos!

Garantir a entrega de valor para o cliente de forma ágil é um diferencial vital para as empresas. Felizmente, existem métodos que ajudam as empresas a ter mais organização e entregar resultados melhores e mais rápidos.

Um deles é a metodologia Scrum. Esse framework voltado para a gestão de projetos consegue ressignificar a forma como a empresa planeja, executa e finaliza seus projetos, gerando, direta e indiretamente, uma série de benefícios a companhia como um todo.

A seguir, vamos abordar todos os detalhes sobre o Scrum. Acompanhe!


  • O que é metodologia Scrum?
  • Quais os 3 papéis essenciais do Scrum?
  • Quais são os princípios e pilares da metodologia Scrum?
  • As fases do scrum
  • As fases do Scrum
  • Scrum x métodos ágeis
  • Como usar Scrum em um projeto?
  • Quais erros devem ser evitados ao aplicar a metodologia Scrum?
  • Por que o Scrum pode mudar a sua forma de gerenciar obras e onde aplicar a metodologia na construção civil?

O que é metodologia Scrum?

A metodologia Scrum é utilizada para o gerenciamento de projetos complexos, dividindo-os em ciclos iterativos chamados sprints. Em cada uma dessas etapas, são delegados os responsáveis por cada atividade, detalhadas as demandas e estipulados os prazos.

O Scrum faz parte do grupo das metodologias ágeis. Seu objetivo é potencializar o trabalho cooperativo entre as equipes e permitir um acompanhamento mais próximo da evolução das etapas do projeto, focando na qualidade das entregas e nos prazos estipulados.

Outra característica importante é que este framework é baseado no empirismo, isto é, as decisões são tomadas a partir da própria experiência da equipe, tenho como referência o que pôde ser observado e feito. Trata-se, portanto, de uma metodologia que promove o aprendizado constante.

A origem do nome Scrum

O termo Scrum foi idealizado por um grupo de programadores, ainda na década de 1990. Entre eles, o nome que se tornou mais fortemente relacionado à metodologia Scrum é o de Jeff Sutherland.

O framework surgiu em virtude da insatisfação de Sutherland e seus colegas em relação aos processos de produção e desenvolvimento de softwares. À época, os projetos eram conduzidos de acordo com uma metodologia conhecida como cascata, que, para eles, não se mostrou eficaz o suficiente.

Sendo assim, eles buscaram criar um framework que fosse menos engessado e abrisse espaço para a criatividade e a inovação.

A partir de estudos de caso, Sutherland e seus colegas chegaram aos princípios da metodologia Scrum, que tem como base a verificação periódica do andamento do projeto, realizando correções e adaptações sempre que necessário e com a participação de toda a equipe.

O termo scrum origina-se do rugby e trata-se do momento em que os jogadores do time se reúnem rapidamente para combinar a estratégia da próxima rodada. 

E é justamente isso que a metodologia propõe: a realização de daily scrums, reuniões diárias de curta duração para que todos possam ser informados sobre o andamento do projeto e os próximos passos.

Quais os 3 papéis essenciais do Scrum?

Para a aplicação da metodologia Scrum, existem papéis bem definidos entre os membros da equipe. São três:

Product Owner

Traduzido como dono do produto, é quem tem maior interesse no desenvolvimento do projeto. Cabe a essa pessoa esclarecer quais são suas necessidades e definir o que ela espera obter ao final do projeto (geralmente um produto), determinando a ordem de execução das tarefas e suas expectativas.

Também é responsabilidade do product owner garantir que todos do time estejam cientes do que deve ser feito e das suas responsabilidades. Isso passa, inclusive, por tirar quaisquer dúvidas e trazer orientações sempre que isso for necessário para o andamento do projeto.

Scrum Master

É uma função de liderança. Essa pessoa é responsável por coordenar as atividades e atuar junto à equipe na busca das melhores soluções. Ele também protege a equipe de interferências externas para evitar quaisquer entraves que possam atrapalhar sua produtividade.

Vale notar que o scrum master não deve ser confundido com o gerente de projetos. Embora tenha um papel de liderança, essa pessoa não está ligada à gerência, mas funciona mais como um facilitador e um motivador.

Time Scrum

Consiste no grupo de profissionais diretamente responsáveis pelas atividades previstas em cada etapa. Geralmente, a equipe é formada com pessoas com habilidade específicas relacionadas com os objetivos do projeto e as expectativas estabelecidas.

Cabe a esses profissionais atuarem de forma colaborativa, entendendo as funções que lhes foram delegadas, bem como suas responsabilidades e metas.

Os times de Scrum costumam ser enxutos, tendo entre 5 e 10 pessoas. Isso não quer dizer, porém, que a metodologia não possa ser aplicada a projetos que exigem equipes maiores.

Quais são os princípios e pilares da metodologia Scrum?

