Cultura de inovação: como garantir a inovação na construção civil?


Cultura de inovação: como garantir a inovação na construção civil?

O setor da construção civil é marcado por problemas relacionados a prazos,  custos e previsibilidade nessas duas frentes. Felizmente, isso vem mudando, sobretudo por meio da tecnologia e da  inovação.

A junção de novas tecnologias a processos e rotinas mais eficientes tem proporcionado às construtoras e incorporadoras se alinharem ao mercado atual e às suas demandas. No entanto, para que isso seja possível, é necessário que as empresas tragam a inovação para o centro da sua cultura organizacional. E nem sempre isso é fácil.

A seguir, vamos entender melhor sobre a cultura da inovação na construção civil e como ela pode ser fomentada. Acompanhe!

O que é cultura de inovação na construção civil?

Quando falamos em cultura da inovação, nos referimos a comportamentos e processos que estimulam a criatividade e dão suporte para a geração de insights para, entre outras coisas, melhorar resultados, valorizar os profissionais e otimizar o uso de recursos.

Vale destacar que sempre que se pensa em um processo novo, que se usa um aplicativo novo ou até mesmo um material diferente no canteiro de obras, isso é inovação. E é importante ter em mente que inovar não se restringe a processos disruptivos e altamente tecnológicos, como acontece nas start-ups.

Toda vez que uma construtora ou incorporadora repensa uma rotina, busca formas para melhorar ou automatiza tarefas para que os profissionais se dediquem a atividades mais estratégicas e menos operacionais, ela já está inovando. E essa inovação dentro da própria empresa, se chama intraempreendedorismo.

A inovação se trata, portanto, de trazer novas formas de trabalhar que ajudem a empresa a manter-se competitiva no mercado. E para que isso ocorra de maneira sustentável (e sustentada) é que se faz necessária uma mudança na cultura organizacional.

Assim como em outros setores, a inovação na construção civil não pode ser algo imposto; ela deve estar integrada no DNA da empresa, perpassando sua missão, seus valores e sua visão. É somente assim que, ao expandir os negócios ou trazer novos colaboradores, por exemplo, que esse processo conseguirá se manter.

Assista e ouça: Como sustentar uma cultura de inovação na Construção Civil

Por que a construtora deve investir em uma cultura de inovação?

Ao estimular a criatividade e o intraempreendedorismo (a inovação interna), a cultura da inovação consegue gerar diversos benefícios para as empresas.

Isso porque, como vimos, ela não se limita à adoção de novas tecnologias, por exemplo. A inovação na construção civil está muito mais ligada à melhoria de processos e rotinas, que se tornam mais eficazes e sustentáveis.

E isso se reflete na produtividade dos times, na otimização do tempo, no uso mais inteligente de recursos, na redução de custos (sobretudo no canteiro de obras), entre outras consequências derivadas do aumento da eficiência.

O resultado é uma empresa mais sólida do ponto de vista financeiro e também mais preparada para se adaptar rapidamente às mudanças do mercado. 

No entanto, é importante ressaltar também o aspecto humano. A cultura da inovação fornece aos colaboradores uma maior clareza sobre seu papel e sua importância dentro do time. Isso impacta diretamente na sua motivação e na retenção desses talentos.

Por sua vez, essa satisfação impulsiona a busca por novas formas de fazer melhor, gerando um ciclo virtuoso de benefícios para a construtora.

Como fomentar uma cultura de inovação em empresas da construção civil?

Para superar as objeções e fazer com que a cultura da inovação seja aceita, é importante criar rotinas e adotar ferramentas para remover barreiras entre os setores e implementar as mudanças aos poucos.

Entre as principais práticas, podemos destacar:

Pessoas certas nas funções certas

O processo de inovação na construção civil começa na etapa de recrutamento de novos talentos. É fundamental que a empresa deixe claro o que espera dos profissionais, tanto em termos técnicos quanto comportamentais.

Juntamente a isso, cabe ao gestor de cada área planejar como serão os primeiros meses do novo colaborador na empresa. Isso envolve, por exemplo, fazer com que a pessoa passe pelas diferentes rotinas que possa vir a encontrar no seu trabalho.

Uma vez escolhido o profissional, é importante que se faça um onboarding. Trata-se de um período de treinamento para conhecer a empresa, seus diferentes setores, suas conquistas e suas metas.

Isso é feito para instigar a pessoa a entender as ferramentas e a forma que os setores funcionam. Além disso, quando um profissional de uma determinada área tem a oportunidade de apresentar o seu trabalho para outras pessoas, isso gera um empoderamento e, a partir do diálogo, reflexões que podem trazer insights de melhorias nas rotinas.

Com todo esse processo realizado, o próprio profissional contratado se sente mais preparado para entender se a realidade da empresa alinha-se às suas expectativas. Ademais, ele já inicia sua trajetória com um conhecimento mais aprofundado sobre suas funções, seu setor e do que a construtora busca.

Comunicação transparente entre a equipe

Outro ponto importante para incutir a mentalidade da inovação na construção civil é assegurar que haja uma comunicação clara entre as equipes. Cabe à empresa incentivar e até mesmo treinar os profissionais para interagir, oferecendo e recebendo feedbacks.

Esse treinamento pode ocorrer como um direcionamento claro e objetivo para reuniões periódicas, como se fosse um roteiro de perguntas às quais todos devem responder. A ideia é estruturar as conversas e servir como um guia para os profissionais sobre o que perguntar para que esse diálogo gere melhorias para a empresa.

Isso garante que todos estejam alinhados, considerando os objetivos do negócio e mantendo o ímpeto das equipes para trazer novas ideias e manterem-se atentas a oportunidades de otimização.

Metodologias ágeis em prática

Metodologias ágeis são recursos voltados à gestão e execução de projetos. Geralmente, elas se baseiam em ciclos iterativos e incrementais, em que o aprendizado de cada etapa se soma à posterior para gerar uma constante de melhorias.

A gestão ágil está no cerne da inovação na construção civil. Isso porque ela permite reduzir o tempo das entregas, dar mais capacidade de adaptação às equipes, aumentar a qualidade, diminuir os riscos e potencializar a comunicação e a colaboração entre as pessoas.

Como podemos perceber, as metodologias ágeis passam por muitos dos pontos que abordamos sobre a cultura da inovação e são essenciais para garantir os benefícios que citamos.

Para manterem-se competitivas no mercado, as construtoras devem sempre buscar novas formas de performar melhor e de se posicionar diante do seu público. Acesse nosso guia Cultura de performance: saiba como criá-la, implementá-la e geri-la e saiba mais sobre isso!