Importância do indicador de desempenho na construção civil


Importância do indicador de desempenho na construção civil

Em um setor que tem que lidar com tantas variáveis e que está suscetível a tantos imprevistos, saber como utilizar indicadores de desempenho na gestão organizacional é crucial para a sobrevivência das empresas da construção civil.

Dos indicadores financeiros àqueles que medem a qualidade dos projetos, ter o controle sobre cada detalhe pode ajudar no estabelecimento de metas mais realistas, na alocação de recursos, no controle do canteiro de obras e muito mais.

Por que é importante utilizar indicador de desempenho?

Indicador de desempenho é um recurso fundamental para garantir que um projeto seja executado da melhor forma possível. E quando falamos de um setor como a construção civil, que deve lidar com uma quantidade imensa de variáveis, isso é ainda mais importante.

Ao definir os indicadores mais importantes para a empresa – também chamados de KPIs – é possível monitorar cada aspecto do projeto, desde a etapa de planejamento e a definição dos fluxos de trabalho à execução da obra.

Com eles, torna-se mais fácil identificar gargalos, falhas, desperdícios e pontos de melhoria. O resultado é a otimização de processos e a garantia de qualidade nas entregas e do cumprimento do prazo e do orçamento estabelecidos.

A utilização de indicadores de performance cria um ciclo contínuo e melhorias e suporta o planejamento organizacional e se transforma em uma importante ferramenta preventiva. A partir da construção de um histórico de dados, fica mais fácil para a empresa identificar crises e adversidades e se preparar.

Além disso, eles também colaboram para o cumprimento das metas definidas no início de cada projeto. No fim, essa estratégia desponta como um diferencial competitivo importante para a empresa no mercado.

Confira os 12 passos Hinc para aplicar Business Analytics e ampliar resultados na construção civil e conheça os benefícios que nossa metodologia pode trazer para sua construtora ou incorporadora.

Principais indicadores

Existem muitos tipos de indicadores de desempenho que podem ser utilizados na construção civil. Podemos dividi-los em categorias, entre elas:

  • Indicadores estratégicos: relacionam-se aos fatores mais críticos para o sucesso da empresa e quão perto ela se encontra dos seus objetivos estratégicos a curto, médio e longo prazos.
  • Indicadores de produtividade: tratam, basicamente, da relação entre os recursos utilizados e as entregas em um determinado período de tempo.
  • Indicadores de qualidade: ajudam a medir o número de entregas dentro do padrão esperado, comparando-o ao total. Serve para retratar a percepção e satisfação dos clientes em relação ao que lhes foi entregue.
  • Indicadores de capacidade: referem-se à produtividade da empresa, isto é, quanto ela entrega em determinado período de tempo com uma quantidade determinada de recursos.

Exemplos dos principais indicadores de desempenho na construção civil

Agora que entendemos os principais grupos em que cada indicador de desempenho pode se encaixar, é importante conhecermos alguns dos principais KPIs utilizados na construção civil.

Importante lembrar que esses indicadores são ferramentas indispensáveis à gestão administrativa da empresa e também para o gerenciamento técnico de uma obra. Como vimos, eles ajudam a monitorar cada etapa, tornando-as mais eficientes e permitindo a realização de ajustes para otimizar os processos e as entregas.

Confira os principais indicadores de desempenho na construção civil:

  • ROI: o Retorno sobre o Investimento é uma importante referência financeira que indica a relação entre o lucro obtido a partir de uma determinada aplicação de recursos. Assim, o ROI ajuda no planejamento de empreendimentos futuros, permitindo a definição de um orçamento mais preciso.
  • Fluxo de caixa: outro indicador de desempenho financeiro importante, o fluxo de caixa trata das entradas e saídas de capital da empresa, apontando, por exemplo, a necessidade de aumento ou redução dos gastos. Também é uma importante ferramenta preditiva, ajudando a antecipar possíveis cenários críticos. 

Confira o Guia Estratégico do Fluxo de Caixa para Construtoras e Incorporadoras

  • Desperdícios e perdas: esses são dois dos maiores problemas enfrentados no setor da construção civil e podem comprometer a saúde financeira das empresas e a sustentabilidade dos seus projetos. Elas indicam, entre outras, o uso de material necessário, adquirido e utilizado, ou seja, são fundamentais para identificar gargalos.
  • Prazos: o cronograma de entregas é um fator vital para as construtoras e incorporadoras. De fato, esse é um dos maiores dramas enfrentados no setor, principalmente por ser uma atividade tão suscetível a imprevistos. Monitorar os prazos por meio de metas micro (semanais ou quinzenais) é uma estratégia importante para identificar desvios, os custos dos atrasos e entender a relação entre atividades planejadas e concluídas. 
  • Qualidade: pode ser medido de inúmeras formas, mas, como comentamos, deve considerar se as entregas estão sendo feitas dentro dos padrões de qualidade esperados e das especificações técnicas estabelecidas. Esse indicador é fundamental para avaliar a qualidade dos insumos e da mão-de-obra utilizados e reduzir a necessidade de retrabalhos.
  • Impactos ambientais: uma obra passa por uma série de avaliações técnicas para calcular seus impactos ambientais. Além de questões relacionadas à preservação do meio ambiente e processos judiciais, trata-se de um importante indicador para otimizar a gestão de obras, desde a quantidade de insumos consumida (especialmente água) até a segurança dos trabalhadores.

Acompanhar os indicadores de desempenho é imprescindível para que as empresas da construção civil consigam desenvolver projetos com mais precisão e eficiência. E isso vale desde a perspectiva do planejamento organizacional à otimização dos processos no canteiro de obras.Quer saber mais sobre o controle de KPIs? Conheça o Hinc e saiba como você pode monitorar indicadores já validados em dashboards customizáveis para sua construtora ou incorporadora!