Entenda como a tecnologia de automação torna os processos da construção civil mais eficientes


Entenda como a tecnologia de automação torna os processos da construção civil mais eficientes

Cada vez menos resistente à inovação, o setor da construção civil vem modernizando seus processos e adotando novas tecnologias em suas rotinas.

A possibilidade de automatizar tarefas é fundamental para a competitividade das empresas do setor, contribuindo para sanar algumas das dores mais comuns enfrentadas pelas empresas, sobretudo aquelas relacionadas a orçamento e cronograma.

A seguir, vamos entender como a tecnologia de automação beneficia construtoras e incorporadoras. Acompanhe!

Benefícios da tecnologia de automação para os processos da construção civil

Quando falamos em tecnologia de automação, nos referimos a ferramentas capazes de realizar serviços de maneira autônoma, sobretudo quando são muito complexos ou repetitivos. O objetivo é padronizar tarefas, tornar os processos de construtoras e incorporadoras mais ágeis e eficientes e, no fim, aperfeiçoar o trabalho dos profissionais.

É importante lembrar que o setor da construção civil é relativamente resistente à transformação digital. Mais do que isso, há dores recorrentes relacionadas à produtividade, principalmente em relação ao descumprimento dos cronograma e do orçamento das obras.

Diante disso, a adoção da tecnologia de automação pode representar um importante diferencial para as empresas ao possibilitar a otimização tanto de tarefas administrativas quanto do processo construtivo. E isso impacta diretamente na qualidade dos serviços e, consequentemente, nos resultados.

Isso posto, destacamos alguns dos principais benefícios que a tecnologia de automação pode proporcionar para a construção civil:

Aumento da eficiência produtiva

Aumentar a produtividade é um dos maiores desafios do setor. Ao proporcionar mais eficiência e agilidade e padronizar tarefas, a tecnologia de automação gera uma melhora natural na produtividade. E, na construção civil, isso impacta, sobretudo, nos prazos e na qualidade das entregas.

Um exemplo são rotinas que antes seriam realizadas manualmente e que passam a ser feitas por ferramentas. O que antes poderia levar muito tempo, seja por conta da sua complexidade ou por ser uma tarefa meramente repetitiva, é feito rapidamente e com menor margem para erros.

E ainda há um benefício secundário: os profissionais que antes se dedicavam a essas atividades passam a ter mais tempo para se dedicar a tarefas mais estratégicas.

Leia mais: Como o Hinc e o Sienge ajudaram a otimizar a gestão da Dimas Construções

Redução de erros e retrabalho

A tecnologia de automação é usada, como vimos, principalmente para tarefas meramente operacionais e repetitivas. Quando feitas por um profissional, essas atividades tendem a ser demoradas e exigir muito esforço, o que aumenta a possibilidade de erros.

Problemas como registros incorretos ou duplicatas podem, no final de um período, representar perdas financeiras importantes para a empresa, demandando retrabalhos e ações para mitigar as consequências do erro.

A automatização de processos, portanto, não só os torna mais rápidos, como também mais seguros. Isso permite eliminar gastos desnecessários, garantir a padronização e qualidade das atividades e potencializar os resultados.

Otimização do uso de recursos

A tecnologia de automação permite um controle muito mais preciso dos recursos, orientando um planejamento mais assertivo e sem excessos. Isso envolve tanto a compra e uso de materiais, gestão de pessoas e o cronograma e o orçamento de cada projeto.

Com todos esses aspectos geridos de forma mais eficiente e minuciosa, torna-se mais fácil evitar etapas desnecessárias, desperdícios e atrasos e cortar gastos com mão de obra sem que isso represente riscos de não cumprimento dos padrões de qualidade e segurança.

Melhoria da comunicação

A gestão da comunicação entre as equipes também pode ser otimizada por meio da tecnologia da automação. Existem ferramentas que facilitam a centralização de informações, o compartilhamento de documentos e mídias, além da organização de cronogramas e a separação de atividades.

Tudo isso potencializa a comunicação e a organização das atividades, dando mais transparência e objetividade para o trabalho em equipe.

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Aplicação da automação nos processos de construtoras e incorporadoras

Construtoras e incorporadoras contam, hoje, com ferramentas especializadas, voltadas para empresas da construção civil e suas dores. Muitas dessas plataformas não só contam com tecnologia de automação, como permitem realizar o gerenciamento de projetos e cronogramas em um único ambiente.

Como comentamos, a transformação digital na construção civil não se resume ao que acontece no canteiro de obras. Muito pelo contrário: a automação de processos financeiros e contábeis, por exemplo, é um dos principais recursos para obter os benefícios que se conhecem, assim como a integração de dados com o ERP.

Plataformas como o Hinc centralizam indicadores, tarefas e fluxos de trabalho em dashboards personalizados, integrando os dados de outras soluções utilizadas pela empresa.

Isso agiliza a realização de análises, geração de relatório e obtenção de insights que servem como base para a criação de planos de ação mais precisos e assertivos. Além disso, permite, também, manter toda a comunicação interna em um só lugar, tornando essas informações mais facilmente acessíveis a todos os envolvidos.

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