Acompanhar os principais indicadores financeiros é uma medida essencial para que as empresas não atuem às cegas. E, dentre eles, a margem de lucro é um dos mais importantes, principalmente para empresas da indústria da construção.
A margem de lucro na construção civil relaciona-se com muitos fatores importantes do negócio, incluindo as estratégias de precificação, que impactam diretamente na saúde financeira e no crescimento sustentável da empresa.
A seguir, vamos conhecer melhor essa métrica e entender como calculá-la. Acompanhe!
O que é margem de lucro?
Margem de lucro é a porcentagem sobre o valor de um produto ou serviço que corresponde a quanto, de fato, a empresa vai lucrar em cada venda. Sendo assim, é a diferença entre os custos e o faturamento obtido com a venda das soluções.
A margem de lucro é um dos indicadores financeiros mais comumente utilizados no mercado. Essa métrica é fundamental para guiar as estratégias de precificação e validar a saúde financeira do negócio a partir da rentabilidade das suas operações.
Nesse sentido, vale a pena destacar que existem diferenças entre margem de lucro e o lucro em si.
Por que calcular margem de lucro?
Como comentamos, a margem de lucro é um importante indicador para as estratégias da empresa, sobretudo de precificação. Ao calculá-la, torna-se mais fácil saber quanto se ganha em relação ao preço cobrado e qual deve ser o preço de venda das unidades imobiliárias para que a margem de lucro se comprove.
Um exemplo simples: um produto custa R$ 80. Se desse valor R$ 50 são usados para cobrir custos e despesas, sobram R$ 30 em caixa.
A grande questão é que muitas empresas não se atentam à métrica dos custos, focando apenas no número de vendas. Entender e quantificar os custos envolvidos nas operações é fundamental para avaliar a rentabilidade do negócio e manter a saúde financeira em dia.
Uma das maneiras de ter maior controle sobre os custos das obras é calcular o BDI. O índice BDI na construção civil é um elemento que ajuda a calcular o preço de venda adequado, levando em conta os custos indiretos de uma obra.
Calcular o BDI é imprescindível porque ele ajuda a levar em consideração, no preço final das unidades, os custos indiretos. Ou seja, aqueles custos que não são ligados a insumos ou mão de obra para a execução da obra.
O BDI é composto por custos referentes a: administração da construtora ou incorporadora, impostos e taxas, seguros e taxas de risco, despesas financeiras etc
Por isso eles são parte dos custos de um empreendimento e precisam ser levados em consideração ao calcular a margem de lucro.
Como calcular a margem de lucro do seu negócio?
Para calcular a margem de lucro precisamos ter em mãos alguns elementos: os custos diretos e indiretos, as despesas e o preço cobrado por um determinado produto ou serviço.
Dentro da variável custos, devem ser considerados:
- O custo direto para a produção de uma mercadoria
- Ou a execução e entrega de um serviço
Já no que se refere às despesas, entra tudo o que a empresa desembolsa para que possa funcionar, os custos indiretos:
- Administração (aluguel, manutenção, contas, segurança, etc.)
- Impostos e taxas
- Despesas financeiras
- Incertezas e contingências
- Lucro pretendido
A margem de lucro será calculada a partir da subtração dos gastos do preço final do produto ou serviço, ou seja, o lucro. O resultado deve ser multiplicado por 100 para que possamos obter o valor em percentual (%).
Transformando em uma fórmula:
ML = [P – (C + D)] / P] x 100
Exemplo: um produto é vendido por R$ 100. Os custos diretos para a produção desse item são de R$ 25. Rateando-se as despesas da empresa por cada item, descobrimos que elas também chegam a R$ 25.
Aplicando a fórmula:
ML = [150 – (25 + 25)] / 100] x 100
ML = [100 – 50] / 100] x 100
ML = [50 / 100] x 100
ML = 0,5 x 100
ML = 50%
Como saber se a margem de lucro da sua construtora ou incorporadora está boa?
Infelizmente, não há como definir uma margem de lucro considerada ideal para a construção civil. O percentual vai variar de empresa para empresa, os riscos aos quais o projeto está exposto e até mesmo o público a que se destina.
Uma margem de lucro de 50% pode ser alta para uma construtora e na média para outra, por exemplo. Devemos nos lembrar que, sobre ela, impactam diversos fatores, como os custos de produção e a tributação. A estratégia de precificação da empresa (que depende do mercado em que ela atua) também influencia.
A própria conjuntura também pode impactar na margem de lucro. Isso inclui tanto a situação em que a construtora se encontra em um determinado momento como o panorama geral do mercado e da economia.
Por exemplo: a empresa pode reduzir sua margem de lucro quando estiver em dificuldade ou quando precisar se tornar mais competitiva. Do mesmo modo, quando o mercado estiver aquecido, a margem pode ser aumentada.
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