Liderança estratégica na construção civil: como ter uma equipe motivada e alcançar resultados


Liderança estratégica na construção civil: como ter uma equipe motivada e alcançar resultados

O líder desempenha um papel preponderante no desempenho do time. Uma liderança estratégica busca fornecer aos profissionais os meios e recursos necessários para que eles possam entregar mais resultados e com mais qualidade.

A motivação e o engajamento dos colaboradores são centrais nesta estratégia, fazendo com que eles verdadeiramente se sintam parte da empresa e entendam que são fundamentais para bater as metas estabelecidas.

A seguir, vamos entender melhor como funciona  a liderança estratégica e como aplicá-la. Boa leitura!

Baixe agora: Infográfico | Tipos de liderança na construção civil

O que é liderança estratégica na construção civil?

Liderança estratégica é aquela liderança voltada a resultados, aliando pessoas e processos para ajudar o time a entregar a melhor performance.

Ao contrário de outros perfis de líderes, o gestor estratégico é 100% focado no crescimento da empresa e nas metas que o time deve alcançar.

Para isso, a liderança estratégica pauta-se muito pela inovação, buscando ferramentas, metodologias e processos que ajudem as equipes a entregar mais e melhores resultados.

A autonomia e a colaboração são outras características importantes neste tipo de gestão. O líder estratégico envolve todos os colaboradores na tomada de decisões no dia a dia da empresa. A confiança para isso vem do investimento na formação de novos líderes internos, a partir da capacitação profissional.

O envolvimento e a valorização do potencial dos membros do time fazem parte de uma estratégia para a criação de um sentimento de pertencimento. O objetivo é gerar mais motivação e engajamento e promover um ambiente de trabalho mais saudável.

Qual a importância da liderança estratégica em construtoras e incorporadoras?

A liderança estratégica pode ser altamente benéfica para construtoras e incorporadoras. Isso porque a realidade do setor da construção civil demanda líderes que entreguem resultados esperados pela empresa e com grande capacidade de adaptação às idas e vindas do mercado.

Ao adotar uma forma de gestão com foco no aspecto estratégico, o líder consegue extrair o melhor desempenho da sua equipe e garantir a execução das tarefas dentro dos parâmetros combinados. E uma melhor performance reflete-se na produtividade do time, que, como vimos, não só produz mais, como entrega resultados com mais qualidade.

Vale notar ainda um ganho que se dá no âmbito interno das empresas. Ao manter a equipe sempre motivada e engajada, a liderança estratégica contribui para a atração de novos talentos e para a retenção dos bons profissionais que já fazem parte do time, reduzindo a rotatividade dos quadros (turnover).

Assista: [Hinc Talks 2022] Gestão Comportamental

Como a liderança estratégica pode aumentar o engajamento da equipe?

Como comentamos, a liderança estratégica costuma adotar uma série de ações para motivar e engajar o time, como o incentivo à autonomia e à colaboração na tomada de decisões e a formação de novos líderes.

Para isso, no entanto, o líder deve seguir algumas medidas que possibilitem essa relação tão benéfica. Destacamos:

Feedbacks periódicos

Para despertar o senso de pertencimento na equipe e mantê-la engajada, a liderança estratégica deve promover a cultura do feedback. E não se trata de uma via de mão única: o líder deve fornecer, mas também coletar as opiniões e observações dos seus liderados.

O ideal é que isso aconteça regularmente e que os feedbacks sejam dados tanto em nível individual quanto coletivo. É importante que o gestor forneça comentários baseados não apenas na sua observação, mas também em indicadores de desempenho e outros dados.

Comunicação aberta

Na mesma linha dos feedbacks, o líder deve manter um canal de comunicação sempre aberto com os membros do time. Isso serve, sobretudo, para a troca constante de ideias, tão importante para o alinhamento de expectativas e necessidades.

Esta estratégia também deve abarcar reuniões periódicas com a participação de todos. A ideia é, entre outras coisas, identificar falhas, deixar claras as tarefas, corrigir rumos e apresentar os resultados conquistados até então.

Estímulo à inovação

A inovação é um pilar importante para promover a cultura de aprendizado dentro da equipe. Como vimos, na liderança estratégica, o líder busca recursos que facilitam e potencializam a atuação da equipe.

Isso é importante para que os colaboradores sintam que estão entendendo bem e colaborando com os resultados da empresa. Mais uma vez, os impactos podem ser sentidos na motivação e engajamento do time.

Reconhecimento do esforço

Um dos aspectos mais básicos para a motivação de um profissional é reconhecer seu esforço. Na liderança estratégica, o gestor não deve guardar elogios e comentários construtivos para si. Pelo contrário: sempre que for merecido, o funcionário deve ser elogiado.

Vale dizer que o reconhecimento não precisa se restringir a palavras. Sempre que possível, a empresa pode prever a concessão de prêmios, bônus ou promoções para os colaboradores que alcançarem resultados excepcionais.

Treinamento e capacitação

Por fim, o aprimoramento profissional é outro elemento-chave na motivação e engajamento dos colaboradores. O que se busca é uma situação ganha-ganha: o funcionário sente-se valorizado e em constante evolução, e a empresa conta com trabalhadores cada vez mais produtivos e com potencial para trazer bons resultados.

A capacitação e o treinamento também ajudam a consolidar a cultura, a visão e os valores da empresa. Assim, tem-se profissionais cada vez mais identificados com a organização em que trabalham.

A liderança estratégica é essencial para o aumento da produtividade. Porém, ela deve ser aplicada em conjunto com outras medidas que ajudem os funcionários a render cada vez mais. Baixe o e-book Produtividade na construção civil: eleve seus resultados com dicas que funcionam e saiba mais!