Guia para evitar a inadimplência na construção civil


Guia para evitar a inadimplência na construção civil

Apesar de ser um dos setores que se manteve aquecido ao longo de 2022 e ter perspectivas positivas de crescimento para 2023, a construção civil não está imune a um problema comum a muitos segmentos: a inadimplência. 

Para se ter uma ideia, um levantamento da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins, com dados relativos ao último trimestre de 2022, mostra que quase 15% dos entrevistados apontam a inadimplência de clientes como um dos maiores desafios enfrentados pela construção civil. 

Os prejuízos à saúde financeira da empresa causados pela inadimplência podem comprometer a própria operação. Mas o que fazer para combater esse problema? A resposta está na combinação entre dados e plano de ação. 

O sucesso de uma estratégia para evitar a inadimplência está diretamente ligado à análise de dados dos clientes e do cenário atual da construtora ou incorporadora e à elaboração de um plano de ação para solucionar os pontos de melhoria.

Como evitar a inadimplência na construção civil?

A estratégia para combater a inadimplência na construção civil precisa começar muito antes do primeiro atraso no pagamento e envolve algumas etapas: 

  • Estabelecer os critérios de venda;
  • Identificar o perfil de cliente;
  • Analisar o histórico do cliente;
  • Incluir a “taxa de potencial inadimplência” no valor total;
  • Reavaliar as condições de pagamento;
  • Monitorar os indicadores de perto;
  • Elaborar um plano de ação.

Para que esse processo seja mais eficaz, é importante contar com ferramentas que não apenas garantam a disponibilidade dos dados necessários com precisão, mas que também agilizem as análises e facilitem a elaboração de um plano de ação para combater a inadimplência.

Para entendermos melhor sobre esse tema, preparamos um material em que abordamos tudo o que você precisa saber para evitar a inadimplência: quais os riscos, quais as ações que precisam ser adotadas e como os dados são fundamentais para combater esse problema. Também explicamos como o Hinc pode ajudar sua construtora ou incorporadora a lidar com a inadimplência e potencializar seus resultados.

Acesse o e-book Guia para evitar a inadimplência na construção civil e veja quais passos seguir para proteger a sua empresa e otimizar sua gestão financeira!