Governança corporativa e seus impactos financeiros na construção civil


Governança corporativa e seus impactos financeiros na construção civil

De clientes a investidores, as diferentes partes interessadas em uma empresa esperam uma atuação ética e transparente. E isso também vale para a construção civil, sobretudo diante dos casos envolvendo grandes players do setor nos últimos anos.

A governança corporativa permite às organizações manterem-se alinhadas a esses valores. Mas mais do que uma questão reputacional e de compliance, ela também é fundamental para os resultados financeiros de construtoras e incorporadoras.

A seguir, veja como a governança corporativa pode ser benéfica para a construção civil. Boa leitura!

Baixe agora: Planilha | Fluxo de caixa para construtoras e incorporadoras

O que é governança corporativa?

Governança corporativa é o conjunto de regras que definem como uma empresa é administrada. Isso envolve uma série de políticas, diretrizes, processos, práticas e estruturas que visam equilibrar os interesses dos diferentes stakeholders (de clientes e acionistas, de fornecedores a órgãos reguladores).

Um dos pilares das políticas ESG e fundamental para o compliance, a governança corporativa também é uma importante ferramenta para que as empresas da construção civil consigam alcançar suas metas estratégicas.

Isso porque ela permeia todas as áreas do negócio, considerando os seus objetivos, riscos e responsabilidades e, inclusive, perpassando os planos de ação e os mecanismos de controle interno e de mensuração de desempenho.

Sendo assim, a governança corporativa é o que garante uma gestão transparente, responsável e eficiente. Mais do que isso, ajuda a tornar o negócio sustentável e duradouro.

Mas é mais fácil falar do que fazer. A implementação (e cumprimento) da governança corporativa depende do contexto da empresa em questão. O equilíbrio entre as relações e interesses das partes interessadas pode gerar conflitos.

Além disso, a priorização da transparência, com a devida prestação de contas e adoção de valores éticos, também pode ocasionar fricções.

E é claro que o avanço da tecnologia e a transformação digital das empresas também impacta na governança corporativa. É fundamental que as novas ferramentas e plataformas sejam incluídas nessas regras, garantindo, mais uma vez, a ética e transparência, além do compliance.

Quando implementada da forma adequada, porém, a governança corporativa pode trazer muitos benefícios para construtoras e incorporadoras. Destacamos:

  • Melhor controle e eficiência na gestão de obras, garantindo melhor uso dos recursos (humanos, técnicos e materiais) e do tempo e, consequentemente, impactando positivamente na produtividade;
  • Menos riscos, tanto operacionais, a partir da padronização de processos e controle de riscos, quanto legais, ao garantir o compliance (conformidade com leis e normas do setor);
  • Alinhamento ao ESG, uma vez que a governança é essencial para orientar processos de impacto socioambiental.

Como aplicar governança corporativa na construção civil?

Podemos resumir o processo de aplicação da governança corporativa nas empresas da construção civil em 7 passos. São eles:

  1. Organizar a estrutura hierárquica da empresa:, para deixar claros os papéis e as responsabilidades de cada um.
  2. Definir um conselho administrativo: essa instância é responsável pela aplicação e manutenção da estrutura necessária de governança corporativa.
  3. Estabelecer um código de conduta: é necessário estabelecer normas para padronizar o que deve ser feito em cada situação. Isso é crucial para garantir a conformidade nos processos e o funcionamento dos controles internos.
  4. Prezar pela transparência: a comunicação e a troca de informações devem ser claras, acessíveis e compreensíveis para todas as partes interessadas.
  5. Criar uma gestão de risco: a identificação de ameaças e a criação de mecanismos de controle e mitigação ajuda a evitar o efeito bola de neve e possíveis consequências financeiras, legais e reputacionais.
  6. Seguir as melhores práticas de sustentabilidade: como vimos, a governança corporativa é um dos pilares do ESG. Portanto, questões sociais e ambientais devem estar em alinhamento às suas políticas.
  7. Documentar: todas as regras, políticas e processos devem ser documentos. É importante que sejam realizadas auditorias periódicas, tanto internas quanto externas, para assegurar a transparência e conduta ética.

Baixe agora: Guia para evitar a inadimplência na construção civil

Como a governança corporativa impacta os resultados financeiros?

Diante do objetivo de tornar o negócio sustentável a longo prazo, a governança corporativa também abrange mecanismos e processos que visem garantir a viabilidade financeira das empresas da construção civil.

Isso acontece por uma série de motivos decorrentes da sua implementação.

Um deles é que construtoras e incorporadoras passaram a considerar as diferentes formas de capital que possuem (humano, social, ambiental, reputacional etc.) em seu planejamento de curto, médio e longo prazo.

Práticas comerciais pautadas pela ética e transparência também geram impacto positivo, ajudando a atrair novos parceiros e investidores.

A redução dos riscos aos quais as empresas estão expostas e o melhor aproveitamento de oportunidades de negócio também colaboram para o sucesso econômico das empresas.

Tudo isso tem relação direta com uma maior capacidade de previsibilidade financeira. Afinal, com riscos e ameaças mapeados e a certeza de que os projetos são viáveis do ponto de vista econômico, torna-se muito mais fácil antecipar cenários e prever o caixa da empresa.

Para que a implementação da governança corporativa seja bem sucedida na construção civil, é importante que as empresas baseiem suas decisões em indicadores financeiros e de performance.Baixe o material Checklist | Como utilizar BI na construção civil e conheça as vantagens do Business Intelligence para o setor e como aplicá-lo.