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Desempenho, Indicadores, Metodologia Hinc

Elabore e monitore indicadores de desempenho organizacional com a Metodologia Hinc

04.05.2022

Indicadores de desempenho organizacional são uma importante ferramenta para o gerenciamento de uma empresa, sendo de extrema importância para o processo de tomada de decisões e, por consequência, para o sucesso do negócio.

Contar com esse tipo de dados fornece à companhia informações confiáveis, capazes de refletir com precisão, o cenário em que ela está imersa, destacando problemas e indicando suas fortalezas.

E embora sejam fundamentais para a realização dos objetivos estratégicos das organizações, muitos gestores ainda não estão familiarizados com esses indicadores ou não sabem como avaliá-los da maneira adequada.

A seguir, saiba mais sobre os indicadores de desempenho organizacional e saiba como o Hinc pode ajudar a sua empresa. Acompanhe!

O que são indicadores de desempenho organizacional?

Indicadores de desempenho organizacional são métricas que auxiliam as empresas a identificar seus pontos fortes e aqueles que precisam de melhorias, embasando e dando um norte ao planejamento estratégico.

O objetivo desses dados é mensurar a rentabilidade da companhia, bem como a qualidade na gestão e a eficácia das estratégias em alcançar os resultados planejados.

Em outras palavras, eles ajudam a medir os erros e os acertos, e a direcionar ações para otimizar os processos e operações da empresa como um todo ou de um departamento específico.

Por conta disso, os indicadores de desempenho organizacional são bastante particulares de cada organização, isto é, eles devem ser medidas segundo as particularidades e as necessidades de cada negócio.

Nesse sentido, é importante que os gestores busquem aqueles que mais se alinham às estratégias da empresa e que sejam mais relevantes para a análise que se pretende fazer.

Para que isso seja possível, esses indicadores devem ser bem definidos e quantificáveis, devem ter relevância para o atingimento dos objetivos, devem ser aplicáveis a toda empresa e devem ser claramente comunicados a todos os envolvidos.

Quais as funções e por que adotar esses indicadores?

Os indicadores de desempenho organizacional possibilitam um maior controle sobre os processos da empresa. Ao mensurar os resultados alcançados, eles servem como base para o estabelecimento de metas e para a tomada de decisões, ajudando a fazer uma análise crítica da performance do negócio e propor melhorias.

A principal finalidade da adoção dessas métricas é permitir um maior conhecimento sobre os processos e os pontos críticos, o que possibilita uma avaliação contínua dos procedimentos e também das pessoas.

Isso se torna especialmente importante para a prevenção de crises ou, quando não for possível evitá-las, para mitigar seus impactos na empresa.

Sendo assim, a gestão organizacional deve tomar decisões de acordo com a direção apontada pelos indicadores medidos. Esse direcionamento estratégico é fundamental para enfrentar os desafios existentes e ajudar na prevenção de riscos.

É por isso que, como vimos, eles são tão importantes para o planejamento estratégico da companhia. Vale lembrar: “sem medição, não há controle”.

Guia completo sobre cultura de performance: você só gerencia o que mede e só mede o que gerencia!

Elementos necessários para um bom sistema de indicadores

Para que seja capaz de monitorar e avaliar os resultados com eficiência, um bom sistema de indicadores de desempenho organizacional deve possuir algumas características-chave. Destacamos:

  • Deve estar alinhado à visão da empresa sobre os objetivos do projeto;
  • Deve definir indicadores que mensuram as ações, os serviços e os produtos gerados no projeto;
  • Deve ter indicadores bem definidos, que representam os aspectos mais importantes da estratégia;
  • Deve ser orientado para o aprendizado, de forma a estimular a reflexão e permitir uma melhor compreensão sobre os fatores que podem impactar no alcance dos objetivos;
  • Deve prever e especificar os meios de verificação, os responsáveis por essas informações, pela análise e pla tomada de decisão;
  • Deve combinar, de forma clara, os indicadores de eficiência, eficácia e efetividade;
  • Deve ser viável operacional e financeiramente;
  • Deve fornecer informações relevantes e em quantidade suficientes para embasar a tomada de decisão,

Metodologia Hinc para uma cultura de resultados e gestão de alta performance

A Metodologia Hinc é uma metodologia focada em alta performance, baseada em três frentes principais: alta performance na gestão de prazos, de resultados e também da informação.

É trabalhado um plano de ação, em que são definidos quais dados serão necessários para extrair os melhores indicadores e quais ritos serão adotados para permitir a implementação da metodologia de gestão de performance de fato.

O objetivo é identificar oportunidades de melhoria a serem trabalhadas, utilizando o plano de ação para melhorar os resultados negativos relacionados aos problemas detectados. Para isso, o Hinc é utilizado alinhado a metodologias de gestão como ciclo PDCA e 5W2H.

Para isso, são trabalhados quatro níveis diferentes:

  • Nível dos recursos: é o mais palpável e concreto e compreende tudo o que existe fisicamente dentro da empresa (recursos financeiros, equipamentos, móveis etc.).
  • Nível de processos: abrange todos os fluxos de informações, materiais, documentos e dinheiro.
  • Nível das relações: envolve tudo o que acontece entre as pessoas da organização (comunicação, liderança, ambiente organizacional etc.).
  • Nível da identidade: se expressa na visão, valores e missão da empresa, compreendendo sua história.

Com isso, conseguimos dar mais transparência aos prazos, aos entregáveis e aos responsáveis pelo projeto, aumentando o engajamento dos profissionais envolvidos. Além disso, há uma clara otimização do processo de tomada de decisões e um maior entendimento em relação às metas e as responsabilidades de cada um.

Quer saber mais como a Metodologia Hic pode ajudar a sua empresa? Fale com nossos especialistas e conheça o Hinc.

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