Gestão financeira na construção civil: 5 dicas de gestão financeira para controlar seus resultados


Gestão financeira na construção civil: 5 dicas de gestão financeira para controlar seus resultados

A gestão financeira nada mais é do que as ações colocadas em prática para controlar as finanças da empresa. Isso inclui entradas, saídas, monitoramento da inadimplência, previsões, entre outros elementos relacionados ao caixa da companhia.

Na construção civil, a gestão financeira é especialmente desafiadora. Além de ser um setor que movimenta altos valores, o gerenciamento das finanças é, em si, muito complexo, principalmente pelo sem-fim de variáveis que existem no canteiro de obras.

Há, ainda, fatores como a demora para conquistar novos clientes e as taxas relativamente altas de inadimplência que marcam o setor.

Por tudo isso, realizar uma gestão financeira eficiente é ponto-chave não apenas para o crescimento, mas para a sobrevivência de construtoras e incorporadoras em um mercado tão concorrido.

Como fazer gestão financeira eficiente na construção civil

Uma gestão financeira eficiente na construção civil é o que vai permitir às empresas preservarem sua margem de lucro e manter o fluxo de caixa positivo. Esse capital é o que vai possibilitar manter as contas em dia e, mais do que isso, pode garantir seu crescimento e sua saúde financeira.

A questão é que a realidade de muitas construtoras e incorporadoras passa longe do ideal. Muitas empresas não possuem uma gestão financeira otimizada, o que leva a um descontrole das finanças.

A falta de uma noção precisa de como está o caixa prejudica o planejamento estratégico. Isso pode levar, por exemplo, a erros nos orçamentos dos projetos, o que abre caminho para problemas como excesso ou falta de recursos e, no fim, atrasos no cronograma previsto.

Outro aspecto que merece atenção é o controle da inadimplência. Quando não há uma gestão financeira bem feita, a empresa pode perder o controle dos seus devedores, dos valores em atraso e dos prazos.

O mesmo ocorre com as contas a pagar. A falta de uma gestão centralizada prejudica a previsibilidade financeira da companhia, que não consegue acompanhar as despesas, as entradas e as datas em que elas deveriam acontecer.

Isso pode levar a empresa a perder o foco a longo prazo e planejar gastos com um dinheiro que ela não tem. Com isso, acaba-se comprometendo sua capacidade de arcar com seus compromissos, gerando dívidas e pendências financeiras.

Vale dizer, também, que a gestão financeira não se resume apenas ao controle de entradas, saídas e prazos. Ela é responsável por analisar os resultados a partir do monitoramento de indicadores financeiros, tanto de perda quanto de rentabilidade.

Para gerenciar todas essas frentes, a tecnologia é aliada indispensável da gestão financeira na construção civil. Com tantas variáveis e fontes de despesas, é importante que esse processo seja automatizado e mantenha-se sempre atualizado.

Um controle de finanças otimizado permite uma melhor tomada de decisões. É possível otimizar o uso de recursos (inclusive humanos), realizando orçamentos e cronogramas mais precisos e condizentes com cada projeto.

Com mais previsibilidade financeira, torna-se mais fácil planejar ações a longo prazo. Isso ajuda, aliás, na redução de riscos, pois a empresa sabe exatamente com quais recursos pode contar e em que momento investir.

Baixe: Planilha | Fluxo de caixa para construtoras e incorporadoras.

5 dicas de gestão financeira para construtoras e incorporadoras

Por mais complexa que seja a gestão financeira de construtoras e incorporadoras, felizmente existem algumas práticas e ferramentas que ajudam a otimizar esse processo. Entre outras coisas, elas permitem que a equipe tenha mais controle dos indicadores e consiga estabelecer planos de ação para solucionar possíveis problemas.

As principais são:

Faça o mapeamento financeiro

Ter uma visão 360º de todas as finanças é fundamental para ter mais controle sobre as finanças. Sem essa compreensão, não é possível realizar uma gestão verdadeiramente eficiente.

Por isso, as empresas devem mapear todo o seu processo financeiro. Isso passa por identificar todo o tipo de movimentação, as despesas recorrentes, bem como os gastos fixos e variáveis.

Elabore um cronograma físico-financeiro

Trata-se de um documento que combina o orçamento com o cronograma de cada projeto. Nele, devem ser listadas todas as etapas da obra, detalhando os gastos necessários e o prazo para sua finalização.

O cronograma físico-financeiro ajuda a empresa a visualizar os períodos em que terá que desembolsar maiores quantias. Assim, é possível planejar-se com mais antecedência, tanto para garantir dinheiro em caixa quanto para evitar realizar investimentos neste período.

Faça a apropriação dos custos da obra

Apropriar os custos da obra é fazer o lançamento das contas a pagar para entender o valor total de um projeto – o que inclui os gastos que não estavam previstos no orçamento.

Durante a execução de uma obra, existem muitos fatores que podem interferir no seu andamento. Desde a baixa produtividade dos trabalhadores até questões climáticas, é muito difícil manter um projeto dentro do orçamento e do cronograma inicialmente planejados.

Ao apropriar os custos, fica mais fácil identificar e corrigir falhas, evitando que a obra se torne mais cara. Essa medida também ajuda a entender variáveis como custo por metro quadrado, que podem ser importantes balizadores de decisões no futuro.

Acompanhe e analise o fluxo de caixa

A diferença entre os valores recebidos e pagos em um determinado período de tempo compõem o fluxo de caixa. Trata-se de um dos mais importantes indicadores financeiros da construção civil.

Sem um controle eficiente de entradas e saídas, a empresa pode acabar assumindo compromissos que não tem condições de arcar. Por meio do fluxo de caixa, ela consegue entender as flutuações de capital ao longo dos meses e, assim, ganha previsibilidade financeira.

Conte com uma ferramenta de gestão de performance

Com tantos indicadores e variáveis que devem ser monitorados, é importante contar com ferramentas que auxiliem na gestão financeira da construtora ou incorporadora.

Existem softwares especializados para o setor da construção civil. Eles centralizam as principais informações financeiras da empresa, automatizando tarefas, facilitando a previsibilidade financeira, gerando relatórios e fornecendo insights para embasar a tomada de decisões.

O Hinc é uma plataforma de gestão de acompanhamento de desempenho para construtoras e incorporadoras. A ferramenta centraliza os indicadores estratégicos e táticos em dashboards e otimiza a gestão de planos de ação.

Com o Hinc, a empresa tem uma visão clara de seus indicadores nos dashboards e consegue monitorar os objetivos e metas e definir planos de ação com atividades conectadas aos colaboradores.

Conheça o Hinc, veja suas funcionalidades e entenda como ele pode ajudar na gestão financeira da sua empresa!