Vantagens do relatório BI nas construtoras


Vantagens do relatório BI nas construtoras

O relatório BI (Business Intelligence) é um conjunto de informações que são coletadas e organizadas de modo a auxiliar na tomada de decisões da empresa.

Esses dados podem ser estruturados de diferentes formas, gerando relatórios personalizados para o objetivo e a realidade da organização, o que possibilita uma visão mais ampla dos negócios.

As informações que servem como base para o relatório BI são extraídas de bancos de dados internos e externos e dizem respeito a clientes, setor e atuação, concorrentes, entre outros dados que forem relevantes para as análises. Com eles em mãos, os gestores de cada setor têm mais embasamento para definir estratégias, monitorar tendências, corrigir rumos e aproveitar oportunidades. Em outras palavras, o relatório BI é um importante recurso para o crescimento e para a competitividade da empresa no mercado.

O que você precisa saber antes de fazer um relatório BI

A coleta e a análise de dados são alicerces fundamentais para que a organização consiga crescer de maneira sustentável e se manter competitiva no mercado, especialmente em setores mais voláteis e concorridos.

Nesse sentido, é preciso entender as informações como o insumo básico para o relatório BI. Ou seja, sem dados – organizados e estruturados – à disposição, não é possível analisar os diferentes cenários e obter insights para o negócio.

E para que isso seja possível, ferramentas de análise de dados se tornaram grandes aliadas das organizações na elaboração de estratégias, especialmente aquelas especializadas em construtoras e incorporadoras.

O cruzamento de informações de fontes internas e externas permite ter uma visão mais analítica sobre aspectos essenciais ao sucesso do negócio. Alguns exemplos são o segmento em que a marca atua, o perfil dos seus consumidores e as tendências para onde o mercado aponta.

Tudo isso é a base para uma tomada de decisão mais estratégica, para otimizar processos e para gerar melhores resultados.

Acesse o infográfico 12 passos Hinc para aplicar Business Analytics e ampliar resultados na construção civil!

Vantagens do relatório BI

Contar com um relatório BI pode trazer benefícios interessantes para a empresa, veja:

Informações personalizadas

Um dos grandes trunfos de contar com um sistema de inteligência de negócios é a possibilidade de criar relatórios personalizados. Uma vez que essas ferramentas coletam uma série de informações, métricas e indicadores, torna-se mais fácil escolher quais são mais importantes para os objetivos da empresa e, assim, criar relatórios (e gráficos) mais completos, aprofundados e diretos ao ponto.

Dessa forma, mantém-se a objetividade e segurança nas análises. Isso permite a identificação de pontos de melhoria, de oportunidades e tendências de forma mais fácil e agilizada.

Mas vale ressaltar que apenas o uso de ferramentas especializadas não faz milagres. Para extrair o máximo dos dados e construir relatórios BI cada vez mais relevantes, é preciso criar uma cultura de dados.

Suporte à tomada de decisões

No mercado atual, já não é mais possível tomar decisões com base na mera experiência ou intuição, por mais experientes que sejam os profissionais da equipe. Ao mesmo tempo, como vimos, não adianta contar com dados desorganizados.

Em um cenário de transformação digital, que torna os negócios mais complexos, acirrados e dinâmicos, é imprescindível lançar mão de informações que sejam confiáveis, atualizadas e que forneçam mais agilidade ao trabalho dos gestores. E é justamente isso que o relatório BI proporciona.

Ao contar com dados mais relevantes distribuídos de forma clara e hierarquizada, a empresa consegue tomar decisões com mais segurança e até mesmo antecipar cenários, sejam eles positivos ou negativos.

Leia mais: Os diferenciais de utilizar um dashboard de construção civil personalizado

Integração com ferramentas

Muitas empresas que já orientam suas decisões por dados utilizam diferentes ferramentas, para diferentes finalidades, a fim de coletar e armazenar informações relativas a clientes, parceiros, concorrentes e sobre o mercado de maneira geral. E isso pode trazer desafios, em especial a centralização desses dados, ou melhor, a interoperabilidade e integração  entre os diferentes sistemas.

Felizmente, existem ferramentas de BI que se integram facilmente a outras soluções, trazendo mais agilidade, segurança e confiabilidade aos processos envolvendo dados, além da redução de custos operacionais. Quer entender como o Hinc pode ajudar a sua empresa a crescer? Nossos especialistas estão prontos para ajudar você!