O avanço da tecnologia na construção civil


O avanço da tecnologia na construção civil

O uso da tecnologia na construção civil tem permitido avanços importantes ao setor. Desde um controle financeiro mais preciso à gestão otimizada de projetos, a adoção de sistemas e ferramentas contribui para aumentar a produtividade, reduzir erros e impulsionar resultados.

Há outra consequência muito importante da tecnologia aplicada à construção civil: a competitividade. Com o auxílio de soluções tecnológicas, as empresas aumentam sua capacidade de identificar falhas precocemente, mitigar riscos e realizar adaptações.

Isso se reflete, por exemplo, na redução de custos operacionais, diminuição de desperdício e maior eficiência gerencial.

Nesse sentido, a indústria 4.0 traz para a construção civil novos conceitos e inovações que permitem um salto qualitativo fundamental para o setor. Inteligência Artificial, Big Data e a possibilidade de automação são apenas algumas das soluções que revolucionam as empresas e a forma como elas são geridas.

Por isso, vamos nos aprofundar nos usos e nos benefícios do avanço da tecnologia na construção civil. Acompanhe!

Diferentes tipos de tecnologia na construção civil

Existem diferentes tecnologias que podem ser aplicadas na construção civil, em diferentes frentes e momentos.

No que se refere a novos materiais, o bioconcreto é uma forte tendência no setor.

Também chamado de concreto inteligente, ele possui agentes de cura que permitem que o material se regenere no caso de rachaduras e infiltrações. Isso é possível graças à presença de microrganismos que reagem com a água e produzem minerais que preenchem qualquer buraco no concreto.

Já falando de dispositivos, os drones vêm sendo empregados em obras de grande porte. O objetivo é auxiliar no controle da execução dos projetos e dar mais agilidade ao processo de inspeção. Assim, é possível identificar falhas de maneira precoce para evitar prejuízos.

Outra tecnologia empregada no setor é a Realidade Aumentada (RA). Por meio da câmera do celular ou de óculos especiais, ela permite sobrepor informações e recursos visuais à imagem real. Dessa forma, ela pode ser empregada na identificação de defeitos, na manutenção de obras e até mesmo para fazer simulações do projeto finalizado para clientes.

Alguns planejamentos BIM (Modelos de Informações de Construção) utilizam a Realidade Aumentada para geração e gestão de representações digitais das características físicas e funcionais de construções.

A parte de sistemas e analytics também passa por um importante avanço, e o Big Data talvez seja o principal exemplo. Essa tecnologia permite às empresas coletarem, organizarem e extraírem conhecimento de grandes volumes de dados, que podem ser coletados de diferentes fontes (internas e externas).

Dessa forma, além de possibilitar um controle mais preciso das inúmeras variáveis que envolvem o planejamento e a execução de um projeto, o Big Data também colabora para a gestão financeira e para a análise do mercado. Entre outros benefícios, ele ajuda a diminuir desperdícios no canteiro de obras e identificar tendências e oportunidades de mercado.

De mãos dadas como Big Data temos a Inteligência Artificial (IA) e suas vertentes, como o Machine Learning. Com ela, os computadores conseguem analisar cenários, fornecer insights e até mesmo tomar decisões de maneira autônoma. Além disso, a IA potencializa a capacidade de coleta e análise de dados.

Como último exemplo do uso da tecnologia na construção civil, temos os sistemas em nuvem. Eles propiciam às empresas o acesso a informações e dados em tempo real, de qualquer lugar. E isso aumenta as possibilidades de colaboração e compartilhamento de informações, trazendo mais agilidade e segurança à tomada de decisão.

Vantagens de utilizar a tecnologia na construção civil

A aplicação da tecnologia na construção civil, assim como em outras áreas, não deve se dar sem planejamento e sem ter em mente o que se pretende alcançar com o uso de cada ferramenta ou sistema.

É importante ressaltar o papel dessas inovações tanto do ponto de vista interno da empresa, por meio da otimização operacional, quanto externo, nos impactos positivos na sua competitividade e imagem. Diante disso, destacamos três benefícios que a tecnologia pode trazer ao setor:

Aumento da produtividade

Como vimos, o uso de ferramentas e sistemas possibilita uma maior eficiência em diversos processos da empresa, sejam eles administrativos ou relacionados à execução da obra, e essa eficiência reflete-se no aumento da produtividade.

Peguemos o exemplo do Big Data: essa tecnologia consegue lidar com quantidades enormes de dados em questão de segundos. Isso é fundamental para, por exemplo, ter KPIs precisos e sempre atualizados em mãos, facilitando a identificação de eventuais problemas. Isso agiliza o trabalho dos funcionários de diferentes áreas, permitindo que eles concentrem seu tempo e seus esforços em tarefas mais estratégicas.

Previsibilidade de projetos

Ferramentas como Inteligência Artificial e, novamente, o Big Data trazem mais previsibilidade para os projetos, sobretudo no que se refere ao orçamento. Com a possibilidade de controlar cada métrica e cada movimentação em tempo real, torna-se mais fácil realizar ajustes e estimar gastos, prazos etc.

Essa previsibilidade dá mais segurança à empresa e permite, entre outras coisas, alocar recursos de forma mais inteligente e direcionar investimentos.

Melhorar a gestão

O uso de sistemas especializados traz uma série de benefícios à gestão da empresa. Ferramentas como o Hinc ajudam a monitorar indicadores, elaborar planos de ação e organizar as atividades de forma centralizada e de fácil visualização.

Incorporando recursos como dashboards customizáveis e aplicando metodologias ágeis, o Hinc é uma plataforma de análise de dados que ajuda construtoras e incorporadoras a criarem estratégias assertivas para seus negócios através de análises e tomadas de decisões data-driven.

Apoiamos empresas da indústria da construção a integrar, controlar e visualizar dados estratégicos para a gestão dos negócios. 

Nossa plataforma recebe dados direto do Sienge e, a partir das necessidades da sua empresa + a inteligência de dados do Hinc, você tem acesso a BIs e Dashboards interativos em um clique. 

Indispensável para as áreas de controladoria, suprimentos, financeiro, fiscal, vendas, marketing e outras. Saiba como o Hinc pode ajudar a sua empresa a conquistar melhores resultados. Fale com um especialista!