Como aumentar a lucratividade na construção civil com o uso de indicadores


Como aumentar a lucratividade na construção civil com o uso de indicadores

Desperdícios, atrasos, baixa produtividade… São inúmeros os fatores que impactam na lucratividade na construção civil. No entanto, essas variáveis vêm se tornando mais controláveis e previsíveis com auxílio da tecnologia.

A análise de indicadores permite a construtoras e incorporadoras realizar uma gestão muito mais assertiva. Do planejamento estratégico à execução do projeto, passando pela definição das metas do negócio, o acompanhamento de métricas tem possibilitado ganhos reais ao setor.

A seguir, vamos entender melhor como os indicadores se relacionam com a lucratividade na construção civil e como podem ser utilizados a favor das empresas. Acompanhe!

A importância dos dados para aumentar lucratividade na construção civil

Quando falamos de lucratividade na construção civil é importante diferenciar este conceito do de rentabilidade.

De maneira geral, a lucratividade tem relação com o lucro líquido da empresa, isto é, quando ela efetivamente ganhou a partir dos valores que recebeu, uma vez deduzidos todas as despesas, tributos e demais custos.

Trata-se de um indicador de eficiência operacional, que permite avaliar se as quantias obtidas são o bastante para cobrir os custos operacionais e garantir a margem de lucro.

Por sua vez, a rentabilidade avalia a relação deste lucro líquido com o valor investido no negócio. Esse indicador se relaciona, portanto, a quanto a empresa gera de retorno a partir dos aportes que realiza, ajudando investidores, sócios e acionistas a entenderem se ela, de fato, está sendo rentável.

Isso posto, para aumentar os lucros da construtora ou incorporadora, a análise de dados se mostra fundamental. É a partir do acompanhamento de indicadores que as empresas conseguem obter insights sobre a performance dos seus times, das suas ações e das suas estratégias.

Com esse acompanhamento, é possível identificar padrões, tendências e oportunidades de melhoria da gestão que, de outra forma, poderiam passar despercebidas.

Esses dados, então, são usados para traçar planos de ação para solucionar gargalos e falhas, além de embasar a tomada de decisões estratégicas que ajudem a otimizar a eficiência operacional e, assim, impulsionar a lucratividade do negócio.

Baixe agora: Checklist | Você já usa indicadores de performance na sua construtora?

Os principais indicadores de lucratividade na construção civil

A análise de dados visando o aumento da lucratividade na construção civil deve levar em conta indicadores que abranjam todas as atividades que podem impactar nas finanças do negócio.

Essa avaliação não se resume, portanto, a dados financeiros, mas também a informações relacionadas à performance e às perdas da construtora ou incorporadora.

Nesse sentido, podemos abordar esses indicadores em três grandes grupos. São eles:

Indicadores de perda

Indicadores de perda são métricas que facilitam a identificação de oportunidades de melhoria na operação, especialmente na execução de um projeto. Conhecê-los e monitorá-los é fundamental pelo impacto financeiro que essas perdas podem representar, como, por exemplo, o estouro do orçamento previsto para uma obra.

Vale destacar que os indicadores de perda também se relacionam com o cronograma. Afinal, todas as etapas de um projeto são interligadas e quaisquer atrasos podem comprometer as entregas.

Entre eles, podemos analisar:

  • Material adquirido x material utilizado: demonstra a diferença entre a quantidade que foi comprada e os materiais que realmente seriam necessários para a conclusão da atividade. Enquanto a escassez de insumos pode levar a atrasos e a perdas na qualidade, o excesso indica problemas no processo de compras ou nos cálculos iniciais.
  • Tempo estimado x tempo real: semelhante à análise de materiais, o indicador de tempo revela a proporção entre o tempo previsto para a conclusão de um projeto e o tempo efetivamente empregado nessas atividades. Mais do que isso, ajuda a avaliar a quantidade de tempo improdutivo, o que pode apontar, por exemplo, para o excesso de tempo ocioso das equipes.
  • Horas de retrabalho x horas totais: indica a relação entre força de trabalho e horas trabalhadas. A ideia é medir a produtividade da equipe, além de avaliar o esforço gasto em retrabalhos. Afinal, trata-se de tempo e recursos que poderiam ter sido poupados com melhor planejamento/execução.

