Integração de sistemas na construção civil: os benefícios do Hinc + Sienge + CV


Integração de sistemas na construção civil: os benefícios do Hinc + Sienge + CV

A tecnologia é imprescindível para que construtoras e incorporadoras possam gerenciar todo o fluxo de informações internas e externas, de processos, projetos, obras e vendas. Mas a pergunta é: como conectar esses dados e gerar indicadores para ter mais confiabilidade na tomada de decisão? A integração de sistemas é a solução.

Neste post, vamos ver mais detalhes sobre a integração de softwares na construção civil e os detalhes da interoperabilidade do Hinc com duas das principais ferramentas para o setor, o Sienge e o Construtor de Vendas: CV para proporcionar uma experiência mais completa aos gestores. Acompanhe!

O que é integração de sistemas?

Os dados estão no centro das estratégias das grandes empresas. A partir deles, fica mais fácil embasar decisões e estratégias, uma vez que essas informações refletem, com precisão e de maneira atualizada, a realidade da empresa e do mercado em que ela está inserida.

A grande questão é que diferentes dados exigem diferentes soluções. Com isso, muitas empresas acabam adotando sistemas isolados para suas áreas de operação, o que, a médio e longo prazo, mostra-se inviável, além de aumentar os riscos de erros e falhas.

A integração de sistemas busca justamente criar um fluxo de trabalho centralizado por meio da comunicação entre as diferentes soluções utilizadas pela empresa. Assim, ao inserir uma informação em um software, ela é automaticamente compartilhada com as outras ferramentas.

É justamente assim que acontece a integração de softwares do Hinc, do Sienge e do CV.

Quais os benefícios da integração de sistemas?

A possibilidade de integrar diferentes soluções é fundamental para otimizar os processos da empresa. Alguns benefícios são:

Mais agilidade

A integração proporciona uma redução no retrabalho, eliminando a necessidade de se inserir diversas vezes a mesma informação e, como consequência, o risco de contar com dados duplicados.

Mais segurança e confiabilidade

Com sistemas integrados, é possível ir direto à fonte dos dados, o que torna as informações repassadas para quem vai tomar decisões muito mais confiáveis. O resultado é uma redução na ocorrência de erros e uma maior facilidade na tomada de decisão.

Mais competitividade

Os fluxos de dados mais dinâmicos refletem na rotina dos colaboradores, que podem realizar suas atividades de forma mais ágil e com a segurança de contar com dados sempre confiáveis. Isso reduz o tempo de resposta às demandas dos clientes e para a correção de possíveis falhas.

Mais economia

Em qualquer empresa, o ganho de produtividade acarreta na redução dos custos operacionais. Afinal, ocorre uma redução da incidência de erros, o que, em muitos casos, pode possibilitar a redução das equipes sem que haja prejuízos aos resultados.

Mais integração

A integração de sistemas não possibilita apenas uma comunicação fluida entre os softwares utilizados pela empresa. O fluxo de informações entre os setores também é otimizado, reduzindo-se atritos e aumentando a confiabilidade dos dados compartilhados.

Acesse também o infográfico Indicadores de performance: descubra os + usados por construtoras de sucesso

A integração Hinc + Sienge + CV

O Hinc possui integração com os principais softwares do mercado da construção civil, como o Sienge Plataforma e CV (Construtor de Vendas). A solução se comunica com esses diferentes sistemas em um só lugar.

Na plataforma de dashboards do Hinc, a empresa pode visualizar gráficos e indicadores interativos de forma rápida, segura e simples. 

O painel do CV pode ser acessado em uma só tela. Assim, os indicadores podem ser vinculados a planos de ação, alinhado às equipes e suas vendas.

Já com o Sienge, são mais de 150 funcionalidades para personalizar checklists, e é possível monitorar indicadores em dashboards customizáveis, elaborar e acompanhar planos de ação, visualizar o avanço das etapas através do gráfico Gantt e efetuar o gerenciamento de projetos.

Tudo isso possibilita um aumento da produtividade com a automatização de processos e o torna a informação acessível de todos os lugares. Além disso, traz maior precisão e agilidade na tomada de decisão e permite um maior controle das vendas dos empreendimentos.

Por fim, vale citar que um dos grandes diferenciais do Hinc é a implantação facilitada e segura, viabilizada pelo conhecimento do negócio, do Sienge, do CV e também dos principais indicadores a serem medidos em construtoras e incorporadoras.

API com Sienge e CV

O extrator de dados via API do Hinc garante informações sempre fiéis ao dia a dia do negócio em tempo real, com atualização automática dos dados vindos do Sienge e do CV.

Veja alguns exemplos de dashboards e indicadores permitidos por essa integração de softwares:

  • Previsões de Entrada – a solução calcula e distribui de forma automática a projeção de parcelas de novas vendas. Utilizando a API de tabela de preços e a de unidades em estoque, o software calcula, a partir de uma velocidade de vendas, o valor projetado de entradas período a período. 
  • Previsões de Saídas – realiza o cálculo e a distribuição automática da projeção de saídas que ainda não estão realizadas no ERP. Para isso, utiliza as APIs de planejamento, orçamento, acompanhamento, contas pagas e a pagar para calcular e distribuir no tempo as projeções de saídas dos empreendimentos.
  • Desempenho de Sucesso – compara o que foi planejado com o realizado (cronograma físico-financeiro da obra, VGV disponível, etc).
  • Vendas – mostra o ranking de quem mais vende (imobiliária e corretor) e permite o controle das vendas dos empreendimentos mês a mês, com acompanhamento dos indicadores comerciais em tempo real.

Veja mais em Hinc: software de indicadores com painel de BI exclusivo para sua construtora ou incorporadora

Como o Hinc auxilia as empresas?

Muitas empresas do mercado já se beneficiam da integração entre Hinc e outras plataformas. Para Danielle Santos, Coordenadora Financeira da Dimas Construções, a ferramenta proporcionou um maior controle das informações financeiras da construtora e mais confiabilidade nas informações.

Antes do Hinc, segundo Danielle, todo o controle era realizado por meio de relatório extraídos do sistema de gestão e quando era preciso mais detalhes sobre algum lançamento, era necessário visualizar um relatório diferente. Hoje, tudo é feito em uma única tela.

“Entendemos que é a tecnologia que impulsiona nossa marca no mercado. Por isso, estamos sempre buscando ferramentas para acompanhar o nosso ritmo de crescimento. E foi assim com o Hinc”, destaca a Coordenadora Financeira.

A plataforma é usada como painel para acompanhamento gerencial do setor financeiro, permitindo visualizar o fluxo de caixa de curto a longo prazo, acompanhar o andamento da inadimplência e de todos os lançamentos que ficaram em atraso. 

“Isso de forma integrada com o Sienge, que é nosso principal software de controle”, explica Danielle. Vale destacar que o Hinc é o único software de inteligência de dados homologado pelo Sienge.

A gestora também reforça a importância de contar com uma ferramenta de BI (Business Intelligence) na rotina da empresa, não apenas para otimizar o tempo da operação, mas para oferecer mais segurança às informações prestadas a quem toma as decisões no dia a dia.

“Com o Hinc, conseguimos ter um layout simples, de fácil entendimento e adequado à nossa metodologia de trabalho”, afirma Danielle Santos.

Assista o depoimento completo:

Transforme sua gestão reduzindo em até 20 vezes o tempo de fechamento e consolidação dos números da sua empresa com recursos colaborativos. Veja como ter um software de dashboards integrado e alinhado à estratégia de negócios da sua construtora ou incorporadora. 

Fale com nossos especialistas e conheça o Hinc