Entregar projetos no prazo, sem estourar o orçamento e atendendo os objetivos de qualidade são os principais desafios da construção civil. Mas como fazer isso enquanto é preciso administrar tantos recursos, pessoas, etapas e outras variáveis que podem influenciar no andamento do projeto?
Diante de tantas demandas, informações e indicadores é fácil perder o controle e, assim, gerar atrasos e custos extras. Por isso, é fundamental realizar uma boa gestão de obras, que alinhe todos os processos e recursos (humanos, tecnológicos, materiais e financeiros) para garantir que cada etapa corra conforme o planejado.
A seguir, vamos entender melhor o processo de gestão de obras e compreender a importância da tecnologia para utilizá-lo. Acompanhe!
Quais são os pilares fundamentais da gestão de obras?
A gestão de obras visa assegurar que o projeto seja entregue conforme planejado. Isto é, no cronograma, com o orçamento e o padrão de qualidade esperados. Isso passa por uma série de etapas intermediárias, que busca, por exemplo, a redução do desperdício e a otimização dos recursos à disposição da empresa.
Dessa forma, quando feita eficientemente, a gestão de obras colabora não apenas para o cumprimento das metas da construtora, mas também para o crescimento do negócio, aumentando sua produtividade e sua margem de lucro.
A boa gestão de obras permeia todo o ciclo de vida do projeto, desde o planejamento até a execução e a venda. E para conseguir o objetivo de realizar as entregas conforme o planejado, ela deve garantir que os profissionais e cada área cumpram o seu papel da melhor forma.
Isso não significa, porém, monitorar cada ação individualmente. Pelo contrário: o que se busca é o melhor resultado possível. E isso é mais do que realizar a gestão de materiais e processos. Passa também por fomentar uma cultura de inovação e por ter um planejamento estratégico.
Para que tudo isso seja possível, a gestão de obras deve se basear em alguns pilares essenciais. Destacamos:
Gestão de pessoas
A gestão de pessoas é importante em uma obra, pois é preciso manter-se em contato com profissionais das mais diversas áreas, dos engenheiros aos auxiliares no canteiro de obras.
Justamente por isso, a gestão de pessoas perpassa todas as etapas do projeto: planejamento, compra de insumos, contratação de pessoal, acompanhamento dos serviços prestados etc.
Liderança de alto desempenho
Diretamente ligada à gestão de pessoas, uma liderança de alto desempenho é aquela que possui as habilidades e conhecimentos para monitorar processos e gerenciar equipes, extraindo a máxima produtividade sem abdicar da segurança e da prevenção de riscos.
Liderança também tem a ver com comunicação. Por isso, o líder deve conseguir transmitir com clareza as informações para os diferentes times, tirar possíveis dúvidas e dar feedbacks. Isso é fundamental para a motivação dos profissionais.
Por fim, a liderança de alto desempenho deve buscar usar as informações disponíveis ao seu favor, baseando suas decisões em dados concretos. O objetivo é que o processo decisórios seja justo e objetivo.
Centralidade no cliente
A satisfação do cliente deve estar no centro das atividades de gestão de obras. Desde o planejamento, deve-se buscar a melhor forma de o projeto atender suas expectativas e necessidades.
Planejamento estratégico
A gestão de obras eficiente parte de um bom planejamento estratégico. É preciso que esse processo seja muito bem detalhado, com metas realistas e previsões de todos os possíveis cenários e imprevistos.
Afinal, a quantidade de recursos movimentados durante uma obra não é pequena. Compra de materiais, contratação de pessoas, custos e prazos são alguns elementos que podem sofrer variações ao longo da execução do projeto e que precisam estar previstos.
Tudo isso permitirá aos gestores tomar decisões mais rapidamente e, sempre que necessário, realizar ajustes para manter o que foi planejado (em termos de prazo, orçamento e qualidade).
Uso de tecnologia
A única forma de realizar uma gestão verdadeiramente eficaz de tantas variáveis é com o auxílio da tecnologia. Caso contrário, a empresa caminha praticamente às cegas e os riscos de erros e falhas se potencializam.
Felizmente, existem no mercado soluções especializadas na construção civil, que ajudam desde a elaboração do planejamento estratégico até a análise de indicadores para a tomada de decisão, passando pelo acompanhamento das etapas do projeto e controle financeiro.
Com o auxílio de uma ferramenta assim, o gestor pode se dedicar a tarefas mais estratégicas. Com essa combinação entre inteligência de dados, mais precisão e gestores focados, é possível:
- Aumentar a produtividade;
- Diminuir o tempo de execução do projeto;
- Minimizar desperdícios e, consequentemente, cortar custos;
- Otimizar o uso de recursos;
- Promover uma cultura data driven;
- Reduzir falhas e retrabalhos.
Leia mais: Como a tecnologia de dashboard gestão de projetos pode te ajudar?
Como a tecnologia pode ajudar na gestão de obras?
Um software de gestão de obras consegue organizar melhor o trabalho e permitir um controle mais preciso sobre todos os processos.
E se citamos os ganhos que o gestor pode ter com o auxílio da tecnologia, é importante ressaltar também seus impactos para facilitar a colaboração entre os demais stakeholders. Do design ao projeto, da construção à inspeção; esse alinhamento é fundamental para um melhor reporting, documentação, segurança, qualidade e controle.
Com essas ferramentas, torna-se muito mais fácil compartilhar (e acessar) informações com as equipes. Além disso, a possibilidade de automatizar tarefas agiliza a tomada de decisões, sobretudo por meio de relatórios gerados automaticamente.
O Hinc é um software de gestão voltado para a construção civil. Ele permite criar e acompanhar planos de ação, integrar o trabalho de toda a equipe, ter dados de produtividade para identificar pontos de melhoria e se comunicar de forma transparente com o time.
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