Como ganhar eficiência e reduzir recursos com a Metodologia Lean


Como ganhar eficiência e reduzir recursos com a Metodologia Lean

Fazer mais com menos. Essa frase representa o objetivo de toda empresa: como produzir mais, mantendo a qualidade, mas gastando menos (tempo e recursos)? Ao longo dos anos, diversas ferramentas surgiram com esse propósito, mas talvez a mais bem-sucedida e eficaz delas seja a Metodologia Lean.

Neste post, veja o que é a Metodologia Lean, seus objetivos, como ela ajuda a aumentar a produtividade e reduzir o retrabalho e os benefícios da sua implantação. Acompanhe!

O que é a Metodologia Lean?

Desenvolvida pela Toyota, a Metodologia Lean busca tornar os processos da empresa mais enxutos, sobretudo por meio da eliminação de desperdícios. E isso envolve todas as operações da organização: do uso de matéria-prima ao número de colaboradores, os processos e o espaço físico envolvidos no projeto.

Para que possa ser aplicada, a Metodologia Lean exige uma reestruturação interna da empresa. Seu objetivo é tornar a gestão mais eficiente ao identificar e manter apenas o que é realmente necessário para se alcançar os resultados propostos. A ideia é simplificar um processo para torná-lo mais eficiente e, assim, agregar mais valor ao que é entregue.

E embora tenha surgido em uma fabricante de automóveis, essa metodologia se provou eficaz para outros tipos de negócios, ajudando organizações de diferentes setores a reduzir custos, aumentar sua produtividade e potencializar sua competitividade.

Qual o principal objetivo por trás da metodologia Lean?

O principal objetivo é reduzir o tempo e os recursos utilizados pela empresa. Ao se propor enxugar os processos ao máximo, o que se almeja é eliminar possíveis obstáculos (falhas, gargalos, retrabalho etc) que podem estar impedindo que a organização alcance sua máxima eficiência.

Quando falamos que é preciso uma reestruturação interna da companhia, isso também envolve uma mudança no mindset de todos os envolvidos. É preciso, portanto, que ela seja um ponto central na cultura organizacional.

Isso vai permitir dar mais fluidez às atividades, reduzir ruídos na comunicação e dar mais foco para que o trabalho seja entregue no prazo certo, utilizando os recursos disponíveis e com a máxima qualidade possível.

Como é possível reduzir o retrabalho e melhorar a produtividade conforme a filosofia Lean?

A filosofia Lean consegue, por meio das melhorias implementadas, reduzir – quando não eliminar – a necessidade de retrabalho, o que impacta diretamente na capacidade produtiva da empresa.

Algumas dicas para alcançar esses objetivos:

Conhecer o que está envolvido nos processos

O aumento da produtividade começa pela compreensão dos elementos que estão envolvidos nos processos. Via de regra, são três: equipamentos e materiais, procedimentos e pessoas.

A filosofia Lean abrange esses três componentes, de modo a buscar a máxima eficiência e qualidade.

Utilizar ferramentas

Para muitos, a metodologia entra no rol dos métodos ágeis. E, como tal, ela conta com ferramentas que auxiliam na organização dos ciclos produtivos. E, como sabemos, organização é fundamental para uma maior produtividade. Dentre os recursos podemos citar, especialmente, o ciclo PDCA e o Kanban.

Padronizar e melhorar

Outros aliados da produtividade são a padronização e a melhoria contínua. Trabalhos padronizados permitem trazer mais eficiência às operações, sendo capaz de uniformizar atividades e processos. Com isso, torna-se mais fácil reconhecer falhas e evitar que elas se repitam.

Por sua vez, a melhoria contínua busca criar silos onde os gargalos e desperdício identificados sejam cortados, levando apenas o que há de positivo para a iteração seguinte.

É importante, ainda, que os processos sejam revisados frequentemente, especialmente por meio do acompanhamento dos principais indicadores-chave de desempenho.

Envolver e engajar a equipe

O envolvimento da equipe é chave para aumentar a produtividade e evitar retrabalhos. Um dos pilares para um projeto Lean é justamente a colaboração entre as pessoas e a sua participação nos processos decisórios.

Cabe ao gestor, portanto, capacitar e motivar a equipe em torno da metodologia, garantindo que todos estejam remando para o mesmo lado.

Quais os desperdícios que a Metodologia Lean se propõe a reduzir?

A Metodologia Lean trabalha com 8 fontes de desperdício que precisam ser eliminadas para que se possa implementá-la em todo seu potencial. São elas:

  • Espera: tempo de espera por materiais, informações, pessoas ou outros elementos que não estão prontos para usar/agir.
  • Defeito: falha no serviço ou defeito no produto que gera a necessidade de retrabalho e, consequentemente, prejuízos.
  • Transporte: envolve todo o deslocamento de materiais e outros itens além do necessário, o que pode gerar perda de tempo e dinheiro, além de não agregar valor à entrega.
  • Movimentação: semelhante ao transporte, refere-se especificamente ao deslocamento desnecessário de pessoas.
  • Estoque: consiste no excesso de matéria-prima ou produtos finais, o que significa recursos parados e risco de deterioração.
  • Superprodução: ocorre quando algo é produzido em volume além do necessário em relação à demanda, o que pode gerar estoque e consumir recursos da empresa.
  • Superprocessamento: operações ou processos além do necessário, isto é, que não agregam valor ao cliente, nem mesmo indiretamente.
  • Intelectual: profissionais que não estão familiarizados com o processo ou que não estão capacitados para executá-lo

5 motivos para implantar a metodologia e ter um projeto Lean

Existem inúmeras vantagens na implementação da metodologia para ter um projeto Lean. Destacamos 5 delas:

Mais eficiência nos processos

A quantidade de processo é um dos motivos que geram atrasos e prejudicam a eficiência de uma empresa. Como vimos, a metodologia tem por objetivo eliminar todos os excessos, e isso inclui ciclos produtivos, atividades e etapas desnecessárias, que não criam soluções e não agregam valor à entrega.

Aumento da produtividade

Aumentar a produtividade sem perder a qualidade é um dos seus grandes trunfos. Para isso, é preciso que as soluções sejam empregadas conforme a demanda, criando ciclos produtivos de alto desempenho e eliminando a necessidade de retrabalho.

Redução de custos

Ela abrange toda a cadeia produtiva, identificando fontes de desperdício e gastos extras para proporcionar processos mais enxutos e utilizar apenas os recursos realmente necessários. E a consequência natural desses esforços é a redução dos custos operacionais.

Isso impacta diretamente na saúde financeira da empresa, dando fôlego para aquelas que estão perdendo espaço e impulsionando as organizações que ainda buscam ganhar relevância.

Foco no cliente

O mercado passa por mudanças, e o consumidor busca algo além do simples ato de adquirir um produto ou serviço. A experiência do cliente é um fator com cada vez maior peso e, por isso, é preciso que as empresas busquem formas para alegrar mais valor ao que é entregue aos compradores.

Em um projeto Lean é possível identificar falhas na experiência do cliente (incluindo o atendimento), possibilitando que os processos sejam realizados com alto nível de qualidade e, assim, criando um fluxo de valor otimizado.

Potencializa o lucro

Com os benefícios acima, é esperado que a filosofia Lean também impacte nos lucros da companhia. Afinal, com corte de gastos, processos otimizados e aumento da produtividade, o retorno sobre os investimentos feitos se torna maior e passa a valer a máxima: fazer mais com menos.

Quer saber como aplicar processos mais enxutos e com maior performance de resultados na sua empresa? Fale com nossos especialistas e conheça também a Metodologia Hinc.