Saiba tudo sobre as metodologias ágeis de gestão de projetos


Saiba tudo sobre as metodologias ágeis de gestão de projetos

Metodologias ágeis de gestão de projetos são técnicas e ferramentas voltadas para dar mais agilidade ao gerenciamento, execução e entrega de projetos.

Para que isso seja possível, essas estratégias se baseiam na criação de ciclos iterativos curtos e incrementais. Ou seja, que eles podem ser repetidos, replicados, escalados e melhorados.

O resultado é um processo dinâmico de melhoria constante, em que cada projeto presente contribui para melhorar no futuro. Isso traz mais flexibilidade em relação às metas e adaptabilidade dos ciclos de trabalho.

Com isso, há uma otimização na resolução de problemas e do uso de recursos, um aumento da resiliência e, sobretudo, da capacidade de inovar do negócio. Colocando em outras palavras, essas abordagens são vitais para a competitividade da empresa no mercado.

As metodologias ágeis para gestão de projetos também focam no fator humano. Para isso, elas buscam integrar as equipes em torno de um único objetivo. A ideia é aumentar a eficiência e a produtividade dos times, além de trazer mais clareza sobre cada etapa.

Tudo isso é feito para garantir a excelência ao longo do projeto, sem deixar de lado a preocupação com a qualidade das entregas.

Importância das metodologias ágeis de gestão de projetos

A implementação das metodologias ágeis de gestão de projetos pode trazer benefícios para a empresa, principalmente no que se refere à qualidade das suas entregas. Para entender sua importância, vamos nos aprofundar em algumas das vantagens:

Mais rapidez nas entregas

“Ágeis” refere-se justamente à possibilidade de encurtar prazos e entregar ao cliente o que ele precisa de forma mais rápida, sem abrir mão da qualidade da entrega. Isso se deve, sobretudo, ao fato de que cada etapa tem validade diretamente com o cliente. Assim, reduz-se o risco de falta de alinhamento e evita-se perder tempo e recursos.

Mais flexibilidade e adaptabilidade

A gestão do projeto é feita com foco na entrega de valor para o cliente. Ao se trabalhar em ciclos curtos, torna-se mais fácil fazer adaptações e correções, e a aprovação ocorre de forma mais rápida.

Além disso, como as equipes atuam de maneira integrada e com mais autonomia, há também mais flexibilidade para se buscar soluções para possíveis problemas e gargalos. O resultado é um aumento da produtividade e da eficiência dos times.

Mais qualidade e menos riscos

Com as metodologias ágeis, é natural que a qualidade das entregas aumente. Isso porque, por meio de ciclos curtos e validações constantes, garante-se que, no final, cada etapa do projeto tenha sido testada e aprovada. Outro reflexo disso é um melhor gerenciamento de riscos e, consequentemente, um aumento da segurança ao longo do desenvolvimento.

Mais colaboração e independência

A união dos esforços é uma das marcas das metodologias ágeis de gestão de projetos. Isso passa, por exemplo, pela criação de grupos multidisciplinares para encontrar soluções, sempre de forma colaborativa.

Ao mesmo tempo, o gestor garante às equipes mais independentes lidar com esses problemas, sem a necessidade de tantas preocupações burocráticas que levam à perda de tempo.

Melhor comunicação e mais transparência

A melhoria da comunicação interna é outro fator importante. Muitas dessas metodologias buscam estabelecer o diálogo e a troca de ideias constantes (muitas vezes, diariamente). O objetivo é dar mais transparência a todos, eliminando ruídos, evitando ambiguidades e alinhando processos e necessidades.

Quais os tipos de metodologias ágeis?

Existem muitos tipos de metodologias ágeis de gestão de projetos que podem ser aplicados na empresa. Acima de tudo, é importante ter em mente que eles devem ser adaptados às necessidade e à realidade de cada negócio; não existe fórmula pronta.

Sendo assim, a escolha da melhor abordagem deve ser feita de acordo com o que faz mais sentido para o projeto em desenvolvimento. Cada método funciona como uma ferramenta. Assim, o ideal é buscar aquele que melhor se encaixa nas particularidades de cada empresa.

