Quais são os indicadores de desempenho e qualidade na construção civil?


Quais são os indicadores de desempenho e qualidade na construção civil?

Indicadores de desempenho e qualidade são recursos fundamentais para os processos de gestão na construção civil. Especialmente no que se refere à execução de uma obra, o acompanhamento desses indicadores é o que ajuda a avaliar (qualitativa e quantitativamente) a atuação, a produtividade e os resultados obtidos em cada etapa.

A seguir, entenderemos melhor sobre esses indicadores e seu uso. Boa leitura!

Os principais indicadores de desempenho e qualidade na construção civil

A partir da análise dos indicadores de desempenho, qualidade e das suas variações ao longo do tempo, a empresa consegue identificar problemas, gargalos, focos de desperdício de materiais, falhas de planejamento e de execução, por exemplo. Com isso, ela consegue agir com mais rapidez para fazer os ajustes necessários e mitigar possíveis impactos negativos.

Mais do que isso: ao adotar uma cultura voltada ao registro e monitoramento de indicadores, construtoras e incorporadoras constroem um histórico confiável de informações nas quais baseiam suas estratégias e decisões. Com o tempo, a empresa aumenta sua capacidade preditiva e entende melhor os fatores (internos e externos) que influenciam seu desempenho nas mais diversas frentes.

Tudo isso faz com que os indicadores de desempenho e qualidade sejam ferramentas indispensáveis para embasar a tomada de decisões estratégicas, impactando processos que vão desde a definição de um cronograma de obras mais realista e flexível até o acompanhamento da situação financeira da empresa (entradas, saídas, retorno etc.).

Destacamos algumas áreas e indicadores que devem ser acompanhados na construção civil:

Engenharia

Na área de engenharia, o que se busca são métricas que ajudem a acompanhar o andamento das etapas do projeto, principalmente no que se relaciona aos prazos e custos (uso de recursos).

Esse tipo de indicador ajuda a evitar atrasos (uma das grandes dores da construção civil) e realizar cortes e/ou identificar desperdícios para manter o orçamento consoante com o que foi planejado.

Nesse sentido, o Índice de Desempenho de Prazo (IDP) é um dos indicadores de desempenho e qualidade mais importantes. Ele se refere ao cronograma do projeto e demonstra se as etapas estão sendo cumpridas com atraso, antecedência ou no prazo planejado.

Por sua vez, o Índice de Desempenho de Custo (IDC) trata de outro fator fundamental na execução de uma obra: o orçamento. Assim como o índice de prazo, ele indica se os gastos envolvidos em cada etapa do projeto estão acima, abaixo ou no valor que foi previsto.

Por fim, as previsões de saída são outro indicador que pode ser acompanhado, ajudando a projetar as saídas do caixa da empresa.

Suprimentos

Na parte de insumos, devem-se buscar indicadores de desempenho e qualidade que permitam o acompanhamento do uso de suprimentos na obra. Uma das métricas monitoradas é o Consumo unitário de materiais (CUM). Ela indica possíveis desperdícios, seja por perda, excesso ou dano.

Já a Razão unitária de produção (RUP) refere-se à atuação dos trabalhadores no canteiro de obras. Esse indicador engloba o número de pessoas e as horas gastas em cada atividade em função das entregas.

Financeiro

O controle financeiro é o que garante não apenas a eficiência operacional da empresa, mas, sobretudo, sua sustentabilidade. Sem um acompanhamento próximo desses indicadores, o negócio pode tornar-se insustentável do ponto de vista econômico.

O fluxo de caixa é um dos indicadores financeiros mais importantes. Basicamente, ele registra as entradas e saídas do caixa da empresa, indicando a relação entre essas duas variáveis. Dependendo do resultado, a empresa sabe que deve buscar formas para aumentar a receita ou reduzir despesas, por exemplo.

A exposição de caixa é outra métrica extremamente útil. Ela parte de uma perspectiva “pessimista”, considerando o pior cenário possível e o valor que deveria ter de ser retirado do caixa da empresa para cobrir seus gastos operacionais. Para isso, envolve projeções de prejuízo e prazos.

Com uma proposta semelhante, o payback é um indicador que não pode ser negligenciado. De forma simples, ele aponta em que momento as receitas se igualam às despesas da empresa. Ele é usado, principalmente, para entender o tempo necessário para que as receitas se igualem ao total investido.

Vendas e marketing

As campanhas de marketing e as estratégias de venda também devem ser medidas por meio de indicadores de desempenho e qualidade na construção civil. Um dos recursos mais importantes nesse sentido é o funil de vendas. Nesta representação dos estágios que um consumidor atravessa até se tornar um cliente da empresa, existem muitas métricas que podem ser acompanhadas. 

Entre elas, destacam-se a taxa de conversão de leads em cada fase, o tempo até a conversão e o volume geral de oportunidades geradas em relação àquelas que fecharam negócio.

No setor da construção civil, outro indicador de vendas muito importante é a Venda Sobre Oferta (VSO). Trata-se de uma análise que indica o percentual de unidades vendidas em relação ao total que havia disponível. Com essa métrica, é possível descobrir se as vendas estão acima, abaixo ou conforme a média.

Por fim, o lead time é um indicador de tempo de espera, isto é, o quanto demora entre o início da produção e a entrega ao cliente. Esse é um importante balizador da satisfação dos consumidores, além de ajudar na identificação de gargalos relacionados à eficiência ao longo da cadeia.

Para ajudar você a entender melhor as métricas que devem ser acompanhadas, preparamos o material Checklist: Você já usa indicadores de performance na sua construtora? Baixe e confira o que você deve acompanhar na sua empresa para uma gestão otimizada!

Como usar indicadores na sua construtora?

A definição dos indicadores de desempenho e qualidade mais importantes para a empresa é o primeiro passo para a estruturação de um processo de análise eficaz. É importante que as métricas escolhidas sejam quantificáveis e confiáveis, garantindo que elas consigam efetivamente mensurar a performance dos diferentes processos.

Outro ponto essencial é a escolha de poucos indicadores. O excesso de informações pode gerar o efeito contrário ao pretendido, dificultando as análises. Da mesma forma, a escassez de métricas pode inviabilizar essa avaliação.

Uma vez definidos os indicadores de desempenho e qualidade, é necessário estabelecer um processo de coleta periódica desses dados e definir quais serão as fontes de informação usadas. Mais uma vez, a palavra-chave é confiabilidade.

Após essa fase inicial, é importante que todos esses dados sejam integrados em um único local para facilitar sua visualização e acompanhamento, inclusive visual. Essa centralização em uma única ferramenta é fundamental para que esses indicadores efetivamente contribuam para a tomada de decisão na construtora.

O ideal, aqui, é contar com ferramentas especializadas, que tenham funcionalidades específicas para a construção civil. Com o Hinc, é possível monitorar indicadores em dashboards personalizados e traçar planos de ação para solucionar possíveis desafios e atingir as metas estabelecidas pela empresa.

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