A metodologia Scrum possui princípios e pilares importantes. Vamos entendê-los.

Pilares do Scrum

São três pilares fundamentais:

Princípios do Scrum

Conhecidos os pilares, podemos entender melhor os princípios do Scrum. São eles:

As fases do Scrum

A metodologia Scrum possui algumas fases importantes para o desenvolvimento do projeto. São elas:

Sprint Backlog

Trata-se da organização das tarefas a serem realizadas durante cada ciclo. Essa lista é feita com base nas prioridades do objetivo, ou seja, as partes mais importantes devem ser entregues antes.

Quando falamos de produtos, podemos chamar esta fase de product backlog, em que serão definidas as características, funcionalidades e expectativas do produto que deve ser desenvolvido.

Sprints

Como comentamos, os sprints são os ciclos de desenvolvimento do projeto. São as etapas que devem ser concluídas dentro de um prazo predefinido. Via de regra, no Scrum, os sprints duram de duas a quatro semanas.

Sprint Planning

Refere-se ao planejamento do sprint seguinte e o que precisa ser feito nos próximos ciclos de trabalho.

Daily Scrum

São reuniões diárias de curta duração. Normalmente, as empresas que adotam a metodologia Scrum fazem encontros de, no máximo, 15 minutos – muitas vezes em pé. A ideia é identificar o andamento das tarefas de cada um e a evolução do projeto em relação às metas propostas.

Definition of Done

É o que define que um sprint está, de fato, finalizado. Geralmente é feita uma checklist para garantir que tudo o que foi planejado foi efetivamente executado.

Sprint review

Consiste na revisão dos sprints após sua finalização. Marca a entrega oficial das metas estabelecidas para aquele ciclo. Também pode envolver uma reunião informal para que o cliente dê um feedback sobre o que foi feito até ali.

Sprint retrospective

Semelhante à revisão do sprint, trata-se de uma avaliação não sobre o que foi entregue, mas sobre o método e o processo de trabalho.

Leia mais: Gestão do Plano de Ação: 8 passos para garantir resultados

Scrum x métodos ágeis

Como vimos, o Scrum é uma das chamadas metodologias ou métodos ágeis. De modo geral, métodos ágeis são práticas de gestão de projetos que têm o objetivo de permitir que os objetivos sejam alcançados mais rapidamente, dando mais agilidade e capacidade de adaptação às equipes.

Além do Scrum, as metodologia ágeis abrangem frameworks como Kanban, Lean, Extreme Programming (XP), entre outros.

Como usar Scrum em um projeto?

O Scrum pode ser aplicado a projetos de empresas de diferentes portes e segmentos. Para isso, porém, é preciso seguir alguns passos:

Monte sua equipe

A primeira medida é a montagem de uma equipe multidisciplinar, com os profissionais com as capacitações adequadas para tocar o projeto diante. É nesta etapa que devem ser definidos o product owner e o scrum master, além dos demais membros.

Crie o product backlog

Falando especificamente de produtos, como vimos, é preciso definir as funcionalidades e a ordem de prioridade em que as etapas devem acontecer.

Planeje os sprints

O planejamento do sprint deve definir o tempo de duração de cada ciclo, as atividade que devem ser realizadas a cada iteração e os responsáveis por elas. Esse planejamento deve ser feito de forma a proporcionar entregas contínuas e com qualidade.

Organize o processo visualmente

Aqui, o Scrum pode beneficiar-se de outra metodologia ágil: o Kanban, mais especificamente da capacidade de organização das atividades. Seja em um quadro ou com ferramentas digitais, é importante separar as tarefas em três fases: a fazer, fazendo e feito.

Marque reuniões diárias

O daily scrum é elemento fundamental para o sucesso do trabalho e para um dos pilares do Scrum: a inspeção. Nele, os membros da equipe poderão falar sobre o que deu errado e o que deu certo no dia anterior e planejar o dia de trabalho junto a seus pares.

Preze pela transparência

Seguindo outros dos pilares do Scrum, é preciso deixar claros para toda a equipe os processos, requisitos de entrega e status das tarefas para que todos possam entender o andamento do projeto e o que precisa ser feito para alcançar as metas no tempo certo.

Forneça feedbacks

Cabe ao líder fornecer feedbacks para os membros do time, exaltando seus pontos fortes e indicando possíveis melhorias. Isso é fundamental para criar um ambiente mais colaborativo, em que todos sintam-se livres para falar, ouvir e criar.

Faça uma revisão final de cada sprint

Ao final de cada sprint, é importante que a equipe faça uma revisão do que foi feito e do processo em si. Para isso, cabe ao product owner validar as entregas junto ao cliente e trazer seus feedback para o time.

Quais erros devem ser evitados ao aplicar a metodologia Scrum?

