Como a tecnologia de dashboard gestão de projetos pode te ajudar?


Como a tecnologia de dashboard gestão de projetos pode te ajudar?

Com a análise de dados assumindo um papel central da gestão das empresas, é muito importante que líderes e gestores contem com soluções que os auxiliem a organizar e integrar essas informações. A ideia é tornar os processos mais eficientes e possibilitar uma melhor tomada de decisão.

Considerando que planilhas e relatórios manuais já são considerados ultrapassados, as soluções escolhidas precisam ser mais ágeis e eficientes para dar conta da dinamicidade do mercado atual. E é aí que entra o dashboard de gestão de projetos.

Esse recurso permite à empresa centralizar as informações que mais lhe interessam e ter uma visão global de todo o seu negócio. Como se trata de uma ferramenta automatizada, os dashboards conseguem garantir o rápido acesso aos dados e, assim, garantir a eficiência no gerenciamento dos projetos.

A seguir, vamos entender melhor como funciona essa solução e quais benefícios ela pode trazer para a empresa. Acompanhe!

Como funciona um dashboard de gerenciamento de projetos?

Um dashboard para gestão de projetos nada mais é do que um painel digital que centraliza e integra as informações e os indicadores de desempenho mais importantes para a construtora (prazos, custos, riscos, recursos, status etc.). A ferramenta, então, os organiza, padroniza, disponibiliza e os apresenta de uma maneira visual e de fácil compreensão (gráficos e tabelas).

Ao fazer isso e permitir o cruzamento desses dados, esse recurso oferece uma visão mais ampla do negócio e facilita o acompanhamento das diferentes operações de forma mais eficiente.

E isso é possível justamente pelo fato de que todas as etapas passam a ser monitoradas de perto e em tempo real, o que facilita a identificação de falhas, pontos de melhoria e tendências.

De uma maneira geral, o dashboard de gerenciamento de projetos é automatizado, o que traz mais agilidade e precisão para a coleta e compartilhamento de informações. O resultado são análises mais velozes que, por sua vez, contribuem para a diminuição do tempo de resposta e uma tomada de decisão mais assertiva.

Sendo assim, os dashboards despontam como importantes aliados em um cenário que exige que as empresas tenham que atuar com prazos cada vez mais curtos e orçamentos mais enxutos. Com eles, os gestores conseguem direcionar esforços e recursos e focar no que é mais relevante para a organização.

Saiba mais: Os diferenciais de utilizar um dashboard de construção civil personalizado

Como o dashboard de gestão de projetos ajuda sua empresa?

Um dashboard de gerenciamento de projetos pode trazer uma série de benefícios para as empresas. Destacamos alguns deles:

Organização dos dados

Como comentamos, os painéis digitais permitem centralizar as informações mais relevantes para a organização em um único ambiente. Isso traz mais organização e clareza para a análise de dados e para apresentá-los para outros setores, equipes e lideranças.

Por meio de um layout com soluções visuais, o dashboard facilita a interpretação das métricas e indicadores de desempenho. Dessa forma, a tomada de decisões se dá de forma mais ágil e eficaz.

Economia de recursos

Como se trata de uma ferramenta automatizada, o dashboard de gestão de projetos gera relatórios, com gráficos e tabelas, por conta própria, resumindo as informações mais importantes em um único painel.

Com isso, as equipes economizam tempo e podem dedicá-lo a tarefas mais estratégicas – o que resulta também em uma redução de custos.

Engajamento da equipe

Um dos aspectos centrais de uma gestão data-driven é a transparência das informações, isto é, garantir que todos dentro da organização estejam a par das principais métricas, metas e KPIs.

Isso é fundamental para que os colaboradores tenham uma noção mais concreta de como seus esforços colaboram para os objetivos da empresa e em que pé estão os principais projetos em andamento. Além disso, quando todos estão cientes desses fatores, há uma maior integração entre os diferentes setores.

Assim, ao utilizar um dashboard e gerenciamento de projetos, os gestores conseguem manter as equipes engajadas e motivadas, ajudando-as a identificar pontos de melhoria e apontando seus sucessos. E sempre lembrando que motivação e engajamento frequentemente se refletem em boas ideias e em uma maior capacidade de inovação. O uso da tecnologia e de dashboards pode alavancar o crescimento da sua empresa. Entre em contato com os nossos especialistas para saber mais sobre nossas soluções!