Tipos de liderança na construção civil


Tipos de liderança na construção civil

Bons líderes têm a capacidade de impactar positivamente nos resultados da empresa. Gestores eficientes são orientados por resultados, conseguindo, para isso, manter uma equipe motivada e explorar bem suas competências.

No entanto, nem todos os líderes são iguais. Existem diferentes perfis de liderança, cada um com suas vantagens e desvantagens. O bom gestor, porém, não possui um perfil fixo.

Em um setor tão dinâmico e incerto como a construção civil, a liderança precisa ser marcada pela resiliência e pela adaptabilidade. As situações, os contextos e os times mudam, e cabe ao líder adaptar-se a eles.

Tipos de liderança: existe um perfil ideal?

Via de regra, quando se discute liderança comportamental, fala-se em quatro perfis de gestores: o democrático, o liberal, o autocrático e o situacional. Mas no contexto da construção civil, existem outros dois perfis que se destacam: o tático e o estratégico.

Embora não haja um perfil único que possa representar o gestor ideal, o profissional que consegue unir características dessas duas lideranças é o que costuma gerar melhores resultados para construtoras e incorporadoras.

É por isso que as empresas devem investir na criação de novos líderes. Isso envolve desde a capacitação dos seus gestores ao uso de ferramentas que permitam analisar o desempenho.

Para ajudar os gestores da construção civil a entender quais os diferentes perfis de liderança e as características imprescindíveis para liderar times e projetos neste setor, criamos um infográfico Tipos de liderança na construção civil.

Acesse e conheça!