Os diferenciais de utilizar um dashboard de construção civil personalizado


Os diferenciais de utilizar um dashboard de construção civil personalizado

Realizar um gerenciamento de obras eficaz é uma das grandes preocupações – e também um dos grandes desafios – para as empresas da construção civil. Afinal, este setor lida com uma imensidão de dados, que devem ser devidamente analisados para evitar problemas e conflitos. E esse é o papel de um dashboard de construção civil personalizado.

Ter uma visão global do que acontece em uma obra não é simples, ainda mais em uma construtora ou incorporadora com vários empreendimentos simultâneos. Por isso, em muitos casos os gestores não têm em mãos as informações que realmente precisam para tomar decisões e agir com rapidez. Assim, é importante contar com ferramentas que permitam a análise fácil e ágil dos principais indicadores financeiros da companhia.

Neste post, veja qual é a importância dos indicadores financeiros e de um dashboard de construção civil, quais devem ser criados e analisados e quais os benefícios de contar com essa solução.  Acompanhe!

Qual a importância dos indicadores para construtoras e incorporadoras?

Um negócio não pode ser administrado a partir de suposições, achismos ou simplesmente com base na experiência dos seus profissionais. Devido à alta competitividade e volatilidade do mercado, a sobrevivência das empresas passa, em grande parte, por mitigar erros, controlar seus processos e tomar ações corretivas rapidamente.

Os indicadores são importantes recursos para a realização de análises estratégicas a partir de informações concretas e precisas sobre as obras, a empresa e o mercado em que ela está inserida.

Decisões equivocadas podem comprometer a saúde financeira das empresas e para evitar que isso aconteça, é preciso definir e acompanhar os indicadores financeiros, possibilitando assim, uma avaliação mais clara do desempenho financeiro da companhia. Sem indicadores, os gestores trabalham às cegas e as decisões acabam sendo tomadas sem embasamento concreto sobre o resultado financeiro do negócio.

A partir do monitoramento de indicadores, o gestor consegue ter uma visão mais ampla do negócio, tornando a tomada de decisões de forma mais assertiva. A longo prazo, o maior benefício se dá no planejamento, que se torna mais eficaz e com maior previsibilidade.

Quais indicadores financeiros devem ser analisados?

Cada empresa possui suas particularidades e está imersa em uma realidade diferente das demais, com seus próprios objetivos e seguindo seus próprios caminhos. 

Com isso em mente, os indicadores a serem analisados devem ser definidos com base nas metas da organização, como aumentar os lucros, controlar despesas, reduzir custos, ganhar mercado, gerenciar vendas etc.

Com os objetivos definidos, é preciso organizar as informações e disponibilizá-las de forma que todos tenham acesso e possam utilizá-las para analisar os indicadores mais importantes.

Existe uma série de informações e indicadores financeiros importantes para as empresas da construção civil. Destacamos alguns:

Fluxo de caixa

O fluxo de caixa é um indicador vital para identificar a exposição de caixa, pelo cruzamento de dados de entrada e saída de recursos da empresa, considerando projeções de vendas, receitas, custos, despesas, inadimplência, saldo de orçamento, entre outras variáveis.

Lucratividade e rentabilidade

São indicadores que demonstram o lucro da empresa frente ao valor do seu patrimônio.

ROI

O Retorno sobre Investimento permite analisar quais atividades apresentam-se mais rentáveis em relação ao valor investido e, por consequência, que estão contribuindo para o lucro da empresa.

Com base em resultados anteriores, esse indicador auxilia na definição de metas e torna mais claro o tempo necessário para que um investimento seja rentável. Por essas características, o ROI é essencial para o planejamento estratégico da companhia.

Resultado operacional

Este indicador serve para avaliar a saúde financeira da empresa, identificando se suas operações estão sendo lucrativas ou não. Com isso, ele permite averiguar se o resultado obtido realmente advém das suas operações.

VPL

O Valor Presente Líquido trata-se da quantia dos pagamentos futuros descontada das taxas de custo de capital. 

Esse indicador é utilizado para analisar a viabilidade de um investimento com base em uma série de fatores, como o fluxo de caixa e a taxa mínima de atratividade. 

Orçamento empresarial

O controle orçamentário é um processo essencial dentro de qualquer empresa. Ele deve fazer parte da rotina administrativa, pois vai auxiliar na compreensão dos negócios e seus resultados.

Isso vai fortalecer a cultura do planejamento dentro da organização e permitir tanto uma visão em tempo real do planejamento quanto a projeção do orçamento para o próximo período.

Por que contar com um dashboard de construção civil personalizado?

Como vimos, um dos maiores desafios do mercado atual é o excesso de dados com que as empresas e seus gestores devem lidar diariamente. E na construção civil isso não é diferente.

Quando não há organização, o excesso de informação acaba gerando desinformação. Assim, é preciso criar um filtro para que seja possível contar apenas com os dados que realmente interessam e que podem servir como base para uma melhor tomada de decisões. E isso é fundamental para aumentar o desempenho da empresa e a velocidade da tomada de decisão.

Mas o que fazer com todas essas informações? Dados devem ser transformados em conhecimento. Só assim eles vão ser verdadeiramente úteis para a companhia. E, para isso, uma vez coletados, eles precisam ser facilmente interpretados. E é aqui que entram os dashboards.

Esses painéis reúnem as informações, métricas e indicadores mais relevantes para o negócio, apresentando-os de maneira visualmente mais clara e compreensível.

Ao centralizar esses dados em um único ambiente, os dashboards de construção civil fornecem uma visão mais ampla das áreas analisadas, permitindo um controle mais eficiente dos negócios.

Muitos são os benefícios de se contar com um dashboard personalizado, entre eles:

  • Mais eficiência na gestão: com dados claros da empresa, a ocorrência de falhas é consideravelmente reduzida. Como todas as etapas do processo são acompanhadas com mais precisão, é possível identificar tendências e corrigir gargalos.
  • Padronização e acessibilidade: o uso de dashboards personalizados ajuda a padronizar as métricas e indicadores mais relevantes para a empresa, deixando acessíveis a todos os setores. Isso ajuda a lidar com problemas como falhas de comunicação e relatórios ineficientes.
  • Mais rapidez na tomada de decisão: muitas decisões demandam tempo e análise. No entanto, o mercado é cada vez mais dinâmico e exige ações rápidas. Com dashboards personalizados, a empresa conta com dados prontos e simples de serem compreendidos. Com isso, ela consegue reduzir o tempo para análise, o que permite que as decisões sejam tomadas em menos tempo.
  • Cultura organizacional: os painéis de informação trazem os dados para o centro das atividades da empresa. Todas as ações e decisões passam a ser baseadas nas informações coletadas e nas métricas acompanhadas. Isso consolida uma cultura data driven, ajudando a equipe a utilizar dados no dia a dia, o que aumenta sua produtividade.

Saiba como ter uma plataforma de gestão de indicadores e planos de ação alinhados à sua estratégia de negócios. Fale com nossos especialistas e conheça o Hinc.