Blog |
Dashboards

Integração de sistemas na construção civil: os benefícios do Hinc + Sienge + CV

25.04.2024

A integração de sistemas na construção civil é um passo-chave para que as tecnologias adotadas pelas empresas tragam os resultados esperados.

É a partir disso que construtoras e incorporadoras conseguirão gerenciar todo o fluxo de informações internas e externas, de processos, projetos, obras e vendas.

Mas a pergunta é: como fazer a integração de sistemas, conectar esses dados e gerar indicadores que ajudem a embasar a tomada de decisão?

Neste post, vamos ver como isso  pode beneficiar as rotinas na construção civil. Também vamos conhecer os detalhes da interoperabilidade do Hinc com outras ferramentas do setor.

Case de sucesso: Como o Hinc e o Sienge ajudaram a otimizar a gestão da Dimas Construções

Por que investir em integração de sistemas na construção civil?

Muitas empresas da construção civil ainda têm seus processos muito desconectados entre si. Isso pode gerar incompatibilidades entre as soluções e conflitos nos dados armazenados.

Nesse sentido, a integração de sistemas é o processo de garantir a comunicação entre as diferentes ferramentas que a empresa utiliza.

O objetivo, vale ressaltar, não é centralizar todas as informações em uma só plataforma. O que se busca é que todos os indicadores sejam integrados. Ou seja, ao inserir um dado em um software, ele é automaticamente compartilhado com as demais soluções.

Assim, a integração de sistemas ajuda a evitar problemas que, comumente afetam construtoras e incorporadoras.

O caso mais claro é quando há dados duplicados ou ausentes. Isso pode comprometer as análises e impactar negativamente a tomada de decisões, o planejamento estratégico e os resultados.

Quando os sistemas estão devidamente integrados, por outro lado, algumas vantagens são esperadas, como:

Agilidade

A integração consegue reduzir a complexidade das rotinas nas empresas, tornando a tomada de decisão mais ágil.

Além disso, ela diminui o retrabalho e elimina a necessidade de se inserir a mesma informação diversas vezes. Como consequência, diminui também o risco de duplicatas e erros.

Segurança

Com sistemas integrados, é possível ir direto à fonte dos dados, o que traz mais confiabilidade na hora de tomar decisões. Afinal, o gestor consegue ter certeza de que aquela informação é real e está atualizada.

Precisão dos dados

A integração de sistemas garante que a empresa conte com dados mais precisos. Um exemplo: ao integrar as soluções de ERP e de BI, é possível coletar informações detalhadas sobre a área de engenharia para identificar possíveis gargalos e definir como solucioná-los.

Economia

A combinação de agilidade, segurança e precisão em relação aos dados gera economia de tempo, pois fornece insumos para que os gestores tomem decisões mais rapidamente.

E também permite reduzir custos. A partir do monitoramento constante dos principais indicadores, fica mais fácil identificar problemas e oportunidades e otimizar diversos processos relacionados a compras, uso de materiais, alocação de recursos, entre outros.

O que é o Hinc e como ele facilita a integração de sistemas na construção civil?

O Hinc é uma ferramenta de inteligência de dados voltada para a construção civil. A plataforma coleta informações sobre planejamento das obras, desempenho de custos e vendas, margens e resultados e as agrega em dashboards para facilitar a análise de tendências e oportunidades.

A ferramenta permite que os gestores explorem detalhadamente cada variável que compõe seus indicadores. Ela também possibilita a comparação entre diferentes métricas e projetos da empresa.

Essas informações podem ser vistas também em função do tempo, proporcionando uma análise mais profunda sobre sua evolução periódica (diária, semanal, mensal, trimestral ou anual).

Dessa forma, o Hinc fornece insights que permitem, por exemplo, avaliar o retorno dos projetos, gastos acima do orçamento e a disponibilidade do caixa ao longo prazo. Esse nível de detalhamento e profundidade de dados é possível graças às integrações que o Hinc possui com outras ferramentas, como ERP e bancos de dados.

