Como aumentar a eficiência na construção civil?


Como aumentar a eficiência na construção civil?

O Índice Nacional da Construção Civil (Sinapi) fechou 2022 com alta de 10,9%, confirmando que o setor segue pujante no Brasil. E as expectativas seguem positivas para 2023: a indústria prevê um crescimento de 2,5%. Ao confirmar-se, isso significaria três anos consecutivos de expansão acima da média do País.

Para manter essa tendência e aproveitar as oportunidades que ela traz, uma das maiores preocupações das empresas do segmento é buscar formas para tornar sua operação cada vez mais eficiente. Afinal, essa expansão reflete-se em novas demandas e mais projetos para serem planejados e executados.

A seguir, vamos ver como aumentar a eficiência na construção civil e o papel que a tecnologia desempenha neste processo. Acompanhe!

5 dicas para aumentar a eficiência na construção civil

Quando se fala em eficiência na construção civil, é preciso ter em mente que ela abrange muito mais do que o que acontece no canteiro de obras. Do planejamento estratégico à entrega de um projeto, da gestão financeira ao controle de indicadores, é preciso uma abordagem integral que visa otimizar processos e rotinas.

E, para auxiliar nessa missão, existem ferramentas e ações que podem ajudar a tornar essa gestão mais eficiente. Destacamos:

Faça um bom planejamento

Boa parte dos problemas que geram ineficiência ocorrem em função de um planejamento falho. Um bom planejamento é aquele que leva em consideração a realidade da construtora, sendo feito com base em dados.

As informações coletadas devem ser tanto da própria empresa quanto do cenário externo que pode influenciar nos resultados. Isso inclui concorrentes, outros players do mercado e até mesmo a situação do setor e da economia como um todo.

É o planejamento que garante que os recursos (materiais, tecnológicos, pessoais e financeiros) sejam bem manejados, evitando excessos, faltas, desperdícios e retrabalhos. Com isso, o cronograma e o orçamento também são impactados, assegurando que tudo seja realizado dentro dos limites estabelecidos.

Veja como fazer um bom planejamento estratégico para a sua construtora/incorporadora em nosso E-book Planejamento estratégico na construção civil

Tenha uma comunicação clara e objetiva

Uma comunicação eficaz é fundamental para o sucesso da empresa. Ela deve ser feita de forma clara e objetiva, com a meta de aproximar os diferentes setores e pessoas envolvidas e promover um maior alinhamento entre todos.

Quando isso não acontece, as chances de desentendimentos e erros são maiores. E isso pode levar a atrasos e desperdícios que, no final, geram prejuízos financeiros para a empresa. 

Para garantir uma comunicação fluida, é necessário definir não apenas os canais que serão utilizados, mas também envolver representantes de todas as áreas no processo de planejamento. Neste ponto, deve-se definir responsáveis por cada setor.

Por fim, é fundamental que se estabeleça uma rotina de reuniões periódicas para trocar informações e feedbacks. Isso ajuda a promover um maior alinhamento entre todos e garantir que as etapas sejam cumpridas no prazo.

Controle o investimento de recursos

Um erro muito comum na construção civil é basear o investimento em recursos apenas pelo seu preço. A compra de materiais e equipamentos, por exemplo, deve ser feita com base em critérios técnicos e no potencial de geração de benefícios a longo prazo.

Neste setor, vale a máxima: o barato pode sair caro. Cabe à construtora analisar fatores como armazenamento, manutenção, durabilidade, entre outros. Lembrando que um alto investimento em recursos pode indicar problemas de produtividade ou desperdícios. E isso também deve ser considerado.

Identifique os riscos potenciais

O trabalho de identificação e mitigação de riscos é tão importante quanto qualquer outro. A construtora deve mapear e acompanhar possíveis ameaças que possam prejudicá-la, seja do ponto de vista administrativo ou na execução dos projetos.

Vale destacar que os riscos também podem ser positivos. Isso acontece quando eles representam oportunidades de negócio. Ou seja, o acompanhamento de riscos não só evita que a empresa saia perdendo, como pode gerar ganhos.

Acompanhe os indicadores estratégicos

Aumentar a eficiência na construção civil passa, atualmente, por uma gestão data driven. É preciso colocar os dados no centro da tomada de decisões e do planejamento estratégico.

A construtora deve definir quais são os indicadores estratégicos mais relevantes para sua atuação e monitorá-los consistentemente. Esse acompanhamento é o que vai permitir identificar os gaps e encontrar formas de resolvê-los para garantir os resultados esperados.

Como usar tecnologia para aumentar a eficiência da sua construtora

Trabalhar com dados exige o investimento em tecnologias capazes de coletá-los, organizá-los e apresentá-los de forma simples e compreensível. Ferramentas como o Hinc permitem acompanhar indicadores e criar planos de ação, sendo poderosas aliadas para aumentar a eficiência da construtora.

Por meio de dashboards, o Hinc permite realizar toda a gestão de performance para construtoras e incorporadoras, centralizando e unificando dados, acompanhando os principais indicadores estratégicos e monitorando as etapas e tarefas delegadas. Tudo em uma única ferramenta que pode ser integrada a outros softwares do mercado.

Acesse Como o Hinc e o Sienge ajudaram a otimizar a gestão da Dimas Construções e saiba como sua empresa pode se beneficiar desses recursos!