À medida que as novas tecnologias impulsionam o amadurecimento digital das empresas, negócios de todos os ramos buscam inovar em seus processos internos de trabalho. No mercado de construtoras e incorporadoras não é diferente. Inúmeras ferramentas, dispositivos, tecnologias e sistemas têm sido aplicados, entre elas, o uso de ERP para construção civil.
Esse método para gestão eficiente de rotinas e projetos se alia ao avanço da IoT (Internet das Coisas), da Indústria 4.0, de inteligência artificial e outras ferramentas e conceitos já conhecidos a fim de auxiliar na evolução tecnológica das empresas.
Quer saber mais sobre esse conceito e como ele pode ser útil para sua empresa de construção civil? Confira no artigo abaixo.
O que é ERP para a construção civil?
O termo ERP significa Enterprise Resource Planning, traduzido do inglês para o português como planejamento dos recursos da empresa. De modo geral, o ERP serve como um sistema de gestão integrada, que une as informações de diversos setores ou projetos selecionados para facilitar o acesso a dados.
A partir dessa ferramenta de centralização dos processos, a comunicação entre todas as áreas funciona de forma otimizada e o fluxo do trabalho fica consideravelmente melhor e mais produtivo.
No mercado da construção civil, o ERP pode ser muito útil para otimizar a gestão dos projetos e obras que estão sendo executadas simultaneamente. Além disso, funciona como importante ferramenta para realizar a gestão da empresa como um todo.
Como funciona um ERP para construtoras e incorporadoras
Para melhorar a performance de uma empresa de construção civil é indispensável que todos os setores e gestores estejam na mesma página, com expectativas alinhadas e processos bem definidos.
Um ERP para construção civil pode facilitar a rotina em construtoras e incorporadoras ao permitir que os gestores acompanhem, em tempo real, todas as etapas e atividades executadas por cada setor.
Por meio desse sistema, a empresa pode ter em um único banco de dados, informações sobre a gestão de pessoas e recursos financeiros, até dados comerciais e de processos de execução da obra.
Na prática, um ERP pode ser utilizado, por exemplo, para fornecer os leads e disponibilizar contratos à equipe de vendas, fornecer todas as ferramentas para as áreas tributárias e fiscais e facilitar o controle do fluxo de caixa com números e planilhas de valores, atualizadas em tempo real.
Além disso, uma empresa que utiliza um ERP no controle das obras pode ter melhor acesso aos dados de compras e estoque, bem como o acompanhamento de cada etapa dos projetos, relatórios de visitas e atualização das obras, calendário de entregas e gestão de resultados em um sistema que centraliza e mapeia essas informações.
5 benefícios de investir em um ERP para construção civil
Como vimos, sistemas de ERP para construção civil possuem funcionalidades que permitem otimizar fluxos de trabalho e melhorar diversos aspectos da gestão da empresa.
A ferramenta pode trazer muitos benefícios e facilidades ao ser implementada. Confira algumas delas:
Otimização e automação de processos
Trabalhos burocráticos e processos repetitivos ainda ocupam muito tempo de gestores e funcionários de empresas da construção civil. Ao utilizar um sistema ERP, é possível unificar dados e interligar os setores da empresa, criando fluxos de trabalho de forma automatizada.
Dessa forma, as equipes podem dedicar seus esforços a atividades mais produtivas e menos burocráticas, otimizando processos, tempo de trabalho e recursos.
Integração da gestão em única ferramenta
Os sistemas ERP podem ser desenvolvidos para atender necessidades específicas da empresa contratante. Assim, é possível integrar as áreas de interesse comum, centralizar as informações e fazer a gestão das informações importantes em apenas uma ferramenta.
Otimizando tempo e mão de obra nos processos unificados, a taxa de assertividade nas atividades é muito maior.
Agilidade na comunicação
Centralizando as informações e dados importantes é possível criar um fluxo contínuo de comunicação de forma facilitada. Ou seja, todos os envolvidos em determinado processo podem acompanhar com transparência, e em tempo real, a execução das tarefas.
Ainda que as atividades sigam caminhos diferentes em alguma etapa do processo, a comunicação é feita de forma eficaz para evitar retrabalho e garantir o controle de qualidade na execução da obra.
Previsibilidade financeira
Ao unificar setores, atividades e projetos permite aos gestores ter uma visão geral de tudo que é feito na empresa. A compreensão do todo auxilia a equipe a elaborar orçamentos mais realistas e prever possíveis gastos extras de recursos.
Assim, com previsibilidade financeira, a empresa tem uma gestão mais concreta e estável de custos.
Facilidade no controle de projetos
Uma das partes mais importantes de executar e entregar uma obra é a gestão eficaz do projeto. Ao implementar um ERP para construção civil, a empresa pode ter um sistema de gestão unificada, criando um panorama geral de todas as obras e suas respectivas etapas.
Permite também visualizar todos os envolvidos em cada parte da entrega, organizar fluxos de trabalho, controlar estoque de materiais e agendar os prazos.
Além disso, uma boa gestão de projetos influencia positivamente todas as áreas da empresa de maneira que todos os setores passam a ser beneficiados. Saiba como gerenciar sua empresa de construção civil e melhorar seus resultados!