Indicadores financeiros, de engenharia, de vendas e de performance podem ser analisados a partir dos dashboards. Isso traz às empresas da construção civil uma gestão mais facilitada e uma tomada de decisão mais embasada e precisa.

“Realizamos o desenvolvimento de indicadores, gestão das atividades e das tarefas. É muito forte o desenvolvimento dos indicadores, por ter integração com nossas outras ferramentas”, comenta Julyana Rocha, Coordenadora de Planejamento e Orçamento na Wert Empreendimentos.

Ela dá um exemplo: “Desenvolvemos em conjunto ao Hinc o Saving, que é a economia em relação ao que foi orçado e a primeira cotação. Conseguimos analisar o desempenho do setor de orçamento e de suprimentos e como temos feito as nossas negociações”, conta.

Já Paulo Hartmann, Diretor de Engenharia na Wert Empreendimentos, destaca o controle dos prazos. “No próprio Hinc existem os prazos que estamos estimando e os prazos em que, efetivamente, as tarefas aconteceram. Em um próximo empreendimento, podemos utilizar esse histórico, o que dá previsibilidade, inclusive para outras áreas da empresa”, enfatiza.

Baixe agora: Infográfico | 12 passos Hinc para aplicar Business Analytics e ampliar resultados na construção civil

Como integrar o Hinc com Sienge e CV?

O Hinc possui integração com os principais softwares do mercado da construção civil, como o Sienge Plataforma e CV (Construtor de Vendas). Na plataforma de dashboards do Hinc, a empresa pode visualizar gráficos e indicadores interativos de forma rápida, segura e simples.

A integração com o Sienge fornece mais de 150 funcionalidades e disponibiliza todos os indicadores coletados pela ferramenta. Métricas importantes para a gestão de projetos, como IDP (prazo), IDC (custo) e Saving podem ser acompanhadas por meio de gráficos e listas detalhadas.

Já com o Construtor de Vendas (CV), a integração permite vincular os indicadores com planos de ação, relacionando-os às equipes e às vendas.

“Usamos o Hinc para realizar o compilamento de todas as informações, todos os indicadores se encontram dentro da ferramenta”, comenta Julyana.

“Para as obras futuras, criamos um histórico com essa base de dados para analisar os demais negócios. Hoje, com os dados que já temos, analisamos os empreendimentos futuros da empresa e conseguimos compilar esses dados, através do Hinc, principalmente, e também do Sienge”, conta.

A integração de dados em dashboards de engenharia proporcionada pelo Hinc acontece por meio de API.

As chamadas Interfaces de Programação de Aplicações são padrões que tornam possível a comunicação entre as diferentes plataformas. É o que permite a integração automática dos dados de ferramentas como Sienge e CV nos painéis do Hinc.

Paulo ressalta que essa integração traz benefícios para os mais diferentes setores da empresa. “O Hinc, como ferramenta de gestão, integra tudo o que é feito das atividades. Por exemplo, um licenciamento ambiental: toda a evolução na busca do licenciamento, todos os itens que precisam ser alcançados e ultrapassados, estão lançados dentro do Hinc ,com prazos e com o responsável”.

E isso também possibilita um melhor acompanhamento por parte dos líderes. “Se o nosso CEO quiser saber como está evoluindo essa questão, ele entra no Hinc e lá estão descritas as atividades que estão sendo executadas e feitas”, diz.

Reduza em até 20% o tempo na elaboração de relatórios e aumente a efetividade na entrega de projetos em até 70% com o Hinc. Conheça a plataforma, agende uma demonstração e veja como a integração de dashboards de engenharia pode impulsionar seus resultados.

Autor

Pesquise:

Quer uma gestão mais eficiente?

Converse com nossos especialistas e entenda como o Hinc pode se adaptar às suas necessidades.

Hinc Insights

Conteúdos mensais sobre liderança, dados, engenharia e finanças escritos por especialistas.