Conheça os pilares de um plano de ação: como conectar metas, criando uma comunicação eficiente para toda a empresa de construção civil.


Conheça os pilares de um plano de ação: como conectar metas, criando uma comunicação eficiente para toda a empresa de construção civil.

O desenvolvimento tecnológico e a alta competitividade do setor forçam as empresas da construção civil a um novo patamar em termos de planejamento estratégico. Ferramentas como o BIM geram uma enormidade de dados que podem ser usados para embasar a tomada de decisão e a definição de metas mais realistas.

Nesse cenário, os planos de ação têm papel central. Isso porque eles ajudam a organizar e sistematizar o que as empresas pretendem alcançar e o que deve ser feito para chegar lá.

O documento deve detalhar:

  • Os objetivos;
  • As atividades;
  • Os responsáveis;
  • Os recursos;
  • Os prazos.

Os pilares de um plano de ação eficiente

Cada empresa deve contar com seu próprio plano de ação. Ele deve ser feito sob medida, de acordo com as particularidades de cada negócio, os recursos à sua disposição e suas metas. Sem falar da diversidade de metodologias que podem ser utilizadas para elaborá-los, como o ciclo PDCA e o método 5W2H.

Seja como for, a eficácia de um plano de ação vai depender de um conjunto de informações essenciais e que sejam relevantes para as necessidades específicas de cada construtora ou incorporadora. Elas são importantes para criar um ciclo iterativo, em que os aprendizados do que aconteceu somam-se para criar processos mais eficientes no futuro.

E um plano de ação deve apoiar-se em três elementos-chave: dados, metas e transparência.

A importância da tecnologia

Ainda em um processo de digitalização, as empresas da construção civil precisam, de uma vez por todas, trazer os dados para o centro do processo decisório. E isso depende de tecnologias que coletem e ajudem a organizar essas informações.

Mais: é preciso criar um ecossistema da construção civil, em que as empresas compartilham dados entre si para promover um ganho coletivo. Soluções que ajudam a compilar dados – seja da própria construtora ou incorporadora, seja de terceiros – devem se tornar estratégicas para uma tomada de decisão mais acertada. Para abordar esse assunto em mais detalhes, desenvolvemos o e-book Conheça os pilares de um plano de ação: como conectar metas, criando uma comunicação eficiente para toda a empresa de construção civil. Acesse agora!

baixar e-book pilares de um plano de ação