Produtividade na construção civil: eleve seus resultados com dicas que funcionam


Produtividade na construção civil: eleve seus resultados com dicas que funcionam

A produtividade na construção civil diz respeito à capacidade de garantir as entregas dentro do prazo e usando unicamente os recursos estritamente necessários. Tudo isso sem que se abra mão da qualidade e segurança.

Cronograma e orçamento são duas das dores mais comuns da construção civil. Não à toa, a produtividade do setor é considerada baixa no Brasil. A grande questão é que isso impacta na saúde financeira de construtoras e incorporadoras.

Aumentar a produtividade se torna, portanto, uma medida fundamental para aumentar a lucratividade e manter a empresa competitiva no mercado. A realidade, porém, é que muitas não sabem por onde começar.

Como medir a produtividade?

A mensuração da produtividade na construção civil é feita a partir de indicadores de desempenho. Essas métricas fornecem informações quantificáveis, que permitem aos gestores do setor realizar análise e identificar movimentos, como falhas e oportunidades de melhoria.

Do trabalho no escritório ao canteiro de obras, o monitoramento e a análise desses indicadores é o que vai embasar a tomada de decisões. Trata-se, em outras palavras, de adotar uma gestão data driven, em que os dados são o principal insumo estratégico, tornando esse processo cada vez mais objetivo e menos dependente de subjetividades.

Como aumentar a produtividade?

Aumentar a produtividade na construção civil envolve esforços em termos individuais e coletivos, assim como para as diferentes áreas da empresa. Os indicadores permitem mensurar desde o desempenho de um colaborador específico até a performance de toda a empresa.

Para ajudar os gestores da construção civil a entender isso e a saber como potencializar a produtividade na sua empresa, preparamos o e-book Produtividade na construção civil: eleve seus resultados com dicas que funcionam.

Baixe e saiba mais!