HINC TALKS: Lean Construction aplicado em projetos de alto desempenho


HINC TALKS: Lean Construction aplicado em projetos de alto desempenho

As metodologias ágeis de gestão de projetos são práticas e ferramentas que ajudam as empresas a conquistarem melhores resultados. Quando falamos do setor da construção civil, o lean construction é um dos métodos que pode trazer mais benefícios para construtoras e incorporadoras, ajudando a tornar os processos mais eficientes.

Do respeito ao orçamento planejado ao cumprimento dos prazos estipulados, da redução de desperdícios ao aumento da qualidade nas entregas, a aplicação do lean construction na construção civil impacta diretamente na competitividade das empresas e do segmento como um todo.

A seguir, vamos entender melhor sobre esta metodologia e sua aplicação no dia a dia de incorporadoras e construtoras. Boa leitura.

O que é e por que adotar Lean Construction na construção civil?

Lean construction é uma metodologia que se baseia em enxugar processos e tornar a operação da empresa mais enxuta. Para isso, ela foca na otimização de fluxos de trabalho e na simplificação de rotinas, mantendo apenas o que é de fato necessário para realizar as tarefas.

Na construção civil, o lean construction é especialmente relevante para a execução dos projetos. Com ela, as empresas garantem uma maior organização de tudo o que envolve a obra. E isso tem impacto nos custos, na qualidade e até mesmo nos prazos.

A metodologia lean construction é calcada em alguns princípios básicos, que ajudam a entender melhor como ela funciona. Entre eles, destacam-se:

Eliminar o supérfluo: deve ser mantido apenas aquilo que contribui para a execução de uma tarefa.

  • Agregar valor: durante o planejamento, é preciso considerar as necessidades do cliente para aumentar o valor percebido do produto.
  • Padronizar processos: para manter as rotinas enxutas, é fundamental adotar padrões que reduzam a variabilidade entre um projeto e outro.
  • Just in time: trata-se do planejamento dos prazos para evitar atrasos. O lean construction se organiza em ciclos de trabalho para organizar as tarefas e trabalhar com estimativas de conclusões mais precisas.
  • Dar mais transparência: abordagem que visa tornar os processos mais simples e facilitar a identificação de falhas e pontos de melhoria. O objetivo é garantir a melhoria contínua.

A estrutura enxuta proporcionada pela adoção da metodologia lean construction na construção civil traz ganhos nas mais diversas frentes.

Uma delas é a redução de desperdícios. Por meio de métodos e tecnologias, busca-se ganhar eficiência, por exemplo, no cálculo e na compra de materiais para a obra, bem como no controle do seu uso.

O aumento da produtividade é outro benefício importante. Ao tornar as rotinas mais enxutas, excluindo o que não agrega valor, é possível produzir mais a partir de estratégias, prazos e orçamentos mais factíveis. Tudo isso sem comprometer a qualidade da entrega final.

Aliás, pelo contrário: como gera um ciclo de melhoria contínua, essa metodologia permite que os conhecimentos e aprendizado se acumulem, melhorando a qualidade a cada ciclo.

O lean construction também proporciona a redução de custos. Isso se dá não só pela redução dos desperdícios, mas pela diminuição de erros e, consequentemente, dos retrabalhos.

Outra dor crônica do setor da construção civil que pode ser amenizada a partir desta metodologia é o cumprimento dos prazos. Como vimos, o lean construction aumenta a produtividade e traz mais organização e padronização para as atividades de construtoras e incorporadoras.

Entre outras coisas, isso torna as empresas mais preparadas para prever problemas e preparar planos de ação para lidar com quaisquer obstáculos que possam ameaçar sua eficiência.

Sua empresa está pronta para uma gestão de alta performance? Faça o quiz e descubra agora!

Como aplicar Lean Construction nos projetos da sua construtora ou incorporadora?

Como pudemos observar nos princípios do lean construction, a implementação desta metodologia passa por um planejamento estratégico detalhado e organizado. Tudo deve estar em ordem antes de começar, para que não seja necessário realizar ajustes no meio do caminho.

Isso posto, existem quatro etapas básicas para a adoção do lean construction na construção civil:

Faça um plano de implementação da metodologia

Um planejamento bem feito é importante para assegurar que as etapas e tarefas estejam claras e bem estruturadas, assim como o escopo, o orçamento e o prazo de cada projeto. Ele também deve trazer uma previsão de possíveis problemas, bem como planos de ação detalhados em caso de necessidade. 

Identifique e reduza atividades que não geram valor

Como comentamos, o principal pilar do lean construction é tornar as operações mais enxutas, mantendo apenas o estritamente necessário para a realização das atividades.

É indispensável que se faça um mapeamento dos processos e que se identifique aqueles que possam estar gerando desperdícios e gastos desnecessários ou que não contribuem, de fato, para a execução das tarefas.

Uma vez mapeadas, deve-se avaliar se o fluxo de trabalho pode seguir sem essas atividades. Caso seja possível, elas podem ser eliminadas.

Estabeleça metas e acompanhe os resultados

O lean construction demanda a definição de metas factíveis e condizentes com a realidade da construtora ou incorporadora. Além disso, a criação de metas intermediárias é importante para que se possa acompanhar o progresso de cada etapa/tarefa.

Nesse sentido, a definição de indicadores de performance que ajudem a monitorar as rotinas da empresa e acompanhar os resultados obtidos é chave na aplicação do lean construction. É a partir desse acompanhamento que será possível encontrar oportunidades de cortes e melhorias ou a necessidade de mudança de estratégias para alcançar as metas planejadas.

Melhore a comunicação entre a equipe

A transparência é outro aspecto fundamental na aplicação do lean construction na construção civil. Para ter processos mais transparentes, é essencial garantir um fluxo aberto de comunicação com a equipe, reduzindo atritos e ajudando na construção de um ambiente que proporcione a melhoria contínua e a colaboração.

Existem ferramentas que ajudam na divisão, atribuição e gestão de tarefas, bem como a troca de informações e mensagens entre o time, potencializando a transparência nas rotinas da empresa.

Para saber mais sobre o lean construction na construção civil, confira o Hinc Talks com Rodrigo Rosseto, sócio fundador da TAKT Engenharia.

O Hinc Talks reúne diversos especialistas e grandes nomes do mercado para palestrar sobre performance, cultura e estratégia corporativa. São três trilhas de conteúdo: Cultura e Estratégia, Pessoas e Indicadores e Processos.

Assista: