Na construção civil, a gestão de pessoas é um elemento estratégico para aumentar a produtividade e gerar melhores resultados.
O bom gerenciamento dos recursos humanos à disposição de construtoras e incorporadoras ajuda a criar times mais eficazes e a reduzir a rotatividade de talentos. E isso impacta diretamente na lucratividade do negócio, pois se reflete nos prazos e custos dos projetos.
Porém, chegar a este ponto não é uma tarefa fácil. Existem muitos desafios da gestão de pessoas na construção civil na sua busca por engajar, direcionar e capacitar os profissionais da empresa em fluxos de trabalho otimizados. E é papel da liderança garantir que isso aconteça.
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Os desafios da gestão de pessoas na construção civil
Em qualquer setor – e isso vale para a construção civil – a comunicação é um dos pontos centrais na gestão de pessoas.
Por um lado, ela é o principal problema que os líderes podem enfrentar. Isso porque, quando há ruídos, torna-se mais difícil manter a equipe coesa e alinhada em torno dos objetivos propostos. Por outro, ela é a chave para o sucesso no gerenciamento dos times e para garantir sua produtividade.
Além do mais, uma comunicação eficiente e transparente ajuda a prevenir erros, reduzir a necessidade de retrabalhos, diminuir conflitos e promover um ambiente de trabalho que potencialize as virtudes do time.
A retenção de talentos é outra das dores mais latentes quando falamos sobre gestão de pessoas na construção civil. Geralmente, essa rotatividade acontece pela falta de garantia de novas demandas: quando um projeto acaba, nem sempre há outro no horizonte. Ou seja, a cada obra, um novo ciclo se inicia.
Isso às vezes também gera dificuldade para atrair mão de obra qualificada. Em muitos casos, construtoras e incorporadoras têm que recorrer à terceirização, e isso pode trazer uma série de outros desafios.
A falta de conhecimento e alinhamento com a cultura organizacional e as rotinas da empresa são um exemplo. E deles podem derivar problemas em função da falta de engajamento e sentimento de pertencimento das equipes, o que pode resultar em atrasos e perdas de qualidade.
Em um nível mais estratégico, essas questões também aumentam a dificuldade de implementar uma cultura de inovação e resultados. Afinal, como consolidar um novo mindset quando os times se mantêm em constante rotação?
Uma cultura orientada a resultados depende, entre outras coisas, de processos bem estabelecidos e apreendidos pelos profissionais. Isso demanda tempo de casa, inclusive com treinamentos específicos da empresa.
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O papel da boa liderança para resolver os desafios da gestão de pessoas
As lideranças têm um papel fundamental na superação dos desafios que envolvem a gestão de pessoas. São os líderes que estão em contato direto com o time no dia a dia e que podem encontrar formas de reter talentos, engajar a equipe e desenvolver as habilidades dos profissionais.
Nesse sentido, existem quatro ações fundamentais para que a liderança consiga lidar com os desafios da gestão de pessoas na construção civil. São eles:
Criar um ambiente de comunicação aberta
Como vimos, a clareza e transparência são aspectos-chave para melhorar a comunicação com a equipe e extrair o máximo potencial de cada profissional. Além disso, melhorar a interação é uma forma de promover um bom ambiente de trabalho.
A boa comunicação envolve práticas como a escuta ativa e a cultura do feedback. Isto é, uma liderança que estimule a participação das pessoas e abra espaço para o diálogo e troca de ideias.
Estabelecer metas claras
A clareza também deve estar presente no estabelecimento dos objetivos estratégicos da empresa. Este é o primeiro passo para uma gestão de pessoas eficiente.
O líder precisa garantir que as metas sejam compreendidas por todos e que haja um alinhamento dos profissionais para alcançá-las, com um plano de ação bem definido. Mais do que isso, as metas precisam ser realistas. Caso contrário, elas irão desmotivar a equipe.
E quando falamos em metas, é preciso também falar da definição dos indicadores de performance que serão utilizados para medir o avanço das equipes em direção a elas. Eles não apenas vão ajudar nesse acompanhamento, mas também ajudar a quantificar e avaliar o desempenho de cada liderado.
Disponibilizar as informações para todos
Também ligado à questão comunicacional, o compartilhamento de informações entre todos os envolvidos no projeto é fundamental para a gestão de pessoas e para alcançar os objetivos propostos.
Centralizar as informações garante o acesso facilitado a todos e a evitar entraves que possam atrasar ou atrapalhar os processos em andamento. Quando os profissionais não encontram o que precisam, isso pode afetar sua motivação.
Investir na capacitação do time
Uma das formas de reduzir a rotatividade de pessoas e reter os talentos na empresa é investir na sua capacitação. Ao focar no desenvolvimento e aperfeiçoamento das habilidades dos profissionais, o líder faz com que eles se sintam valorizados e em constante evolução, o que é fundamental para mantê-los motivados e engajados.
Palestras, workshops, custos, entre outros, podem ser utilizados não apenas para aprofundar os conhecimentos técnicos, mas também para reforçar a cultura organizacional.
Como vimos, bons líderes influenciam positivamente os resultados da empresa, engajando e motivando seus times na busca das metas traçadas e de melhores resultados. No entanto, cada contexto exige um tipo de gestão. Pensando nisso, prepararmos o infográfico Tipos de liderança na construção civil para ajudar você a entender os diferentes perfis de líderes e como desenvolver as habilidades necessárias para liderar equipes. Baixe agora!