Como realizar a integração de dados na construção civil


Como realizar a integração de dados na construção civil

A construção civil é, tradicionalmente, analógica e, em certo ponto, resistente à transformação digital. No entanto, frente à alta competitividade e o avanço em outros setores produtivos, a digitalização de construtoras e incorporadoras tornou-se uma necessidade.

Mas isso traz novos desafios, sendo o maior deles a integração de dados. A adoção de novas tecnologias e sistemas trouxe ganhos de produtividade e eficiência para as empresas do setor. Porém, nem sempre elas se comunicam, criando uma fragmentação dentro do próprio negócio.

Se dados são o insumo base para a tomada de decisões e para o planejamento estratégico no mercado atual, é fundamental que as empresas tenham uma visão completa dos seus processos e indicadores.

A integração de dados na construção civil garante um ambiente unificado dentro das próprias construtoras e incorporadoras e até mesmo entre empresas diferentes. E isso é fundamental para ganhos de tempo, dinheiro, eficiência e produtividade.

Baixe agora: Como o Hinc e o Sienge ajudaram a otimizar a gestão da Dimas Construções

Por que sua construtora ou incorporadora precisa integrar dados?

Os processos nas empresas da construção civil ainda são muito desconectados. Concepção, projeto e execução até hoje, em muitas empresas, são realizados de maneira isolada.

E isso pode trazer uma série de conflitos e incompatibilidades. Entre os mais graves, estão a falta de dados precisos e confiáveis para tomada de decisão, problemas de comunicação e, acima de tudo, desperdício de tempo e de recursos.

A popularização de tecnologias como o BIM, que integra todas as etapas e camadas de um projeto em um único modelo digital, faz com que isso se torne ainda mais evidente.

Em busca de maior produtividade e eficiência, o setor da construção civil tem que vencer velhas resistências e abraçar a digitalização. E junto com esse movimento, deve haver esforços também para a integração dos processos.

Frente a tanta competitividade e a complexidade de informações inerentes a esse ramo, o foco na integração de dados é fundamental.

O orçamento, por exemplo, não pode ser uma etapa posterior, realizada apenas após uma série de tomada de decisões sobre o projeto. Ele deve permear todos os passos da concepção de um empreendimento.

O que impede que construtoras e incorporadoras tenham mais eficiência nesse sentido, adotando processos paralelos e simultâneos, é a falta de integração das tecnologias utilizadas por elas.

Essa integração de soluções – que, por sua vez, integra os dados das diferentes fontes e frentes do projeto – levam à tomada de decisão mais embasada ao longo desse caminho. Portanto, cabe às empresas da construção civil entenderem que a tecnologia deve servir ao processo decisório.

Se antes projeto, orçamento e planejamento eram feitos isoladamente e de forma estática, hoje, essas organizações precisam criar maturidade de processos para promover, de fato, a integração de dados e tecnologias.

Aqui, entra uma palavra-chave na realidade da construção civil: complexidade. Por meio da implementação de tecnologias integradas, muitas empresas conseguem reduzir a complexidade das suas rotinas e tornar a tomada de decisão mais ágil e totalmente orientada por dados.

Uma questão que deve ser abordada, porém, é que a necessidade de integração de dados e soluções não significa que tudo deve ser centralizado em apenas uma ferramenta. Pelo contrário.

Tecnologias que resolvem dores isoladas – das mais simples que ajudam a reduzir o uso do papel das rotinas da empresa às ferramentas de monitoramento – devem ser incluídas na rotina de construtoras e incorporadoras. No entanto, para que se tenha uma gestão de alta performance, é fundamental contar com soluções que ajudem a integrar todas as pontas.

O que acontece é que muitas organizações focam seus investimentos em tecnologias voltadas para o canteiro de obras. Como comentamos, neste novo cenário, torna-se imperativo investir em soluções para as etapas de planejamento e projeto.

Como fazer a integração de dados na construção civil?

A integração de dados na construção civil só é possível a partir do momento em que as empresas tenham um sistema de gestão centralizado, como um ERP, CRM ou até mesmo planilhas.

Novamente, em um mercado em que maior produtividade e eficiência devem estar sempre no horizonte, não é mais concebível operar “às cegas”. Construtoras e incorporadoras precisam de um banco de dados para entender seus processos e sua situação atual: gastos, prazos, onde estão, para onde estão indo etc.

É a partir de um mecanismo de controle e integração de dados, que ajuda a criar referências robustas, que as empresas conseguem entender seus gargalos.

