Gestão de custos em obras: como a tecnologia pode ser útil?


Gestão de custos em obras: como a tecnologia pode ser útil?

O orçamento é um dos elementos mais importantes de um projeto de construção, e também um dos mais estritos. Toda empresa faz estimativa de gastos esperando que essa previsão não seja estourada. No entanto, para que isso seja possível, é necessário fazer uma boa gestão de custos em obras.

Mas diante de uma atividade tão complexa, que depende de tantas variáveis (humanas, climáticas, econômicas etc.), como garantir que os gastos não ultrapassem o planejado? A resposta está na tecnologia.

Com as ferramentas certas, é possível otimizar o acompanhamento e a análise de dados, obtendo insights e fazendo descobertas que auxiliam na gestão do projeto.

A seguir, vamos entender melhor sobre o papel da tecnologia e o tipo de solução mais adequado para as empresas da construção civil. Acompanhe!

Como a tecnologia ajuda a fazer uma boa gestão de custos em obras?

Quando falamos do uso da tecnologia para fazer a gestão de custos em obras, nos referimos, basicamente, à utilização de indicadores estratégicos e ferramentas de análise de dados. No setor de suprimentos para a construção civil, existem maneiras de obter melhores cotações na compra de grandes quantidades. E para medir esse esforço em encontrar o melhor preço, o Saving é utilizado em construtoras mais robustas.

Além do Saving, construtoras de sucesso contam com diversos KPIs essenciais para medir a performance, e separamos todos eles nesse infográfico que vai te mostrar quais são e como utilizá-los. 

E, inclusive, para fazer uma gestão de alto desempenho e gerenciar todos os KPIs, as soluções como dashboards (painéis de informação) centralizam as informações e a obtenção de insights, inclusive por meio de uma gestão visual.

Ao manter todos os dados em um só lugar e organizá-los em gráficos e tabelas, a tecnologia consegue facilitar a rápida identificação de tendências e anomalias. Isso torna o uso de dados um recurso fundamental para aumentar a capacidade preditiva da empresa, sobretudo no que se refere aos custos envolvidos em cada projeto.

Ferramentas digitais também ajudam no acompanhamento de cada etapa da obra, o que permite um melhor controle sobre as despesas. O resultado é uma melhor gestão dos recursos financeiros e materiais, evitando desperdícios, identificando possibilidades de otimização de custos e mantendo o orçamento dentro do planejado.

Embora muitas ferramentas possam cumprir esse papel de centralizador de informações, são as soluções especializadas na construção civil que conseguem entregar melhores resultados.

Isso porque a análise de dados é voltada especificamente para as empresas do setor, o que significa que elas permitem um olhar mais direcionado que permite criar planos de ação para solucionar problemas identificados.

Para exemplificar como a tecnologia pode ajudar na gestão de custos em obras, destacamos três benefícios:

Estimativa de custos em cada etapa

Quando não há um orçamento bem definido, geralmente a consequência é o mau uso dos recursos (o mesmo vale para o prazo, diga-se). Sendo assim, o uso de ferramentas como dashboards permite estimar os custos de cada etapa do projeto baseada em dados reais.

Como vimos, esse tipo de tecnologia fornece à empresa uma maior capacidade preditiva. E isso inclui a gestão de custos em obras. Com base na análise de dados históricos e em tempo real, consegue-se obter uma estimativa mais realista de gastos, sem “achismos”.

Um dos principais indicadores a ser acompanhado para estimar os custos de cada etapa é o Índice de Desempenho de Custo (IDC). Essa é uma métrica usada na construção civil para avaliar como está o andamento da obra em relação ao orçamento planejado para o momento.

Esse indicador é tão importante pois permite que o gestor avalie se o empreendimento está seguindo o orçamento previsto ou se os custos tiveram desvio significativo em alguma etapa da obra. 

O IDC é calculado a partir da relação entre o custo real do empreendimento e o custo planejado inicialmente. Ele é expresso em forma de percentual e indica se os custos do empreendimento estão dentro, acima ou abaixo do orçamento previsto.

Controle dos gastos

Além de estimar custos realistas, a tecnologia também proporciona um controle mais preciso sobre o andamento dos gastos em cada etapa. A partir da análise dos indicadores, é possível acompanhar exatamente como e onde estão sendo utilizados os materiais, se as compras estão sendo feitas na quantidade adequada, se está havendo desperdícios etc.

Esse controle ajuda a manter os gastos dentro do orçamento planejado, seja identificando possibilidade de cortes/adequações, seja confirmando que tudo está correndo dentro dos conformes.

Antecipação de riscos

A mesma análise de dados que possibilita fazer uma estimativa mais precisa de custos e identificar tendências permite também antecipar possíveis problemas.

Isso porque ferramentas como os dashboards fornecem uma visão abrangente de todos os indicadores nas etapas do projeto, o que mune a empresa com o necessário para prever erros e criar planos para evitá-los ou ao menos mitigar suas consequências.

Quais as vantagens do Business Intelligence para construtoras e incorporadoras? Quais são os passos para aplicá-lo na sua empresa? Baixe nosso checklist e confira como utilizar BI na construção civil!

Como escolher a melhor solução para sua construtora?

Diante de tantas possibilidades de tecnologias que podem ser aplicadas para uma melhor gestão de custo em obras, é preciso saber o que considerar no momento da escolha. Como comentamos, o ideal é focar em soluções especializadas na construção civil, pois elas fornecem insights e funcionalidades mais direcionados para as necessidades de construtoras e incorporadoras.

Além das características relacionadas a suporte, atendimento e recursos, o que as empresas devem se atentar é à forma como é feita a integração e o tratamento dos dados. 

O Hinc pode ser integrado a outras ferramentas que a empresa utiliza, como ERPs e CRMs, centralizando todas as informações em um único painel e apresentá-las de maneira visualmente compreensível. Isso facilita e agiliza o acompanhamento dos indicadores (incluindo financeiros).

Além disso, o Hinc permite criar e acompanhar planos de ações para solucionar os pontos de melhoria identificados durante a análise de dados. Isso é o que faz o Hinc uma plataforma voltada para empresas da construção civil.

Simplificamos e reunimos as informações em dashboards, aumentando a produtividade dos times e garantindo que os objetivos da empresa sejam alcançados. Conheça o novo Hinc e veja como podemos ajudar o seu negócio!