Equipe autogerenciável: vantagens de ter responsáveis e prazos definidos


Equipe autogerenciável: vantagens de ter responsáveis e prazos definidos

Em uma gestão horizontal, em que a figura do chefe dá lugar ao líder, as equipes autogerenciáveis são ótimas para entregar resultados melhores.

Baseado em profissionais altamente capacitados e com muita autonomia, esse modelo de gestão abandona a necessidade de supervisão constante, garantindo ganhos não só ao próprio time, como também aos gestores.

Continue a leitura e entenda como funciona uma equipe autogerenciável, como desenvolvê-la e o papel dos planos de ação para tornar esse processo mais eficiente.

Quais as características e como funciona uma equipe autogerenciável?

Como o próprio nome sugere, uma equipe autogerenciável é aquela capaz de executar tarefas com excelência e sem a necessidade de uma liderança que centralize os comandos. Esses times caracterizam-se pela autonomia, proatividade e senso crítico.

Nas equipes autogerenciáveis também há certa horizontalidade, isto é, as pessoas  compartilham responsabilidades e a autoridade para tomar decisões e supervisionar suas próprias atividades; elas sabem quais são suas tarefas e quais os objetivos que devem ser alcançados em determinado período.

Assim, em vez de depender da supervisão de um líder que define prazos, tarefas e responsabilidades, o time define a forma mais eficiente para tocar cada projeto e garantir uma boa produtividade. Dessa forma, todos têm abertura para designar atividades para o profissional que reúna as habilidades e competências necessárias para cumpri-la e atender os objetivos traçados.

Importante ressaltar que a criação de uma equipe autogerenciável não significa que as lideranças deixam de existir. A ideia é que os gestores possam dedicar seu tempo a atividades mais estratégicas, e não somente gerenciais.

Leia mais: Sua empresa está pronta para um gestão de alta performance? Faça o quiz e descubra agora!

Por que investir em equipes autogerenciáveis?

O investimento em equipes autogerenciáveis pode trazer muitos benefícios para a empresa. Destacamos:

  • Aumento da motivação;
  • Aumento da polivalência dos profissionais (colaboradores que dominam múltiplas habilidades);
  • Aumento da produtividade;
  • Entrega de melhores resultados;
  • Estímulo à cultura da inovação;
  • Estímulo ao surgimento de novas lideranças;
  • Foco estratégico;
  • Fortalecimento da capacidade analítica do time;
  • Maior engajamento com os objetivos da empresa;
  • Maior fluidez nos processos;
  • Mais respeito à diversidade;
  • Mais eficiência na aplicação de recursos;
  • Melhor distribuição de responsabilidades;
  • Melhoria no clima organizacional e no ambiente de trabalho;
  • Melhoria no processo de tomada de decisões;
  • Processos mais eficientes;
  • Redução de custos operacionais.

Metodologias para desenvolver uma equipe autogerenciável e controlar projetos

O primeiro passo para desenvolver uma equipe autogerenciável é adotar uma comunicação clara e ter processos bem mapeados. Como vimos, cada colaborador deve conhecer os objetivos da empresa, estar ciente do que deve fazer e da importância do seu trabalho para alcançá-los.

Nesse sentido, é preciso que o time tenha formas para acompanhar o andamento dos processos e para avaliar quão perto (ou distante) ele está das metas traçadas. Nesse sentido, a definição de indicadores de desempenho é fundamental – bem como a disponibilização das ferramentas para monitorá-los.

Para o desenvolvimento de uma equipe autogerenciável, é necessário:

Contratar profissionais alinhados

Para que um time se auto gerencie com eficiência, ele deve ser composto por profissionais altamente capacitados e com um perfil mais autônomo. Por isso, o processo seletivo deve estar alinhado ao que busca a empresa.

Empoderar a equipe

Confiança é a palavra-chave para que todo o potencial da equipe floresça. Uma vez que a empresa tem certeza que contratou os profissionais com o perfil adequado para um time autogerenciável, cabe ao gestor delegar as tarefas.

Em alguns casos, as equipes não entregam tudo o que podem porque os líderes continuam centralizando certas obrigações. Liberdade e acompanhamento são a saída.

Garantir a horizontalidade

Como comentamos, as equipes autogerenciáveis são aquelas que se organizam de acordo com a capacidade de cada membro. Para isso, adotar uma hierarquia horizontal é essencial para criar um ambiente colaborativo e em que os membros tenham menos medo de ousar e tentar coisas novas.

Propor desafios

A motivação é fator central para o engajamento das equipes. Por isso, é importante propor desafios – sejam eles metas mais ousadas ou novos projetos – para que as habilidades e competências da equipe fiquem mais evidentes. Isso colabora, por exemplo, para o surgimento de novas lideranças.

As novas metas devem estar sempre dentro das capacidades do time. Objetivos realistas e verdadeiramente alcançáveis são elementos imprescindíveis para manter a motivação da equipe.

Fornecer feedbacks constantes

Autogerenciamento não é sinônimo de abandono. É fundamental que o gestor acompanhe as atividades e forneça feedbacks para o time. Isso faz parte das boas práticas para uma comunicação clara e eficiente. Assim, os membros do time sabem onde podem melhorar e o que deve ser melhorado.

Leia mais: Gestão do Plano de Ação: 8 passos para garantir resultados 

Use um Plano de Ação estruturado para gestão eficiente

O plano de ação define as diretrizes que os profissionais devem seguir para executar suas tarefas. A ideia é ajudá-los a alcançar os resultados esperados e garantir uma maior taxa de acerto na tomada de decisões.

Ele pode ser usado com duas finalidades: atingir os objetivos previstos e identificar pontos de melhoria nos processos, como gargalos e falhas que possam estar causando atrasos.

O plano de ação também é utilizado para a execução do planejamento estratégico da empresa, ajudando a transformar suas metas em estratégias.

Por fim, vale citar as diferentes metodologias que podem ser adotadas para auxiliar na gestão do plano de ação, como o ciclo PDCA ou o 5W2H. A escolha da melhor alternativa vai depender de acordo com a equipe e como as pessoas se adaptam a cada uma. Saiba como ter uma plataforma de gestão de projetos e planos de ação alinhados à sua estratégia de negócios. Fale com nossos especialistas e conheça o Hinc.