A aplicação do Scrum exige alguns cuidados, que vão garantir que a metodologia seja realmente eficaz. Esses cuidados envolvem evitar alguns erros comuns, entre eles:

Não contornar objeções

A implementação da metodologia Scrum pode enfrentar algumas resistências dentro da empresa. E quando essas objeções não são contornadas, a eficácia do framework pode ser comprometida.

Entre as resistências mais comuns está a falta de conhecimento sobre as vantagens e a importância do Scrum e dos métodos ágeis como um todo. 

Afinal, muitas empresas ainda têm uma visão mais engessada, top to bottom, em que se fala em equipes auto-organizadas e autônomas, e uma estrutura horizontal gera muitas resistências.

Ignorar os princípios da metodologia

A metodologia Scrum abrange uma série de processos que, juntos, trazem os benefícios esperados desse framework. O problema é que muitas empresas adotam apenas certas medidas, como reuniões diárias.

Embora sejam parte importante do Scrum, é preciso que todos seus princípios sejam observados, pois só assim será possível garantir que as práticas funcionem de forma eficiente e contínua.

Confundir agilidade com presa

Um erro comum ao se falar em metodologias ágeis são profissionais que confundem agilidade com pressa. É preciso lembrar que o Scrum tem processo e padrões a serem seguidos, e que eles devem ser repetidos e aprimorados. Todas as fases, do backlog à revisão dos sprints, devem ser cumpridas dentro de cada ciclo.

Não documentar os processos

O Scrum é iterativo, e interação supõe aprendizado constante. Só que esse conhecimento não pode se perder e deve servir como base empírica para os projetos e processos seguintes.

Para que isso seja possível é preciso documentar as etapas do projeto detalhadamente. Além do aprendizado, isso vai ajudar na boa comunicação entre os integrantes e facilitar a obtenção de informações importantes para o desenvolvimento das tarefas.

Quais são as vantagens da metodologia Scrum?

Além da melhor organização dos processo e de dar mais eficiência à execução de projetos, a metodologia Scrum pode propiciar benefícios como:

Mais transparência

Sendo um dos pilares deste framework, é natural que a transparência seja um resultado da sua aplicação. A partir do momento em que se deve dar total clareza às informações, atividades e metas para todos os envolvidos, isso acaba ajudando na consolidação de uma prática corporativa mais transparente.

Capacidade de adaptação

Outro dos pilares do Scrum, a maior adaptabilidade da empresa a cenários de mudança advém da metodologia flexível, em que não existe uma única linha a ser seguida. Pelo contrário: as ações devem ser adaptadas de acordo com os problemas e com os objetivos.

Feedbacks constantes

O ato de fornecer feedbacks constantes é um desdobramento natural do pilar da transparência. 

Afinal, é preciso deixar claro para os profissionais o que precisa ser melhorado e o que eles vêm fazendo de positivo. Isso também reflete diretamente na motivação das equipes.

Melhoria contínua

A metodologia Scrum se baseia em ciclos interativos de aprendizado e melhoria contínua. E isso se reflete tanto nos resultados práticos quanto na mentalidade da equipe, que se vê beneficiada por uma rotina de trabalho que permite aos profissionais aperfeiçoar seus conhecimentos constantemente.

Equipes mais motivadas

A motivação é resultado direto de um processo mais transparente, da cultura de feedbacks e da possibilidade de melhoria contínua. Mas não é só: vale lembrar que o Scrum preza pela auto-organização e pela autonomia das equipes. 

Isso acaba gerando mais engajamento dos profissionais e um ambiente de trabalho mais salutar.

Resultados mais rápidos

As metodologias ágeis não tem esse nome à toa. Por meio de uma maior organização e da possibilidade de acompanhamento contínuo do projeto, o Scrum ajuda a tornar os processos mais ágeis e eficientes no que se refere à entrega dos resultados.

Por que o Scrum pode mudar a sua forma de gerenciar obras e onde aplicar a metodologia na construção civil?

No ramo da construção civil, todo projeto demanda grande capacidade de planejamento para que sejam executados sem sustos e de acordo com o que foi previamente estabelecido.

A grande questão é que o mercado brasileiro ainda é deficitário nesse aspecto e carece de foco para a execução de projetos de forma mais eficiente, isto é, com redução do desperdício e com maior retorno dos investimentos feitos.

A metodologia Scrum aplicada à construção civil consegue justamente atender a essa demanda por mais eficiência e organização. Nesse setor, o framework já vem sendo aplicado de diferentes formas, entre elas:

Vale destacar que, além da metodologia Scrum, existem outros métodos e ferramentas que podem ajudar a melhorar a gestão de projetos na construção civil. 

Saiba como ter uma plataforma de gestão de projetos e planos de ação alinhados à sua estratégia de negócios. Fale com nossos especialistas e conheça o Hinc.