Automação de tarefas: como aumentar a produtividade em construtoras e incorporadoras?


Automação de tarefas: como aumentar a produtividade em construtoras e incorporadoras?

A inovação e as novas tecnologias, aos poucos, vão sendo incorporadas às rotinas da construção civil. Novos recursos trazem novas funcionalidades, que proporcionam ganhos para todas as áreas das empresas: das atividades de gestão ao canteiro de obras.

A automação de tarefas é um exemplo da transformação digital no setor. Ela traz muito mais precisão e agilidade às atividades da empresa, impulsionando a produtividade e eficiência.

E isso reflete benefícios em diferentes frentes. Da redução de gastos operacionais à identificação e aproveitamento de oportunidades de negócio, passando pela otimização de recursos (humanos, materiais e tecnológicos) na execução dos projetos.

A seguir, vamos entender melhor os benefícios e aplicações da automação de tarefas na construção civil. Acompanhe!

O que é automação de tarefas para construtoras e incorporadoras?

A automação de tarefas na construção civil pode envolver diferentes atividades da empresa. Seja qual for, o objetivo é sempre o mesmo: simplificar, padronizar e agilizar processos, auxiliando a gestão – seja no canteiro de obras ou na parte administrativa.

Nesse sentido, a tecnologia tem quebrado barreiras importantes no setor da construção, que é notadamente resistente a inovações e, ao mesmo tempo, sofre de dores recorrentes, como desperdícios de materiais, atrasos e estouro no orçamento.

A automação de tarefas preenche algumas dessas lacunas, ajudando no controle de gastos e prazos, na garantia dos padrões de qualidade e segurança, e no aumento da produtividade.

Mas, como destacamos, não se trata apenas de trazer mais eficiência para execução de projetos. As atividades de gestão também podem se beneficiar da automação de tarefas.

Um exemplo é seu uso no gerenciamento das ações previstas no planejamento estratégico da empresa. Outra aplicação comum se dá no controle financeiro, automatizando o fluxo de caixa e o registro de entradas e saídas.

Baixe agora: Cultura de performance: saiba como criá-la, implementá-la e geri-la!

Benefícios da automação de tarefas para a construção civil

Em um setor tão competitivo, a automação de tarefas pode ser o diferencial que a empresa buscava para potencializar seu desempenho, se destacar da concorrência e, assim, obter melhores resultados.

Dentre os possíveis ganhos que ela pode oferecer para construtoras e incorporadoras, destacamos:

Aumento da produtividade

A automatização de tarefas – administrativas ou operacionais – proporciona um aumento da produtividade. Isso porque, como comentamos, ocorre um ganho na agilidade e na eficiência nos processos e rotinas.

Otimização de recursos

Outro benefício da automação de tarefas na construção civil é o melhor controle sobre os recursos da empresa, sobretudo materiais. Isso facilita o acompanhamento das despesas e evita desperdícios. Além disso, ajuda a aprimorar o processo de compra para projetos futuros.

A gestão de recursos humanos também sai ganhando. Com auxílio da tecnologia, a empresa consegue controlar a mão de obra contratada e obter insights importantes para a gestão do pessoal e para aumento da eficiência das equipes.

Na construção civil, o tempo também é um recurso fundamental. A automação de tarefas permite reduzir o tempo para a conclusão de muitas atividades, inclusive administrativas. É o caso, por exemplo, da geração de relatórios detalhados, o que, nas mãos de um colaborador, demoraria mais tempo e teria mais chances de apresentar erros.

Redução do risco de erros

Geralmente, as tarefas que são automatizadas são aquelas meramente operacionais e repetitivas. Por mais simples que sejam, elas podem ser exaustivas quando administradas por uma pessoa. E isso aumenta o risco de erros, como o registro incorreto de dados ou a perda de informações.

Além de mais agilidade e segurança, a automação desse tipo de tarefa também traz mais segurança para a empresa. E quando os erros são eliminados, os resultados são potencializados.

Leia mais: Como reduzir riscos na construção civil em 2023

Quais as aplicações da automação de tarefas na construção civil?

A automação de tarefas não exige a adoção de tecnologias disruptivas de última geração. Ferramentas especializadas, como softwares de gestão, já proporcionam às empresas ganhos em termos de agilidade, segurança e assertividade dos dados.

Com esses sistemas, é possível integrar diferentes áreas e centralizar os dados em um único ambiente. Isso facilita, por exemplo, a geração de relatórios e o acompanhamento dos indicadores de desempenho e das atividades de cada equipe. A comunicação e o compartilhamento de informações também é facilitada.

A gestão financeira também pode ser automatizada por meio da tecnologia. Ela ajuda a aumentar a confiabilidade dos registros e reduz a margem de erros, pois não precisam ser preenchidos manualmente. Além disso, mantém as informações sempre atualizadas e em tempo real.

Importante dizer que existem alguns desafios que a empresa pode enfrentar na hora de implementar a automação de tarefas. Para evitá-los, é necessário ter processos bem-estabelecidos e uma comunicação transparente com o time para garantir que todos estejam alinhados.

Baixe nosso manual prático de organização de projetos e veja como organizar seus projetos e estabelecer uma gestão profissional na sua construtora ou incorporadora!