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Desempenho, Performance

Análise de negócios: o que é preciso para construir uma gestão de performance e desempenho?

09.02.2022
análise de negócios

A análise de negócios é o primeiro passo para a implementação de uma cultura voltada para a máxima performance, tanto da equipe quanto dos processos.

Isso porque, o sucesso de uma empresa depende do seu desempenho. No entanto, o grande desafio é que, quando falamos em desempenho, estamos nos referindo a algo que depende de inúmeras variáveis. Variáveis, essas, que devem ser analisadas e acompanhadas.

Neste post, veja o que é gestão de performance e desempenho, o que é preciso para uma análise de negócios eficiente e quais são os benefícios desse modelo de gestão. Acompanhe!

O que é Gestão de Performance e Desempenho?

Gestão de performance e desempenho é um conjunto de medidas que visa alinhar os recursos disponíveis às pessoas e suas capacidades, para que a organização atinja os melhores resultados possíveis.

Baseada em indicadores-chave de desempenho (KPIs), essa metodologia abrange o gerenciamento, desenvolvimento e aprimoramento de competências e habilidades, priorizando a eficiência nos processos e o atingimento de metas. 

A partir dessas mesmas métricas, é possível fazer uma análise mais eficiente do negócio e monitorar sua performance.

O objetivo da gestão de performance e desempenho é, portanto, maximizar a produtividade para alcançar os objetivos empresariais, promovendo o aprendizado constante e implementando melhorias.

Como resultado, a metodologia facilita a identificação de erros e gargalos, otimizando a tomada de decisões. Tudo isso ajuda a fortalecer uma cultura de alto desempenho na empresa e a manter os colaboradores motivados – e, como consequência, mais produtivos.

Quer saber mais? Confira o Checklist Gestão do Plano de Ação: 8 passos para garantir resultados

O que é preciso para uma análise de negócios eficiente?

Para uma análise de negócios eficiente, existem três fatores que devem ser analisados. São eles:

Análise crítica da estratégia

Uma vez que o planejamento estratégico da organização foi finalizado, é preciso definir uma rotina para a execução dessa estratégia – geralmente, isso é feito trimestralmente.

A cada ciclo, deve-se realizar uma análise profunda dos resultados com base nos KPIs estratégicos e também nos planos de ação de cada projeto. 

O objetivo dessa avaliação é averiguar se as ações executadas estão, de fato, viabilizando o alcance das metas da empresa e, sempre que necessário, realizar os ajustes para corrigir o rumo e proporcionar a melhoria dos processos da empresa.

Análise crítica dos processos

Assim como a estratégia, os processos da organização devem passar por uma avaliação periódica. 

Nesse caso, essa análise pode ser realizada em ciclos anuais. Nela, devem ser mapeados os processos mais críticos do período, buscando identificar oportunidades de melhoria e revisar as regras do negócio.

O fato de ser anual, no entanto, não exclui o fato de que essa análise permeia as ações da empresa ao longo de todo o ano. Isso porque é imprescindível realizar reuniões periódicas para acompanhar a execução dos projetos e se as melhorias planejadas estão sendo corretamente implementadas.

Ainda mais importante, é preciso verificar se as mudanças estão, de fato, gerando processos melhores, tanto qualitativamente quanto quantitativamente. Isso deve ser avaliado a partir dos indicadores de desempenho definidos.

Análise crítica da equipe

Quando falamos em análise de negócios, a equipe é outro elemento fundamental e que também deve ser avaliada constantemente.

É preciso ter em mente que uma empresa é formada por diferentes equipes com diferentes colaboradores, cada qual com suas competências, habilidades e responsabilidades. Todos, sem exceção, devem contribuir para o atingimento dos objetivos e para gerar informações importantes para que a análise possa ser feita.

Assim, periodicamente, é preciso que os gestores analisem as equipes e seus colaboradores. A ideia não é buscar culpados por eventuais erros e atrasos, mas orientar e buscar formas para evitar sua repetição, ajustando o que pode comprometer o projeto.

Quais são os benefícios desse modelo de gestão?

A grande vantagem dessa metodologia é melhorar a tomada de decisões. Isso porque esse modelo de gestão permite gerenciar melhor os dados sobre o desempenho dos colaboradores e sobre os processos da empresa.

De fato, a gestão de performance e desempenho consegue potencializar os resultados do negócio ao colocar os colaboradores como foco das melhorias implementadas. 

E isso é fundamental para mantê-los engajados e motivados. Quanto mais pessoas motivadas estiverem envolvidas nas decisões, mais elas podem contribuir para o sucesso da organização.

Com isso, os processos se tornam melhores e há um direcionamento mais eficaz das ações. Isso, por sua vez, se reflete diretamente na eficiência das operações e até mesmo na redução de custos. 

Em outras palavras, esse modelo de gestão traz melhorias para a performance da organização como um todo, individual e coletivamente.

Tudo isso torna mais fácil a definição de KPIs e dos próprios objetivos estratégicos da empresa, o que faz com que a análise do negócio possa ser realizada de maneira muito mais assertiva, resolvendo problemas internos com mais facilidade e possibilitando a realização de ajustes.

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