A adoção de qualquer metodologia ágil deve partir de um planejamento. Isso envolve a definição dos responsáveis por cada projeto e das metas e objetivos que se espera alcançar. Tudo deve ser documentado justamente para que possa agregar às análises futuras. Isso posto, destacamos 6 das principais alternativas de metodologias ágeis de gestão de projetos:

Scrum

O Scrum é um dos métodos mais conhecidos e empregados nas empresas. Seu objetivo é auxiliar na gestão de projetos cujas entregas devem acontecer a curto prazo.

Essa metodologia se baseia na criação de ciclo iterativos chamados de sprints. Em cada sprint, são definidos os responsáveis por cada atividade e estipulados os prazos. Ao final de um ciclo, realiza-se a revisão do que foi feito. Somente após sua aprovação é que se passa à próxima etapa.

A implementação do Scrum traz mais produtividade às equipes e ajuda a promover soluções inovadoras que otimizem processos e operações. É assim que ele ajuda a alcançar entregas mais rápidas e com qualidade.

Com o Scrum, é fácil acompanhar o status de cada etapa do projeto e administrar o cumprimento dos prazos. Isso é fundamental para alinhar expectativas e esforços e dar mais transparência ao processo.

Kanban

O Kanban é uma metodologia ágil que traz um elemento visual para a gestão de projetos. Nele, trabalha-se com checklists que contêm todas as atividades que fazem parte do projeto. Embora haja variações, elas devem ser divididas em três colunas: “a fazer”, “fazendo” e “feito”.

A ideia por trás do Kanban é facilitar e agilizar a compreensão de todas as etapas do projeto. Todos sabem onde cada membro do time se encontra, o que já foi feito e o que deve ser concluído. Isso promove um melhor alinhamento entre os membros da equipe e permite identificar gargalos e atrasos.

Pode-se, ainda, aprofundar a questão visual e trabalhar com cores diferentes, tornando ainda mais rápido o entendimento do todo. O Kanban pode ser adotado tanto de forma física, isto é, por meio de um quadro na parede, quanto em ferramentas virtuais, como Trello.

Scrumban

Como o nome sugere, o Scrumban é a junção das metodologias Scrum e Kanban para a gestão de projetos. Esse método foi criado para combinar as melhores características de cada um, utilizando o Scrum como base e o Kanban como complemento.

Nesse caso, buscou-se integrar a agilidade promovida pelo Scrum com a cadência e facilidade para promover melhorias nos processos do método Kanban. Assim, mantém-se a representação visual das atividades, combinando-se com a definição de responsabilidades e prazos. Os sprints, porém, não são empregados. Em seu lugar, há a inclusão de fluxos de trabalho contínuos.

O Scrumban é geralmente adotado para projetos complexos ou para o desenvolvimento de novos produtos, embora possa ser utilizado em outros cenários. As grandes vantagens dessa metodologia híbrida é encurtar os prazos, reduzindo desperdícios e propiciando a melhoria contínua de processos.

PDCA

O método PDCA é uma ferramenta de gestão de projetos utilizada para promover a melhoria contínua de processos e a solução de programas. PDCA significa: Plan (planejar), Do (fazer), Check (checar) e Act (agir).

método PDCA

Essas quatro ações ocorrem de maneira cíclica e iterativa. A cada replicação, soma-se o aprendizado anterior. Assim, o PDCA ajuda na identificação de problemas e na definição de soluções, proporcionando mais qualidade e eficiência.

Gráfico de Gantt

O gráfico de Gantt é outra metodologia voltada para o acompanhamento de processos por meio de recursos visuais. No caso, trabalha-se com um gráfico de barras horizontais que trazem os principais marcos do projeto e as correlações entre atividades e pessoas.

A marcação do tempo disponível para cada tarefa e seu prazo também está presente. Essa ferramenta auxilia os gestores no planejamento e controle das etapas do projeto. Como é visual, ajuda a enxergar o todo e identificar, com clareza, o avanço das atividades.

Lean

A metodologia Lean foca em processos enxutos e na eliminação de desperdícios. Isso envolve todas as operações: do uso de matéria-prima ao número de colaboradores, os processos e o espaço físico. O que se busca é reduzir custos e aumentar a produtividade e a eficiência para, no final, dar mais qualidade às entregas.

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