IA na construção civil: aplicações e perspectivas para o setor


IA na construção civil: aplicações e perspectivas para o setor

A Inteligência Artificial (IA) tem o poder de transformar completamente os processos das empresas da construção civil.

Do escritório ao canteiro de obras, essa tecnologia potencializa a capacidade de análise de dados de construtoras e incorporadoras,trazendo ganhos em termos de custo, tempo, riscos e produtividade.

Mas onde exatamente podemos aplicar a IA na construção civil? É o que veremos a seguir. Acompanhe!

Assista: [Hinc Talks 2023] Perpectiva de dados + IA na indústria da construção

O cenário atual e as perspectivas da IA na construção civil

Segundo um estudo da Accenture, o lucro das empresas da construção civil pode aumentar em até 71% até 2050 a partir do investimento em inteligência artificial.

E é fácil entender o porquê. Este é um setor historicamente mais tradicional e, de certa forma, avesso à implementação de muitas tecnologias. Mas isso vem mudando e novas portas se abrem para as empresas.

“Existem pesquisas que mostram que a construção civil é um dos setores menos avançados em termos de tecnologia. Por um lado, isso é ruim. Mas, por outro, isso é ótimo, pois nós temos inúmeras possibilidades de investimentos que vão trazer resultados fantásticos”, afirma Joaquim Cabral, CTO da Sienge.

Essas oportunidades se concentram, sobretudo, na capacidade de análise de dados.

Vale lembrar que a construção civil é um setor complexo, e a falta de previsibilidade pode afetar muito as empresas, sobretudo porque muitas trabalham com contratos que não preveem atrasos.

Quanto mais dados o negócio tem, consolidados e relacionados, melhor se torna o alinhamento com o cliente final e maior é a possibilidade de entregar mais qualidade. Por isso, a análise de dados deve ser constante.

Nesse sentido, por meio de novos equipamentos e sistemas, a IA consegue fornecer dados em tempo real, potencializando a capacidade de identificação de problemas, riscos, oportunidades e padrões. E isso impacta diretamente na tomada de decisão e no planejamento estratégico.

“O machine learning [um dos braços da IA] nos ajuda muito a identificar padrões. E uma vez que você identifica um padrão – de consumo, de demanda -, você otimiza a oferta em função dele. O aprendizado a partir de dados históricos nos ajuda a otimizar a alocação de mão de obra ou o uso de equipamentos mais caros, por exemplo”, acrescenta Joaquim.

Com a evolução e popularização de ferramentas de IA, a tendência é que cada vez mais processos possam ser otimizados por meio dessas soluções. “Não conseguimos nem vislumbrar tudo o que temos pela frente”, enfatiza Joaquim.

“Existem construtoras que, ao lançarem um empreendimento, não fazem mais um modelo de apartamento mobiliado para visitar; é tudo virtual. É mais econômico e mais rápido para eles”.

Os trabalhadores no canteiro de obra também se beneficiam da aplicação da IA. Joaquim comenta o caso de operadores de empilhadeiras que realizam treinamento virtual, trazendo mais segurança e menores custos.

“A qualidade dos operadores treinados com realidade virtual já é maior do que a qualidade dos operadores treinados com máquinas reais”, complementa.

Baixe agora: Checklist | Como utilizar BI na construção civil

Aplicações de inteligência artificial na construção civil

A modernização que a inteligência artificial e suas tecnologias trazem para o setor da construção possibilita melhorias para os mais diversos processos das empresas, como:

  • Gestão de riscos e segurança;
  • Monitoramento das etapas de construção;
  • Análise preditiva;
  • Manutenção preventiva;
  • Acompanhamento pré e pós-construção;
  • Atendimento ao cliente;
  • Vendas.

Os impactos são sentidos diretamente na otimização dos custos e do tempo da obra, bem como na melhoria de processos e aumento da produitividade.

Isso posto, podemos destacar três aplicações:

Construções inteligentes

Por meio de tecnologias como equipamentos inteligentes, sensores e Internet das Coisas,a inteligência artificial tem o poder de transformar as edificações em construções inteligentes que trazem mais economia e segurança para os usuários. 

Isso abrange desde sistemas de iluminação e eletricidade até o monitoramento das condições da estrutura e a necessidade ou não de manutenções. O uso de sensores inteligentes ligados a um sistema de IA garante o monitoramento 24 horas por dia e indica quaisquer falhas ou anomalias nos padrões da construção.

Gestão de obras

A gestão de obras também ganha com a aplicação da IA. Ela pode ser usada, por exemplo, na previsão de cronogramas. A ferramenta analisa dados históricos de projetos, ajudando a prever a necessidade das diferentes fases da obra.

Outra aplicação se refere à manutenção preditiva. A partir da coleta em tempo real de dados dos sensores nos equipamentos é possível verificar o estado do maquinário e identificar o melhor momento para manutenção.

A inteligência artificial também auxilia na gestão de riscos. A tecnologia na construção civil permite dar muito mais escala às análises das potenciais ameaças ao projeto, sejam questões climáticas, trabalhistas ou até mesmo de regulamentação.

E isso também vale para a segurança dos trabalhadores. “Você pode ter uma pessoa andando pela obra e garantindo que todo mundo está usando os EPIs. Ou você pode ter um circuito de TV inteligência que vai identificar quando um colaborador está sem o equipamento e emitir um alerta”, exemplifica Joaquim.

“E quanto mais cedo nós mitigarmos um risco, conduzirmos análises, errarmos e chegarmos ao ponto ideal, mais barato fica”, completa.

Análise de dados

Um dos maiores desafios relacionados a dados na construção civil diz respeito à coleta dessas informações de modo a permitir às empresas do setor aproveitá-las em suas estratégias.

Vale lembrar que existem diferentes fontes de dados, como ERP, CRM e outros sistemas específicos que fornecem informações fundamentais.

Mas podemos pensar além. Hoje, como vimos, muitas empresas já trabalham com Internet das Coisas e dispositivos inteligentes – inclusive no canteiro de obras. São 24 horas por dia de geração de dados que podem ser coletados e analisados para serem transformados em conhecimento.

As fontes externas também devem ser consideradas. É o caso, por exemplo, de dados meteorológicos.

A importância da IA na construção civil se dá justamente na capacidade de unificação de todos esses dados, potencializando o poder analítico de construtoras e incorporadoras.

Pensando nesses ganhos, criamos o checklist com Passos para aplicar data driven na construção civil. Baixe gratuitamente!