Planejamento de metas na construção civil: táticas para medir o avanço e traçar novas rotas


Planejamento de metas na construção civil: táticas para medir o avanço e traçar novas rotas

Planejamento é a chave para o sucesso em qualquer segmento, e na construção civil isso não é diferente. É ele que vai fornecer uma direção e um foco para que a empresa possa focar seus esforços e recursos da maneira adequada para alcançar os resultados almejados.

Neste post, vamos entender melhor sobre o planejamento de metas e a importância de contar com processos e táticas bem definidos para alcançar os objetivos propostos. Acompanhe!

Planejamento Estratégico x Planejamento de Metas

O planejamento de metas nada mais é do que a definição e organização dos objetivos que a empresa pretende alcançar em um determinado período.

Para que isso seja possível, são definidos indicadores de desempenho, que servirão como parâmetros para criar e acompanhar tarefas. Essas métricas devem ser acompanhadas periodicamente e serem acompanhadas de planos de ação, que ajudam a garantir o atingimento das metas propostas.

Já o planejamento estratégico refere-se, como o nome sugere, à organização das estratégias da empresa. Isto é, a organização avalia sua situação atual e elabora projeções para o futuro.

O objetivo do planejamento estratégico é servir como uma espécie de guia para que a empresa chegue ao destino esperado. Ou seja, ele ajuda a definir aonde se deseja chegar (resultados) e como fazer isso.

Em comum, está o fato de que tanto o planejamento de metas quanto o planejamento estratégico estão intimamente associados com os objetivos, a curto, médio e longo prazos, da organização, o que impacta nos rumos e na viabilidade dos processos.

Leia mais: Sua empresa está pronta para um gestão de alta performance? Faça o quiz e descubra agora!

Os principais vilões dos resultados na construção civil

A construção civil enfrenta muitos desafios, uma vez que se trata de um mercado volátil e cujas atividades dependem de inúmeros fatores. Nesse sentido, é importante que construtoras e incorporadoras mantenham-se atentas a falhas e gargalos nos processos, pois elas podem comprometer o cumprimento das metas do negócio.

Alguns dos problemas mais comuns enfrentados pelas empresas do setor são:

Falta de planejamento adequado

Muitas organizações não dão o devido valor à etapa de planejamento. O problema é que a falta de um plano de ação bem estruturado – inclusive referente a custos, prazos e riscos – pode comprometer os resultados e trazer impactos negativos para os processos.

Necessidade de retrabalho

O retrabalho se dá quando uma tarefa não foi realizada como esperado ou não está alinhada a outras atividades, precisando ser refeita. Isso pode acontecer por inúmeros fatores, inclusive a falta de planejamento adequado e pode prejudicar a produtividade do projeto.

Desperdícios

Trata-se de um dos problemas mais recorrentes na construção civil. E não se resume apenas a materiais no canteiro de obras, mas também a outros recursos, incluindo o tempo e os recursos financeiros.

Em estudos desenvolvidos na escola Politécnica da USP concluíram que as perdas materiais chegam a 8% enquanto as perdas financeiras chegam a 30%.

Por óbvio, quanto maior o desperdício, mais difícil se torna para alcançar as metas.

Ocorrência de irregularidades

A existência de irregularidades, sobretudo na execução dos projetos, pode trazer muitas dores de cabeça; isso se forem identificadas. Quando não são encontradas, essas irregularidades podem até mesmo impossibilitar uma solução que seja viável.

Dificuldade no acesso à informação

Para que os indicadores possam ser monitorados e as metas possam ser batidas, é fundamental que a empresa tenha acesso às informações, sejam elas sobre o projeto ou sobre a gestão financeira ou de prazos, por exemplo.

Falta ou excesso de indicadores de desempenho

Os KPIs são peça-chave para a entender a operação, analisar os resultados conseguidos e realizar comparações com os objetivos traçados para avaliar quão perto (ou distante) a empresa está de alcançá-los.

Os indicadores de desempenho também são uma ferramenta vital para identificar gargalos com rapidez e permitir sua correção antes que se tornem um problema maior.

A grande questão envolvendo indicadores é que muitas empresas pecam pelo excesso, monitorando métricas que nem sempre são relevantes para os seus negócios.

Processos e táticas para alcançar metas em construtoras e incorporadoras

Para montar um planejamento de metas eficaz, existem quatro passos básicos. São eles:

  • Definição dos objetivos estratégicos, táticos e operacionais a curto, médio e longo prazos;
  • Definição do plano de ação, com as estratégias para cada período e os indicadores de desempenho que serão acompanhados.
  • Mensuração dos resultados, principalmente a partir da definição e acompanhamento de metas intermediárias (a curto prazo).
  • Correção de rumos, sempre que necessário.

Uma vez que isso foi feito, é preciso garantir que as metas traçadas sejam de fato alcançadas. Para isso, é necessário:

  • Envolvimento das lideranças, que devem estar cientes das metas e engajadas em atingi-las;
  • Estipular metas simples, seguindo a metodologia SMART (do inglês, um acrônimo para específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais). Além disso, devem ser de fácil compreensão.
  • Dividir os objetivos principais e metas menores e criar planos de ação para garantir que cada etapa seja devidamente concluída.
  • Celebrar conquistas, o que ajuda a manter os times engajados e motivados para o próximo ciclo.

Leia mais: Gestão do Plano de Ação: 8 passos para garantir resultados 

Como elaborar um planejamento de metas: defina a direção a seguir com uma solução de plano de ação + indicadores

Como vimos, ter um controle de projetos e indicadores (de obras e do negócio) permite à empresa ganhar mais previsibilidade para chegar aos objetivos estabelecidos, especialmente com um controle a curto prazo para reagir a mudanças e imprevistos.

Nesse sentido, contar com um plano de ação é essencial para garantir o cumprimento de tudo o que foi previsto no planejamento de metas e no planejamento estratégico. Eles estabelecem as diretrizes a serem seguidas para a execução das atividades.

Para que seja bem-sucedido, é importante contar com o auxílio das ferramentas certas. Soluções especializadas permitem à empresa ter mais controle sobre o que é necessário para alcançar seus objetivos – principalmente sobre os recursos.

O Hinc é uma plataforma de planos de ação destinada a construtoras e incorporadoras. A ferramenta permite organizar e gerenciar o planejamento de metas, inclusive com indicadores e controle de entregas. Além disso, traz mais previsibilidade a prazos e entregas, o que possibilita que os gestores acompanhem a performance das equipes de forma mais precisa.

Para saber como ter a melhor plataforma de planos de ação alinhada à estratégia de negócios da sua construtora ou incorporadora, fale com nossos especialistas e conheça o Hinc.