3 sinais de que a sua incorporadora ou construtora precisa de um controle de metas


3 sinais de que a sua incorporadora ou construtora precisa de um controle de metas

O controle de metas na construção civil está intimamente ligado ao crescimento do negócio. E isso não se dá apenas por ele permitir a definição de objetivos mais realistas e dentro das capacidades da empresa, mas também por ajudar no aprimoramento dos pontos fracos e, consequentemente, no crescimento do negócio.

No entanto, mesmo diante dessa importância, muitas construtoras e incorporadoras pecam na hora de identificar os alertas que indicam problemas e não sabem como elaborar suas metas apropriadamente.

Pensando nisso, neste post, vamos nos aprofundar no controle de metas e no que a empresa deve fazer para otimizar esse processo. Boa leitura.

Sinais da falta de controle de metas na construção civil

O setor da construção civil é altamente complexo, sobretudo porque envolve muitas atividades no dia a dia das empresas. Das questões administrativas ao controle de materiais no canteiro de obras, são muitos focos que merecem atenção e cuidado para que nada saia do controle.

O problema é que, muitas vezes, em meio a tantas tarefas, a gestão pode não perceber que está tendo problemas para controlar e acompanhar o progresso das metas definidas durante o planejamento estratégico.

Felizmente, existem alguns sinais que podem servir de alerta para a existência desses problemas. É o caso, por exemplo, da dificuldade de encontrar informações sobre o uso de recursos ou de problemas relacionados ao cumprimento dos prazos estabelecidos para cada projeto.

Embora existam muitos elementos que podem sinalizar problemas no controle de metas da construtora, destacamos os principais:

Gaps no controle dos suprimentos

O controle do estoque de suprimentos é uma dor muito comum na construção civil. É preciso ter uma visão completa sobre os materiais que foram adquiridos e quais foram usados em cada etapa do projeto. Trata-se de uma verdadeira gestão de estoque.

Quaisquer discrepâncias entre entradas e saídas – ou, pior ainda, a total falta de monitoramento desses dados – são um indicativo de falhas no processo de controle de metas.

Contar com rotinas e ferramentas que permitam acompanhar essas informações é muito importante do ponto de vista estratégico. Isso porque não só tem um impacto financeiro, já que as compras tornam-se mais precisas, como também ajudam a definir cronogramas de entrega de obras mais precisos.

Dificuldade para acompanhar a área financeira

A gestão financeira é outro elemento de extrema importância para o controle de metas na construção civil. Assim como os suprimentos, é preciso acompanhar cada entrada e saída de capital. E, para isso, a empresa necessita de um fluxo de caixa bem feito e organizado.

O ideal é que esse acompanhamento seja feito em tempo real. Isto é, a cada conta paga ou valor recebido, o sistema é atualizado.

Novamente, discrepâncias são um sinal forte de controle inadequado. Atrasos no pagamento – que podem resultar em multas – ou atrasos no recebimento indicam gaps na gestão financeira. E isso pode se transformar numa bola de neve, além de prejudicar o planejamento estratégico da empresa e seus possíveis planos de expansão dos negócios.

Atrasos constantes nos projetos

Atrasos ainda são algo muito comum no dia a dia da construção civil. O problema é que o descumprimento do cronograma previsto pode gerar prejuízos financeiros e também para a imagem da construtora.

Quando a empresa sofre com atrasos frequentes, é urgente que seja feita uma revisão dos processos e da forma como os cronogramas são elaborados. Erros de previsão devem ser identificados e mitigados. Mais uma vez, a tecnologia é aliada importante.

O atraso também pode ocorrer por problemas no orçamento, como falta de dinheiro durante a execução do projeto. Por isso, e fazendo um link com um sinal anterior, a gestão financeira deve ser revista e otimizada.

Por fim, importante dizer que estouros no cronograma também podem ser causados por problemas de produtividade. Neste caso, é importante contar com formas de acompanhar a performance de cada colaborador e de cada time para identificar possíveis pontos de melhoria.

Baixe agora: Manual prático Hinc: organize projetos e estabeleça uma gestão profissional

Como elaborar metas para incorporadoras e construtoras

A definição e controle de metas na construção civil deve ser feita com base em dados. O uso de indicadores é indispensável tanto para defini-las quanto para monitorar o quão perto (ou longe) a empresa está de alcançá-las.

A partir do acompanhamento dessas métricas, é possível fazer um controle mais eficiente e atingir os resultados esperados.

Identifique o cenário atual

O controle de metas começa com um diagnóstico sobre a demanda da empresa. Isso envolve mapear todos os processos e analisar quais áreas serão contempladas pelo planejamento estratégico. Sem isso, os objetivos traçados podem não condizer com a realidade e as potencialidades da construtora.

Para fazer esse diagnóstico, mais uma vez os dados são protagonistas. É a partir da análise de indicadores confiáveis e precisos que será possível compreender a situação atual da empresa e definir metas que façam sentido.

Defina e comunique as metas com clareza

Não basta definir as metas; é preciso que haja um alinhamento interno em relação a elas, isto é, quais são e quais serão os esforços empregados para alcançá-las. Todos os envolvidos devem ser comunicados sobre isso e devem ter acesso aos objetivos traçados.

Estabeleça planos de ação para atingir os resultados

A definição de planos de ação é um passo essencial do planejamento estratégico. Eles trazem as diretrizes que devem ser seguidas na execução das tarefas. Entre elas, estão orientações que ajudam a alcançar as metas definidas.

Os planos de ação são uma importante ferramenta para embasar a tomada de decisão e facilitar o alcance dos resultados esperados.

Use indicadores para acompanhar as metas

Como comentamos, a definição e o acompanhamento de indicadores é vital para o monitoramento das metas da empresa e para que todos saibam o quanto falta para batê-las.

Mas diante de tantas variáveis que devem ser acompanhadas, o uso da tecnologia se torna imprescindível. Existem ferramentas que fazem a coleta e a organização dos dados, oferecendo mais precisão e assertividade para as análises.

Baixe nossa check list e veja quais são os principais indicadores de performance para construtoras!