Fazer mais com menos. Essa frase representa o objetivo de toda empresa: como produzir mais, mantendo a qualidade, mas gastando menos (tempo e recursos)? Ao longo dos anos, diversas ferramentas surgiram com esse propósito, mas talvez a mais bem-sucedida e eficaz delas seja a Metodologia Lean.
Neste post, veja o que é a Metodologia Lean, seus objetivos, como ela ajuda a aumentar a produtividade e reduzir o retrabalho e os benefícios da sua implantação. Acompanhe!
O que é a Metodologia Lean?
Desenvolvida pela Toyota, a Metodologia Lean busca tornar os processos da empresa mais enxutos, sobretudo por meio da eliminação de desperdícios. E isso envolve todas as operações da organização: do uso de matéria-prima ao número de colaboradores, os processos e o espaço físico envolvidos no projeto.
Para que possa ser aplicada, a Metodologia Lean exige uma reestruturação interna da empresa. Seu objetivo é tornar a gestão mais eficiente ao identificar e manter apenas o que é realmente necessário para se alcançar os resultados propostos. A ideia é simplificar um processo para torná-lo mais eficiente e, assim, agregar mais valor ao que é entregue.
E embora tenha surgido em uma fabricante de automóveis, essa metodologia se provou eficaz para outros tipos de negócios, ajudando organizações de diferentes setores a reduzir custos, aumentar sua produtividade e potencializar sua competitividade.
Qual o principal objetivo por trás da metodologia Lean?
O principal objetivo é reduzir o tempo e os recursos utilizados pela empresa. Ao se propor enxugar os processos ao máximo, o que se almeja é eliminar possíveis obstáculos (falhas, gargalos, retrabalho etc) que podem estar impedindo que a organização alcance sua máxima eficiência.
Quando falamos que é preciso uma reestruturação interna da companhia, isso também envolve uma mudança no mindset de todos os envolvidos. É preciso, portanto, que ela seja um ponto central na cultura organizacional.
Isso vai permitir dar mais fluidez às atividades, reduzir ruídos na comunicação e dar mais foco para que o trabalho seja entregue no prazo certo, utilizando os recursos disponíveis e com a máxima qualidade possível.
Como é possível reduzir o retrabalho e melhorar a produtividade conforme a filosofia Lean?
A filosofia Lean consegue, por meio das melhorias implementadas, reduzir – quando não eliminar – a necessidade de retrabalho, o que impacta diretamente na capacidade produtiva da empresa.
Algumas dicas para alcançar esses objetivos:
Conhecer o que está envolvido nos processos
O aumento da produtividade começa pela compreensão dos elementos que estão envolvidos nos processos. Via de regra, são três: equipamentos e materiais, procedimentos e pessoas.
A filosofia Lean abrange esses três componentes, de modo a buscar a máxima eficiência e qualidade.
Utilizar ferramentas
Para muitos, a metodologia entra no rol dos métodos ágeis. E, como tal, ela conta com ferramentas que auxiliam na organização dos ciclos produtivos. E, como sabemos, organização é fundamental para uma maior produtividade. Dentre os recursos podemos citar, especialmente, o ciclo PDCA e o Kanban.
Padronizar e melhorar
Outros aliados da produtividade são a padronização e a melhoria contínua. Trabalhos padronizados permitem trazer mais eficiência às operações, sendo capaz de uniformizar atividades e processos. Com isso, torna-se mais fácil reconhecer falhas e evitar que elas se repitam.
Por sua vez, a melhoria contínua busca criar silos onde os gargalos e desperdício identificados sejam cortados, levando apenas o que há de positivo para a iteração seguinte.
É importante, ainda, que os processos sejam revisados frequentemente, especialmente por meio do acompanhamento dos principais indicadores-chave de desempenho.
Envolver e engajar a equipe
O envolvimento da equipe é chave para aumentar a produtividade e evitar retrabalhos. Um dos pilares para um projeto Lean é justamente a colaboração entre as pessoas e a sua participação nos processos decisórios.
Cabe ao gestor, portanto, capacitar e motivar a equipe em torno da metodologia, garantindo que todos estejam remando para o mesmo lado.
Quais os desperdícios que a Metodologia Lean se propõe a reduzir?
A Metodologia Lean trabalha com 8 fontes de desperdício que precisam ser eliminadas para que se possa implementá-la em todo seu potencial. São elas:
- Espera: tempo de espera por materiais, informações, pessoas ou outros elementos que não estão prontos para usar/agir.
- Defeito: falha no serviço ou defeito no produto que gera a necessidade de retrabalho e, consequentemente, prejuízos.
- Transporte: envolve todo o deslocamento de materiais e outros itens além do necessário, o que pode gerar perda de tempo e dinheiro, além de não agregar valor à entrega.
- Movimentação: semelhante ao transporte, refere-se especificamente ao deslocamento desnecessário de pessoas.
- Estoque: consiste no excesso de matéria-prima ou produtos finais, o que significa recursos parados e risco de deterioração.
- Superprodução: ocorre quando algo é produzido em volume além do necessário em relação à demanda, o que pode gerar estoque e consumir recursos da empresa.
- Superprocessamento: operações ou processos além do necessário, isto é, que não agregam valor ao cliente, nem mesmo indiretamente.
- Intelectual: profissionais que não estão familiarizados com o processo ou que não estão capacitados para executá-lo
5 motivos para implantar a metodologia e ter um projeto Lean
Existem inúmeras vantagens na implementação da metodologia para ter um projeto Lean. Destacamos 5 delas:
Mais eficiência nos processos
A quantidade de processo é um dos motivos que geram atrasos e prejudicam a eficiência de uma empresa. Como vimos, a metodologia tem por objetivo eliminar todos os excessos, e isso inclui ciclos produtivos, atividades e etapas desnecessárias, que não criam soluções e não agregam valor à entrega.
Aumento da produtividade
Aumentar a produtividade sem perder a qualidade é um dos seus grandes trunfos. Para isso, é preciso que as soluções sejam empregadas conforme a demanda, criando ciclos produtivos de alto desempenho e eliminando a necessidade de retrabalho.
Redução de custos
Ela abrange toda a cadeia produtiva, identificando fontes de desperdício e gastos extras para proporcionar processos mais enxutos e utilizar apenas os recursos realmente necessários. E a consequência natural desses esforços é a redução dos custos operacionais.
Isso impacta diretamente na saúde financeira da empresa, dando fôlego para aquelas que estão perdendo espaço e impulsionando as organizações que ainda buscam ganhar relevância.
Foco no cliente
O mercado passa por mudanças, e o consumidor busca algo além do simples ato de adquirir um produto ou serviço. A experiência do cliente é um fator com cada vez maior peso e, por isso, é preciso que as empresas busquem formas para alegrar mais valor ao que é entregue aos compradores.
Em um projeto Lean é possível identificar falhas na experiência do cliente (incluindo o atendimento), possibilitando que os processos sejam realizados com alto nível de qualidade e, assim, criando um fluxo de valor otimizado.
Potencializa o lucro
Com os benefícios acima, é esperado que a filosofia Lean também impacte nos lucros da companhia. Afinal, com corte de gastos, processos otimizados e aumento da produtividade, o retorno sobre os investimentos feitos se torna maior e passa a valer a máxima: fazer mais com menos.
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