Dashboard BI para construção civil: facilite sua tomada de decisão


Dashboard BI para construção civil: facilite sua tomada de decisão

Empresas como construtoras e incorporadoras têm uma tarefa difícil em mãos quando o assunto é ser data driven: como lidar com tantos dados e variáveis, de tantos projetos diferentes, com precisão e assertividade? Como evitar erros na gestão dessas informações e ganhar agilidade nos processos? Como criar um dashboard de BI (Business Intelligence) para controlar indicadores e manter a competitividade?

A resposta está em manter sua BI “alimentada” com dados confiáveis e atualizados e ter tecnologias integradas para gerar dashboards reais e precisos. É com esse conjunto de ferramentas e técnicas que proporcionam o Business Analytics (BA), dando melhor organização e análise das informações, de modo a embasar a tomada de decisão.

Por meio de um bom dashboard BI, a empresa consegue visualizar e gerenciar as métricas e os indicadores mais relevantes para o negócio. Essas informações são centralizadas em um único ambiente e apresentadas de forma visualmente clara e compreensível.

Neste post, vamos ver mais sobre a importância do dashboard BI na construção civil, seus benefícios para construtoras e incorporadoras e como o Hinc pode ajudar a sua empresa. Acompanhe!

Por que o dashboard BI é uma importante ferramenta para a construção civil?

Diante do excesso de informações a serem geridas, é fundamental que haja organização. Sem isso, os dados geram desinformação. Por isso, é preciso definir quais são os indicadores que realmente importam para os seus negócios, equilibrando a balança entre a escassez e o excesso de informações a serem acompanhadas.

Mas, uma vez que isso foi feito, o que fazer com esses dados? Toda informação coletada deve ser transformada em conhecimento para gerar insights.

O objetivo de um dashboard BI é justamente cumprir esse papel. Esses painéis digitais centralizam as métricas mais relevantes e as disponibilizam de forma a facilitar a interpretação, análise e compreensão das informações gerenciais de obras em todos os seus estágios e do negócio como um todo.

Ao agrupar os principais dados, o dashboard BI fornece uma visão global de cada projeto e da saúde financeira e organizacional da empresa, possibilitando um controle mais rígido e eficiente sobre os negócios.

Além disso, essa ferramenta padroniza a forma como as informações são apresentadas, inclusive em diferentes camadas de profundidade, e tornando-as mais acessíveis. Assim, garantem uma maior precisão na comunicação e na geração de relatórios, por exemplo.

E tudo isso se reflete em uma maior eficiência na gestão da empresa – sobretudo financeira – e traz mais agilidade para os processos internos e para a tomada de decisões. Ou seja, é um recurso que impacta diretamente na competitividade da organização no mercado.

Veja também o infográfico Indicadores de performance: descubra os + usados por construtoras de sucesso

Benefícios de um dashboard BI para uma gestão de performance na construtora/incorporadora

O dashboard BI proporciona uma série de otimizações na gestão das obras e da empresa. E isso traz mais alguns benefícios interessantes para construtoras e incorporadoras que querem ser guiadas por dados. São eles:

Automatização de tarefas

O dashboard BI reúne os dados reais sobre os mais diversos aspectos do negócio e dos projetos em andamento. Acontece que essa ferramenta é capaz de realizar o cruzamento dessas informações, gerando gráficos, tabelas e relatórios automaticamente.

Esse processo também é personalizável, ou seja, a empresa decide quais informações deseja ver em seu painel. Isso acarreta em uma economia de custos com equipes dedicadas e outras ferramentas.

Mais agilidade

Na construção civil, o prazo é um dos elementos mais importantes. Aqui, vale a máxima de que tempo é dinheiro. O dashboard BI é uma ferramenta importante para economizar tempo nos processos internos e permite aos gestores tomar decisões com mais rapidez.

Com base em métricas reais, relatórios e gráficos, fica mais fácil identificar o que precisa ser melhorado. O painel fornece facilidade de interpretação e de interação na hora de buscar dados e identificar possíveis gargalos. O resultado disso é uma aceleração do retorno financeiro.

Identificação de gargalos

Se o gestor tem acesso a informações sempre atualizadas e facilmente compreensíveis, é possível ter uma visão completa e integrada do negócio, o que facilita a identificação de pontos de desperdício e/ou desvios.

Além disso, também é possível verificar e reparar erros que possam acarretar na perda de recursos. E esse controle é imprescindível em um setor como o da construção civil que exige um acompanhamento rígido dos recursos utilizados.

Visão em tempo real

Mais do que oferecer uma visão 360º sobre o negócio, o dashboard BI mantém os dados sempre atualizados, oferecendo aos gestores um panorama em tempo real. 

É possível, por exemplo, visualizar informações do macro ao micro cenário, entendendo a origem, o que representa cada dado e seu impacto naquele indicador. 

Cultura data driven

O uso dos painéis de informação colocam os dados no centro das atividades da empresa. Significa que todas as decisões passam a ser baseadas nas métricas e indicadores coletados.

Isso demanda – e ao mesmo tempo causa – uma mudança na cultura organizacional, tornando os processos data driven e possibilitando todos os benefícios que vimos até aqui. 

É o negócio mudando o foco para a chamada cultura de resultados, que leva a uma gestão de performance.

A tecnologia dos dashboards BI Hinc

O dashboard BI do Hinc é uma solução que permite à empresa fazer a gestão das principais variáveis que influenciam no sucesso dos seus negócios, especialmente no setor da construção civil.

Com base nos dados do ERP (integração para o Sienge), CRM (integração para o CV – Construtor de Vendas) e planilhas, a ferramenta atualiza as informações automaticamente, além de permitir a integração com diferentes soluções que a organização possa utilizar.

Assim, é possível acompanhar os indicadores já validados, criando painéis personalizados de forma prática e segura, favorecendo a tomada de decisão.

O dashboard BI Hinc oferece uma visão completa sobre os principais indicadores utilizados por construtoras e incorporadoras, como:

  • Indicadores financeiros do negócio;
  • Previsibilidade de entrada e saída;
  • Fluxo de caixa;
  • Markup;
  • Valor Presente Líquido (VPL);
  • Taxa Interna de Retorno (TIR);
  • Retorno Sobre o Capital Total do Investidor (ROIC);
  • Lucratividade (LUC);
  • Taxa Mínima de Atratividade (TMA);
  • Payback;
  • Desempenho de sucesso;
  • Indicador de Desempenho de Prazo (IDP);
  • Índice de Desempenho de Custo (IDC);
  • Vendas;
  • Inadimplência.

Saiba como criar dashboards e indicadores exclusivos para sua construtora ou incorporadora. Fale com nossos especialistas e conheça o Hinc.