Como fazer gestão de pessoas na construção civil


Como fazer gestão de pessoas na construção civil

Assim como em outros setores produtivos, a gestão de pessoas na construção civil é de extrema importância para criar um ambiente capaz de extrair o melhor de cada profissional e de cada equipe.

O objetivo é gerar valor a partir dos recursos humanos, de modo a impulsionar uma cultura de alta performance que proporciona melhores resultados, tanto em um nível individual e de time quanto, claro, para a empresa.

A seguir, vamos entender melhor sobre os impactos da boa gestão de pessoas na construção civil e como ter um time de alta performance. Acompanhe!

A importância da gestão de pessoas na construção civil

A gestão de pessoas na construção civil é mais do que uma medida necessária para a organização do processo produtivo; ela impacta diretamente na performance dos times e na qualidade dos resultados.

E isso traz benefícios importantes para a empresa. Um deles é o ganho de produtividade. A gestão de pessoas na construção civil valoriza os profissionais e os ajudam a executar suas atividades conforme o esperado, promovendo uma melhor distribuição de tarefas de acordo com as capacidades de cada time.

Essa valorização gera um ciclo virtuoso, em que os colaboradores sentem-se mais satisfeitos no trabalho, com um horizonte mais claro e, assim, performam melhor.

E os reflexos positivos se estendem, pois o aumento da produtividade e o desempenho impactam diretamente na capacidade dos times em seguir o cronograma estabelecido. Entre outras coisas, isso evita atrasos que poderiam gerar aumento de custos e outras perdas.

Falando especificamente do canteiro de obras, a gestão de pessoas na construção civil ainda traz melhorias na segurança, uma vez que otimiza todos os processos envolvidos, desde a contratação de pessoal à capacitação e treinamento dos funcionários.

E também há uma otimização no uso de recursos. Isso porque a gestão de pessoas não prega apenas a delegação adequada de tarefas, como também o monitoramento de atividades. Assim, é possível realizar um controle mais preciso sobre todas as etapas produtivas.

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gestão de alta performance

5 ações para ter um time de alta performance na construção civil

Alta performance significa atingir resultados. No entanto, não se trata apenas de resultados que importam para a empresa – esses são fundamentais em qualquer contexto -, mas também para as pessoas (colaboradores, gestores etc.).

É necessário que as metas da empresa estejam claras para todos – inclusive para a própria organização. Para que isso seja possível, a alta performance precisa ir além de metas e resultados; ela precisa ter um significado.

As pessoas da empresa precisam se importar com isso, é algo que precisa se conectar com elas. E isso deve envolver todas as pessoas, de todos os níveis, incluindo recursos e estratégias. Caso contrário, não será possível entregar os resultados esperados com a performance esperada.

Desenvolva as liderança

A liderança de alta performance tem a ver com consciência, presença e centramento. São essas características que vão permitir à pessoa desenvolver uma liderança que se conecte com o que realmente importa, com algo que traga um motivo para o time.

Analise os comportamentos

Os resultados não devem ser entregues mecanicamente. Eles dependem da conexão e da performance de cada um. Para atingi-los, é preciso analisar os comportamentos que levaram a isso.

Quando falamos de liderança de alta performance, a conexão entre resultado e comportamento é fundamental. É isso que vai permitir despertar a vontade e o compromisso das pessoas para chegar em resultados significativos.

Confie no seu time

Há estudos que confirmam que os times que performam melhor são aqueles em que a confiança é mais alta. Ou seja, se a empresa quer alcançar melhores resultados, é preciso confiar no time.

Para entender melhor do que se trata essa confiança, podemos abordá-la por três aspectos:

  • Capacidade de entrega: algo não pode ser delegado a alguém se não temos a confiança de que essa pessoa tem a capacidade técnica para entregar o que dela se espera. O que acontece em muitas empresas é que muitas pessoas e/ou times assumem tarefas importantes, mas não possuem a competência para entregar. Isso gera atrasos, perdas e prejudica a confiança.
  • Compromisso: tem muito a ver com a gestão dos compromissos que assumimos no dia a dia. É preciso que, além da capacidade de entrega, tenha-se competência/disponibilidade para cumprir o que foi combinado, ou seja, atender a confiança que foi depositada.
  • Intenção: relaciona-se com integridade, moral e verdade. Por isso mesmo, é muito difícil de mensurar. Neste caso, é preciso observar e analisar as ações. 

Estimule a comunicação

A comunicação é um aspecto essencial para gerar confiança, que é o que vai permitir que a alta performance floresça e os resultados apareçam. Para isso, deve-se estimular a conversa e o diálogo, valorizando a transparência em relação às demandas e expectativas e buscando sempre gerar empatia e conexões em nível emocional.

Esse estímulo passa também por fazer e permitir que sejam feitas perguntas. Dúvidas não resolvidas levam a problemas, como atrasos, falhas e desperdícios de recursos.

Acompanhe os resultados

A gestão de pessoas na construção civil deve envolver o acompanhamento constante de resultados. E isso pode ser feito em nível individual, analisando o desempenho de cada colaborador, ou da equipe como um todo a partir de indicadores de performance.

Seja como for, o objetivo é identificar pontos de melhoria e quais aspectos são positivos e podem ser replicados/reforçados.

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