Tomada de decisão na construção civil: como uso de dados é essencial neste processo


Tomada de decisão na construção civil: como uso de dados é essencial neste processo

A construção de uma cultura data driven é central para trazer mais assertividade para a tomada de decisão na construção civil. Os dados devem estar no cerne do planejamento estratégico de construtoras e incorporadoras, e cabe aos gestores utilizá-los como insumo para definir os próximos passos.

Para que isso seja possível, é preciso saber como coletar esses indicadores e como analisá-los de forma a extrair insights que favoreçam o negócio. Ou seja, é necessário construir toda uma cultura orientada por dados.

Neste post, vamos entender melhor como os dados podem ajudar na tomada de decisão na construção civil e como integrá-los à gestão. Boa leitura!

Baixe agora: A importância da jornada Data Driven para Indústria da Construção

Os riscos da falta de dados para a tomada de decisão na construção civil

A análise de dados é um passo fundamental para a tomada de decisão na construção civil. Isso porque é a partir de indicadores e métricas que se geram informações e se obtêm insights que vão possibilitar a construtoras e incorporadoras embasar suas estratégias e ações.

Da concepção de um projeto ao pós-venda, passando pela execução da obra, este é um setor que lida diariamente com uma infinidade de dados. Sem ferramentas e processos que permitam coletá-los, organizá-los, analisá-los e compreendê-los, as empresas tomam decisões às cegas. E, quando isso acontece, o risco de errar é muito maior.

São muitas as frases batidas sobre a importância dos dados no mercado atual. Mas não é à toa que elas existem. A tomada de decisão na construção civil que não é feita com base em indicadores é menos acertada e efetiva.

E é preciso entender que estratégias traçadas com base em “achismos” e intuições podem passar de meros deslizes. Pelo contrário: elas podem trazer grandes prejuízos para o negócio, sejam eles financeiros, de competitividade ou até mesmo de reputação.

Mas quais são os riscos da falta de dados para a tomada de decisão na construção civil?

Os dados devem ser insumo para a tomada de decisão em todas as áreas da empresa. É claro que o canteiro de obras é um ambiente crítico e a execução do projeto deve ser a mais cuidadosa possível. No entanto, todos os setores podem se beneficiar da análise de indicadores.

Na área financeira, por exemplo, não analisar os dados do fluxo de caixa antes de tomar uma decisão de compra pode fazer com que a empresa se comprometa além da sua capacidade de pagar, gerando uma dívida.

No setor de compras, por sua vez, não avaliar os dados do andamento da obra pode fazer com que um determinado material de construção seja comprado com atraso, com muita antecedência, em quantidade excessiva ou insuficiente. Independentemente do erro, certamente gerará desperdício de tempo, dinheiro e dos próprios insumos.

Mais um exemplo: durante a confecção dos orçamentos, dados sobre mão de obra, prazos e quantidades são essenciais para uma previsão de investimentos e custos mais precisa. E isso impacta em toda a previsibilidade financeira da construtora ou incorporadora e na sua capacidade de planejamento.

Baixe agora: Planilha | Fluxo de caixa para construtoras e incorporadoras

A importância de dados precisos para a tomada de decisão

Como vimos, a tomada de decisão na construção civil não se resume à construção do empreendimento. São inúmeros processos, pessoas e setores envolvidos que precisam ser bem geridos.

A análise de dados é um passo elementar no planejamento estratégico de construtoras e incorporadoras. É ela que vai garantir que o que foi proposto seja executado e, mais importante, finalizado no prazo e no custo determinados.

Da mesma forma, esses indicadores fornecem ao gestor uma forma confiável de monitorar o andamento de atividades. Com isso, é possível identificar gargalos, anomalias e também oportunidades de melhoria, facilitando a correção de rumos.

Utilizando os exemplos dados anteriormente, a análise dos dados de fluxo de caixa mune o setor financeiro com informações sobre o histórico das finanças da empresa e também de todas as entradas e saídas previstas. Dessa forma, cometer erros se torna mais difícil e tem-se mais segurança para direcionar investimentos que levem o negócio a crescer.

No caso da área de compras, o monitoramento constante dos indicadores do canteiro de obras vai fornecer informações precisas sobre as quantidades disponíveis e utilizadas. Assim, é possível analisar se está havendo desperdício, uso incorreto ou falta de materiais.

Por fim, o exemplo dos orçamentos. Da mesma forma que acontece no setor financeiro, a análise de dados passados e presentes traz ao responsável informações valiosas para realizar estimativas mais precisas, dentro da realidade do mercado e da capacidade da construtora.

Vale ressaltar que esses são apenas alguns exemplos. Processos de gestão, segurança no trabalho, controle de riscos, entre outras rotinas, são beneficiadas quando a tomada de decisão é feita com base em indicadores atualizados e confiáveis.

No final, toda essa segurança, precisão e assertividade se refletem na rentabilidade da empresa. Por sua vez, isso impacta nas suas possibilidades de crescimento e na sua competitividade junto ao mercado.

Como integrar e analisar dados da construtora ou incorporadora?

Se a tomada de decisão na construção civil depende tanto da análise de dados, é imprescindível, portanto, que os indicadores e métricas coletados e apresentados sejam os mais precisos e seguros possíveis.

Além disso, eles precisam estar sempre atualizados. Dados que não representem o momento atual da empresa e do mercado podem gerar interpretações e decisões falhas, podendo gerar prejuízos para o negócio.

Mas como lidar com tantos dados? Como coletá-los e organizá-los para as análises?

A melhor forma de garantir indicadores precisos, confiáveis, atualizados e acessíveis é com o auxílio de um dashboards de Business Intelligence.

Os dashboards BI transformam dados em conhecimento. Esses painéis digitais centralizam e padronizam os indicadores mais relevantes e os apresentam de uma maneira que facilita a interpretação e compreensão de cada projeto e área da empresa.

Esses dashboards oferecem uma visão completa dos principais indicadores usados por construtoras e incorporadoras, como:

  • Indicadores financeiros (VPL, TIR, ROI, TMA, markup, payback, entre outros);
  • Fluxo de caixa;
  • Indicadores de perfomance;
  • Vendas;
  • Inadimplência.

Dessa forma, os dashboards BI proporcionam benefícios que vão desde maior agilidade nos processos até a possibilidade de automatização de tarefas. Tudo isso com uma visão 360º em tempo real da empresa.

Acesse e baixe nossa checklist e veja como utilizar BI na construção civil!