5 estratégias financeiras (que funcionam!) para construtoras e incorporadoras


5 estratégias financeiras (que funcionam!) para construtoras e incorporadoras

Uma gestão financeira eficiente é o que vai garantir a lucratividade e a saúde financeira do negócio. Mas, para isso, é preciso que haja uma estratégia financeira bem traçada, que contemple todas as fontes de receitas e despesas da empresa, assim como quaisquer elementos que impactem no caixa.

Em um setor que trabalha com valores elevados e que possui altos custos, é muito importante que construtoras e incorporadoras levem esse processo a sério. Afinal, erros na gestão e no planejamento estratégico financeiro podem comprometer o futuro da empresa.

A seguir, vamos entender melhor a importância da estratégia financeira na construção civil e sua aplicação. Acompanhe!

Baixe agora: E-book | Tudo o que você precisa saber sobre previsibilidade financeira na construção civil

A importância da estratégia financeira na construção civil

A gestão das finanças é essencial para que a empresa tenha fôlego para arcar com novos projetos, alcançar seus objetivos e crescer.

A falta de uma estratégia financeira bem feita pode trazer riscos consideráveis ao negócio, como o comprometimento da sua capacidade de cobrir despesas, erros no orçamento dos projetos, o aumento do seu endividamento e a perda de oportunidades de mercado. Como consequência mais grave, a empresa pode até mesmo fechar as portas.

Sendo assim, a boa organização dos recursos financeiros é um aspecto muito importante para que construtoras e incorporadoras possam garantir sua operação, investir em novos projetos e, assim, crescer e maximizar seus lucros. Isso inclui a execução e finalização de obras e o cumprimento do cronograma proposto.

Mas uma estratégia financeira eficiente deve ir além. Ela permite ter total controle sobre o fluxo de caixa, isto é, as receitas e despesas da empresa. Isso se reflete em um melhor planejamento financeiro e em uma maior previsibilidade de caixa.

Dessa forma, a organização consegue trabalhar a mais longo prazo, sabendo quais projetos priorizar e o melhor momento para investir. Uma estratégia financeira também impacta na solidez da empresa, uma vez que ela consegue se proteger melhor contra crises e períodos de baixa ou de instabilidade.

E como uma boa gestão financeira trabalha com base na análise de indicadores, esse processo também fornece aos gestores da construção civil informações-chave para embasar a tomada de decisões estratégicas a curto, médio e longo prazo.

5 dicas para montar a estratégia financeira da sua construtora ou incorporadora

Fazer planejamento estratégico financeiro eficaz na construção civil pode ser bastante desafiador. Afinal, é preciso mapear todos os aspectos da operação da empresa que impactam no caixa da empresa. E, neste setor, isso pode ser bastante complexo.

Para ajudar nesta etapa, separamos as principais medidas para montar uma estratégia financeira eficiente:

Fazer o controle de custos

Uma gestão financeira otimizada começa com o mapeamento das receitas e despesas da empresa. Isso inclui todas as entradas e saídas de dinheiro (fluxo de caixa), fixas ou não.

Como vimos, esse acompanhamento é fundamental para que construtoras e incorporadoras consigam fazer projeções financeiras mais certeiras e se preparar para demandas futuras.

O fluxo de caixa detalhado também é a base para a criação de metas condizentes com a realidade e as potencialidades do negócio, além de facilitar a identificação de possíveis erros nos registros e de gargalos na operação.

Baixe agora: Planilha | Fluxo de caixa para construtoras e incorporadoras

Ter um plano de contingência

A saúde financeira de uma empresa também depende do seu preparo para imprevistos. Problemas de caixa podem levar à falência do negócio. Portanto, construtoras e incorporadoras não podem se dar o luxo de serem pegas desprevenidas. Por isso, é importante ter fontes emergenciais de recursos, seja como uma quantia aplicada ou em linhas de crédito.

Desenvolver lideranças

A formação de lideranças internas é outro aspecto fundamental na definição de uma estratégia financeira eficiente. É papel do líder colocar as ações em prática e garantir que o planejamento financeiro será cumprido.

Para isso, é necessário capacitar os colaboradores com os conhecimentos e habilidades necessárias para se tornarem novos líderes. Trata-se de investir na carreira deles para despertar a capacidade de engajar as pessoas em relação às metas estabelecidas – incluindo as financeiras.

Usar tecnologias que facilitem a rotina

Diante da complexidade do setor da construção civil, o planejamento estratégico financeiro demanda o acompanhamento de muitas variáveis. Nesse sentido, a tecnologia é uma importante aliada para permitir um controle mais preciso das finanças, inclusive com automatização de registros e outras tarefas.

O uso de ferramentas, como um ERP e outros softwares de gestão, ajuda a centralizar dados e informações relevantes. Trata-se, portanto, de um recurso inestimável para que os gestores possam tomar decisões mais embasadas e para facilitar a identificação de problemas.

Também é útil para, a partir da automação, tirar dos colaboradores o peso de tarefas meramente repetitivas, o que pode levar a erros nos registros.

Estabelecer e acompanhar indicadores financeiros

Como comentamos, para que seja preciso, a gestão financeira deve se basear na coleta e acompanhamento de dados.

Para tê-los em mãos, a empresa deve definir quais indicadores financeiros vai monitorar. Eles são fundamentais não apenas para a definição das estratégias, mas para a realização de projeções e para o reconhecimento de anomalias e falhas nas contas.

Alguns exemplos de indicadores financeiros para construtoras e incorporadoras:

  • EBITDA;
  • Margem de Contribuição;
  • Margem Líquida;
  • Margem Bruta;
  • Rentabilidade;
  • Ponto de equilíbrio;
  • Geração de caixa;
  • Payback.

Business Intelligence: a melhor tecnologia para acompanhar indicadores financeiros

Entre as tecnologias que podem ser utilizadas para facilitar o planejamento estratégico financeiro na construção civil está o Business Intelligence. O BI é um conjunto de processos baseados em dados que auxilia na tomada de decisão.

Na construção civil, essa tecnologia pode ser usada para monitorar os principais indicadores financeiros de cada projeto. Com isso, como vimos, torna-se mais fácil identificar problemas, como fontes de desperdícios e lacunas nos processos.

Dessa forma, o Business Intelligence proporciona uma melhor alocação de recursos, redução nas perdas e diminuição dos atrasos. E todos esses ganhos impactam na redução de custos da empresa.

Vale destacar ainda que a adoção do BI permite a integração e a centralização dos dados. Quando combinado com a tecnologia de dashboards, isso colabora para uma análise facilitada dos indicadores.

Falhas, anomalias, oportunidades e tendências podem ser observadas mais facilmente, possibilitando, também, a realização de projeções mais confiáveis.

Por fim, vale apontar que a implementação do Business Intelligence na construção civil depende, entre outras coisas, de uma adequação organizacional.

Em outras palavras, para aproveitar todo o potencial dos dados, construtoras e incorporadoras precisam de uma cultura que seja data driven, que traga esses indicadores para o centro das suas ações e decisões.Para ajudar nesta tarefa, criamos o e-book 12 passos Hinc para aplicar Business Analytics e ampliar resultados na construção civil. Baixe agora e saiba mais!