A comunicação corporativa é um assunto crítico dentro das empresas. Quando bem estruturada, ela pode impulsionar os bons resultados, gerando mais engajamento e satisfação nos colaboradores.
No entanto, a falta de clareza na comunicação pode se tornar um dos maiores problemas das lideranças que, quando não conseguem comunicar a estratégia de forma clara e concisa, os outros níveis da empresa podem não entender completamente qual é a estratégia ou como ela se aplica às suas próprias funções, o que gera desmotivação na equipe.
Por isso, vamos entender a importância de uma comunicação eficiente e como estruturá-la. Boa leitura!
Por que a comunicação corporativa é essencial para o sucesso?
Uma comunicação corporativa eficaz é fundamental para garantir um melhor alinhamento interno entre empresa, gestores e colaboradores.
E isso traz uma série de desdobramentos positivos. A tomada de decisões se torna mais assertiva, o engajamento dos colaboradores aumenta e o ambiente de trabalho se mantém positivo. A satisfação no trabalho é maior, impactando a produtividade e a retenção dos talentos.
As consequências de tudo isso são projetos mais bem executados e, na ponta, clientes mais satisfeitos e uma melhor reputação para a empresa junto ao mercado.
Da mesma forma, quando a comunicação corporativa é ineficiente, torna-se mais fácil se deparar com problemas como desvio de escopo, retrabalhos, equipe desmotivada e clientes descontentes.
Vale dizer que uma comunicação corporativa clara e transparente também é importante do ponto de vista da cultura organizacional e do planejamento estratégico. Com ela, a empresa consegue transmitir seus valores e os objetivos que devem ser conquistados, além de direcionar o planejamento de carreiras.
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O que fazer para melhorar a comunicação da equipe?
Comunicação corporativa não deve ser negligenciada e precisa ser foco de constante atenção por parte de líderes e gestores. Trata-se de um processo que deve ser melhorado constantemente.
Felizmente, existem algumas metodologias e ferramentas que ajudam a tornar a comunicação da equipe mais eficiente e fluida. Destacamos:
Estabeleça objetivos e metas
Para que os colaboradores se sintam engajados em um projeto, é essencial que eles saibam o que se espera deles e quais resultados precisam ser alcançados pela equipe.
Para isso, o gestor deve comunicar com clareza quais são os objetivos e metas da equipe. Isso ajuda a gerar um melhor alinhamento de expectativas, bem como facilita o acompanhamento do andamento de cada tarefa em relação ao resultado esperado. Assim, evita-se desviar o escopo e o trabalho torna-se mais focado.
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Defina papéis e responsabilidades
Uma vez comunicados os objetivos, as pessoas do time precisam saber claramente qual é a sua responsabilidade no projeto e o que é esperado delas.
A ideia não é apenas eliminar quaisquer dúvidas em relação ao papel de cada um, mas também gerar um senso de responsabilidade em cada um. Novamente, isso é importante para a motivação e engajamento dos colaboradores e para evitar trabalhos duplicados.
Tenha espaço para feedbacks
Uma comunicação corporativa verdadeiramente eficaz não se trata apenas de informar as pessoas. A transparência, maturidade e profissionalismo são aspectos vitais para o sucesso do time. Por isso, também é papel do gestor fornecer feedbacks aos colaboradores sobre seu desempenho.
Os membros da equipe não podem ficar às cegas. Para se sentirem motivados, eles precisam saber como estão se saindo e o que podem fazer para melhorar ainda mais.
Outro ponto fundamental é tratar a comunicação corporativa como uma via de mão dupla. Isso significa que o gestor também deve abrir espaço e fornecer os canais necessários para que colabores se manifestem, seja diretamente ou de forma anônima (o que pode estimular a honestidade dos comentários).
Faça uso de metodologias inovadoras
Para assegurar que a comunicação corporativa tenha resultados positivos, é necessário que ela seja bem estruturada. As ferramentas de gestão de projetos que podem contribuir para uma comunicação mais eficiente e objetiva, eliminando ruídos, evitando ambiguidades e alinhando processos.
Existem diferentes metodologias que podem ser aplicadas. Alguns exemplos:
- Kanban: é uma das metodologias ágeis de gestão de projetos. Ela é bastante simples, baseando-se na divisão das tarefas em três campos – “a fazer”, “fazendo” e “feito”. Com isso, todos do time sabem em que pé estão e o que precisa ser feito para concluir as atividades.
- Análise SWOT: trata-se de uma matriz que analisa as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, sendo importante aliada para realizar a gestão de projetos e o planejamento estratégico de forma mais eficiente.
- 5W2H: metodologia de gestão de projetos e de criação de planos de ação. No entanto, ela também ajuda na estruturação de métodos de comunicação mais transparentes e claros com os colaboradores, assegurando que os planos e expectativas de todas as partes estejam alinhados.
Disponibilize as informações
Por fim, é recomendado ter as informações acessíveis de forma fácil e em um único canal para o time. Muitas ferramentas podem auxiliar a melhorar a comunicação corporativa, centralizando dados, mensagens, mídias, entre outros. Além disso, o gestor pode comunicar toda a equipe de uma só vez, quando necessário.
Como o Hinc ajuda construtoras e incorporadoras na comunicação?
O Hinc é uma das ferramentas que construtoras e incorporadoras podem utilizar para melhorar sua comunicação corporativa.
A plataforma permite a criação de planos de ação que podem ser compartilhados com todos os membros da equipe. É possível designar tarefas para cada colaborador, além de compartilhar a estratégia da empresa para todos os níveis hierárquicos.
O Hinc se baseia em algumas das metodologias que conhecemos, como 5W2H e outros recursos de gestão visual. Por meio de dashboards personalizados, ele também permite centralizar informações, bem como indicadores de performance. Assim, torna-se mais fácil acompanhar o desempenho de cada projeto em relação às metas estabelecidas.
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