Fluxo de caixa para construtoras e incorporadoras


Fluxo de caixa para construtoras e incorporadoras

No setor da construção civil, não é raro haver conflitos entre gastos e recebimentos. Considerando a quantidade de variáveis e detalhes que as empresas devem gerenciar, fazer um controle eficaz do fluxo de caixa é essencial.

Esse é um recurso para o controle das entradas e saídas do caixa da empresa ao longo do tempo. Quando feito sistematicamente, com o registro preciso dos dados, ele permite obter insights importantes sobre os projetos e identificar pontos fora da normalidade que podem indicar falhas ou erros que precisam ser corrigidos.

Sendo assim, o fluxo de caixa é uma ferramenta que auxilia na tomada de decisões mais assertivas e ajuda a preservar a saúde financeira da empresa.

Como funciona o fluxo de caixa para construtoras?

O fluxo de caixa pode ser usado para a gestão financeira da empresa como um todo quanto para um projeto específico. Seja qual for a finalidade, ele se baseia no acompanhamento de três frentes:

  • Entradas: devem ser registrados valores referentes a recebimentos por serviços prestados, pagamentos de clientes, entre outros.
  • Saídas: são todos os pagamentos. Isso envolve contas (água, luz etc.), folha de pagamento e encargos trabalhistas, locação de imóveis e equipamentos, tributos, compras, manutenção (de veículos, máquinas etc.), entre outros.
  • Saldo: é a diferença entre entradas e saídas em cada mês. É o valor que ajuda a analisar se a empresa está fechando no azul ou não.

Qual é a importância do fluxo de caixa?

Um controle eficaz sobre as entradas e saídas é essencial para garantir a rentabilidade do negócio. No entanto, o fluxo de caixa pode proporcionar outros benefícios importantes, ajudando a:

  • Avaliar a viabilidade de projetos e outros investimentos;
  • Escolher contratos melhores, que ajudem a reduzir custos e/ou prazos;
  • Considerar a expansão dos negócios;
  • Planejar a antecipação de compras.

Para colher essas vantagens, no entanto, é preciso organização. Como vimos, qualquer erro no registro de entradas ou saídas pode causar divergências. Sendo assim, é importante reduzir o trabalho manual e contar com ferramentas que facilitem essa tarefa.

Pensando nisso, criamos um modelo em formato Excel para auxiliar construtoras no registro e no controle das entradas e saídas de caixa. Você pode adicionar os dados referentes a cada lançamento de cada dia de cada mês do ano. A ferramenta se encarrega de somar os totais.

Baixe gratuitamente nossa planilha Fluxo de caixa para construtoras e comece agora a otimizar a gestão financeira da sua empresa!