Ter um sistema que unifique a gestão de orçamento, projeto e planejamento traz mais clareza sobre a visão de futuro dessas organizações e onde devem concentrar seus esforços para terem melhores resultados.

Para que tudo isso seja possível, é preciso escolher uma ferramenta de inteligência de dados que possa ser conectada aos sistemas que a empresa usa.

Essa conexão entre soluções é feita via Interfaces de Programação de Aplicações (APIs). Elas são conjuntos de padrões que permitem a comunicação entre plataformas diferentes, fazendo com que elas “falem a mesma língua”. Isso possibilita, por exemplo, conectar os números de um ERP em outras plataformas para fazer análise de dados.

Durante esse processo, as empresas devem melhorar a qualidade das informações à sua disposição a partir do enriquecimento de dados.

Trata-se do aprimoramento de informações com base em dados coletados previamente ou vindos de terceiros. Isso ajuda a garantir que o banco de dados esteja sempre atualizado e proporcione decisões mais embasadas.

Baixe agora: Como aplicar a inteligência de dados na construção civil: passo a passo

Como o Hinc facilita a integração e análise de dados?

O Hinc é uma solução de referência em inteligência de construção que coleta e combina dados de sistemas que as equipes já usam. Isso faz com que a implementação seja mais rápida e simples.

A ferramenta coleta dados do planejamento das obras, desempenho de custos e vendas, margens e resultados e agrega todos em um único lugar para facilitar a análise de tendências e oportunidades.

Com isso, ela fornece insights que possibilitam aos gestores chegarem à raiz dos seus dados, explorando os menores detalhes que compõem cada indicador. Assim, eles podem compreender mais profundamente o que impacta na correlação entre as métricas à sua disposição.

Ao conectar a cadeia completa de soluções para a indústria da construção civil, o Hinc permite às empresas do setor avaliarem, por exemplo, o retorno dos projetos, gastos acima do orçamento e disponibilidade de caixa a longo prazo.

As integrações podem ser feitas com as seguintes ferramentas:

Hinc + Sienge

No Hinc, os usuários conseguem visualizar os indicadores em dashboards, inclusive um ranking dos diferentes projetos realizados ou em andamento.

A integração com o Sienge acontece por meio de API e traz mais de 150 funcionalidades, embarcando todos os indicadores captados pela plataforma. Ela possibilita uma análise profunda de indicadores fundamentais para a construção civil, a exemplo do IDP (prazo), IDC (custo) e Saving. 

Alguns insights que essa integração proporciona:

  • Previsões de entradas e saídas, com a possibilidade de realizar projeções e relacionar diferentes indicadores.
  • Desempenho de sucesso, a partir da comparação entre o que foi planejado com o realizado (cronograma físico-financeiro, VGV etc.).
  • Vendas, permitindo o controle dos empreendimentos mês a mês e o acompanhamento dos indicadores comerciais sempre atualizados.

Dessa forma, o Hinc auxilia os gestores a atenuar essas dores relacionadas ao fluxo de caixa e à previsibilidade de entradas e saídas – a curto, médio e longo prazos. O que leva a uma tomada de decisão melhorada e mais embasada, evitando surpresas e equívocos ao longo da obra.

Hinc + ERP UAU

A interação entre o Hinc e o EPR UAU acontece nos mesmos moldes da ligação com o Sienge via API Bulk Data.

Hinc + CV

O Construtor de Vendas (CV) é outra possibilidade de integração do Hinc. O painel da ferramenta pode ser acessado em uma só tela, permitindo que os indicadores sejam vinculados a planos de ação, alinhado às equipes e suas vendas.

Hinc + planilha ou banco de dados próprio

Muitas empresas possuem um sistema para registro de todos indicadores em planilhas (Excel ou Google Sheets, inclusive com metodologias mais complexas, com modelagem matemática e outros recursos.

No caso – e também vale para banco de dados internos – o Hinc centraliza esses dados em seu dashboard, criando um data studio com as informações que a construtora ou incorporadora já tinham à sua disposição. Novamente, ao apresentar os dados de forma visual, o Hinc facilita a análise dos indicadores (oportunidades, gargalos, anomalias etc.).

Transforme sua gestão reduzindo em até 20 vezes o tempo de fechamento e consolidação dos números da sua empresa com recursos colaborativos. Conheça o Hinc, agende uma demonstração e veja como ter um software de dashboards integrado e alinhado à estratégia de negócios da sua construtora ou incorporadora.