Glossário da construção civil: termos que todo gestor precisa conhecer


Glossário da construção civil: termos que todo gestor precisa conhecer

Melhorar a comunicação, aumentar a produtividade, otimizar a gestão financeira, facilitar o gerenciamento de equipes e projetos. Talvez esses sejam os objetivos de qualquer empresa. E na construção civil não é diferente.

Em um setor conhecido por problemas relacionados a prazos e custos, é preciso que as organizações busquem formas de tornar suas rotinas e processos mais eficientes. E não bastasse essas dificuldades, soma–se a isso a competitividade crescente deste mercado e a necessidade de uma gestão com margens de erro cada vez menores.

Felizmente, construtoras e incorporadoras podem se beneficiar do caminho traçado por outras indústrias e incorporar às suas atividades uma série de ferramentas, metodologias, indicadores e boas práticas que ajudam a resolver algumas das dores comuns ao setor.

Práticas e ferramentas que todo gestor da construção civil precisa conhecer

Conhecer essas possibilidades de melhorar a gestão não basta. Embora muitos termos já façam parte do dia a dia de muitos gestores da construção civil, nem sempre fica claro os benefícios que essas medidas podem trazer nem como elas podem ser aplicadas à realidade do setor.

Temos exemplos de metodologias: PDCA, Scrum, Kanban, Lean. Há também os avanços da tecnologia: automação de processos, Business Intelligence, ERP, API. Além de abordagens, indicadores e outros recursos,

Com o objetivo de ajudar os gestores da construção civil a entender quais metodologias e ferramentas podem ser usadas e de que forma aplicá-las à sua realidade, preparamos o Glossário da construção civil – termos que todo gestor precisa conhecer.

Acesse, conheça e saiba como eles podem ajudar a sua empresa!