Indicadores de performance

Os indicadores de performance também têm relação direta com a lucratividade na construção civil, uma vez que possibilitam a avaliação do andamento dos processos e operações da empresa frente ao planejamento estratégico e às metas definidas.

É a partir da análise desses dados que torna-se possível corrigir rumos e otimizar rotinas, impactando diretamente na qualidade, eficiência, produtividade e eficácia. Além disso, são importantes para avaliação dos resultados de conquistas e para o planejamento (do cronograma ao orçamento, passando pelos planos de ação).

Entre os indicadores de performance que podem ser analisados, destacamos:

  • Markup: índice utilizado na definição de preços a partir da análise dos custos. Dessa forma, o markup ajuda a determinar um valor que esteja dentro do praticado pelo mercado e levando em consideração os recursos que a empresa teve que aportar. Assim, evita prejuízos.
  • Valor presente líquido (VPL): traz para a data presente o fluxo de caixa previsto com um investimento. Ou seja, indica toddas as saídas e entradas do caixa em um determinado período, mostrando se houve perdas, ganhos ou estabilidade.
  • Taxa interna de retorno (TIR): percentual que indica o retorno financeiro de um projeto, ajudando a entender a viabilidade econômica de um empreendimento.
  • Taxa mínima de atratividade (TMA): taxa que indica o mínimo ganho esperado a partir de um investimento. Ao mesmo tempo, trata-se do valor máximo que a empresa pode pagar por um financiamento.

Indicadores financeiros

Por fim, é claro que analisar os indicadores financeiros é indispensável para aumentar a lucratividade na construção civil. São essas métricas que vão possibilitar compreender se o empreendimento está gerando lucro ou não e ter uma visão geral das finanças da empresa.

Os principais indicadores financeiros são:

  • ROI: indica o retorno sobre o investimento feito, isto é, a relação entre lucro líquido e o aporte realizado. O ROI é, acima de tudo, uma métrica para averiguar a eficiência de um investimento e o ganho obtido.
  • Payback: demonstra o tempo necessário para que um investimento se pague, ou seja, quando as entradas igualam as saídas. Relaciona-se diretamente com o fluxo de caixa e ajuda a empresa a entender quando obterá retorno. Assim, é essencial para projeções mais precisas.
  • Exposição de caixa: quantidade de recursos necessária para a execução de um projeto. Vale dizer que nem sempre a exposição de caixa é igual ao somatório dos custos do empreendimento, já que o valor para garantir sua viabilidade pode ser menor.
  • Fluxo de caixa: trata-se da consolidação das entradas e saídas do caixa da empresa, permitindo entender se houve aumento ou diminuição das receitas, fazer projeções mais confiáveis e identificar gargalos.

Baixe agora: Planilha | Fluxo de caixa para construtoras e incorporadoras

Como usar indicadores para aumentar a lucratividade da sua construtora ou incorporadora

Como vimos, a análise de indicadores é chave para que seja possível aumentar a lucratividade na construção civil. Afinal, são informações confiáveis que ajudam a tomar decisões mais acertadas e embasadas, sem “achismos”.

Para que isso aconteça, porém, é necessário que essas métricas estejam sempre atualizadas e integradas. Se dados desatualizados podem levar a decisões equivocadas, uma vez que não representam a realidade da empresa, a não centralização desses indicadores pode levar a perdas, duplicatas e erros de análise.

Nesse sentido, é importante que construtoras e incorporadoras contem com ferramentas que garantam não apenas a coleta e centralização de indicadores em um único lugar, mas também que os monitorem constantemente para assegurar que estejam sempre em dia. Isso torna as análises muito mais fáceis e ágeis, pois permite analisar os dados em conjunto e acompanhar seu histórico.

O Hinc é uma plataforma de gestão de planos de ação voltada para as empresas da construção civil. A ferramenta reúne todos os indicadores e informações do planejamento estratégico em um só lugar, facilitando o acesso e compartilhamento entre os times.

O Hinc também é uma plataforma visual. Baseado na metodologia Kanban, fica mais fácil gerenciar planos de ação, analisar indicadores e obter insights.

Conheça todas funcionalidades e recursos do Hinc e veja como nossa ferramenta pode ajudar a sua empresa!