Gestão data driven na indústria da construção civil: tudo o que você precisa saber


Gestão data driven na indústria da construção civil: tudo o que você precisa saber

O Data Driven está em alta. O conceito trata do modelo de gestão que coloca os dados no centro do planejamento e das estratégias da empresa, sendo o principal elemento que embasa a tomada de decisões.

A gestão orientada por dados deixa de lado os “achismos” e se baseia na coleta e análise de informações reais e confiáveis para gerar conhecimento e obter insights competitivos.

Na construção civil, isso cai como uma luva. Afinal, trata-se de um setor que deve lidar com uma série de variáveis (de pessoal, de recursos, de tempo etc.) que devem ser monitoradas constantemente.

Esse acompanhamento permite controlar melhor os processos internos e as etapas de execução do projeto, indicando gargalos e pontos de melhorias e possibilitando a realização de análises preditivas e a identificação de tendências.

E isso é fundamental para que a construtora consiga cumprir as metas do planejamento estratégico, entregar os projetos dentro do prazo e do orçamento estabelecidos e crescer de forma sustentável.

Leia mais: A importância da jornada Data Driven para Indústria da Construção

Benefícios ao adotar uma gestão data driven na construção civil

Implementar uma gestão data driven exige toda uma mudança cultural na empresa. Não se trata apenas de adotar ferramentas ou metodologias, mas de alterar a mentalidade e os processos do negócio.

No entanto, isso não deve ser um impeditivo. Os benefícios de uma gestão orientada por dados superam, de longe, as dificuldades pelas quais a construtora enfrentará sem eles.

Como vimos, a construção civil é um segmento exposto a muitas variáveis. Desde a gestão do negócio ao gerenciamento do canteiro de obras, a empresa não pode depender de intuições ou da mera experiência dos seus profissionais para tomar decisões.

Por exemplo: uma construtora que realiza seu planejamento estratégico sem basear-se em dados está atuando totalmente às cegas. Para que as metas traçadas condizem com a realidade do negócio, da realidade financeira e da execução das obras, é essencial analisar seu próprio histórico, os concorrentes e o cenário econômico.

Caso contrário, será um tiro no escuro e a empresa pode acabar com objetivos inalcançáveis ou muito aquém do seu potencial, o que pode frear seu crescimento.

Esse é apenas um exemplo da importância da gestão data driven para o setor. Mas existem muitos outros benefícios que as construtoras podem obter, entre eles:

Tomar decisões acertadas

Coletar e analisar dados reais e concretos do mercado permite à construtora ter informações confiáveis para tomar decisões com mais segurança e menos riscos. Como vimos, sem isso, são grandes as chances dos gestores da construtora/incorporadora cairem em “achismos” ou na tentativa e erro.

Reduzir custos

Na gestão data driven, é preciso definir indicadores em cada processo da empresa. Isso porque é a análise da evolução dessas métricas (ou de anomalias) que permite identificar pontos fortes e aspectos que podem ser melhorados. Você pode fazer uma análise SWOT para identificar forças e fraquezas na sua empresa.

Ao fazer isso, a construtora tem um controle muito mais próximo e preciso sobre o uso de materiais, o fluxo de caixa, entre outros indicadores que podem fornecer insights que levem à redução de custos e perdas.

Visualizar o cenário real

A gestão orientada por dados não possibilita apenas analisar o histórico da empresa ou fazer predições. Com ela, também é possível acompanhar os principais indicadores em tempo real, ajudando a entender o contexto atual e para onde as principais tendências apontam.

Identificar oportunidades de melhoria

Esse mesmo acompanhamento em tempo real dos indicadores – sobretudo em ferramentas especializadas para o setor da construção civil que permitem uma gestão visual dos dados – é o que facilita a identificação mais ágil de falhas e anomalias.

Com isso, a construtora pode agir para corrigir o problema o quanto antes e mitigar suas consequências.

A análise do histórico também é importante nesse sentido. Ao cruzar dados, a empresa consegue reconhecer os processos que ficaram aquém do esperado e melhorá-los para o próximo ciclo. Além de poder construir cenários de previsibilidade levando-se em conta o que já foi feito na empresa

Gerar novos negócios

Como os dados fornecem uma capacidade de fazer previsão e identificar tendências, torna-se mais fácil observar lacunas no mercado que podem representar novas oportunidades de mercado para a empresa.

Aliás, essa mesma análise pode ser feita internamente, pois os indicadores da própria construtora podem apontar pontos fortes que estavam passando despercebidos e que podem ser reforçados como estratégia de negócio ou até mesmo um braço totalmente novo dentro da empresa.

Como começar a fazer gestão com base em dados na indústria da construção civil

A implantação da gestão data driven pode ser dividida em sete etapas:

  1. Planejamento e definição dos KPIs corretos
  2. Coleta e informações das fontes necessárias
  3. Coleta de dados de projeto: construção, financeiro e contabilidade
  4. Plataforma que centralize todos os dados
  5. Catálogo e organização de informações
  6. Análise e cruzamento de informações
  7. Visualização dos dados

Acesse o infográfico que o Hinc e Sienge fizeram sobre A importância da jornada Data Driven para Indústria da Construção

A gestão data driven é essencial para o sucesso das empresas da construção civil, mas implementá-la pode ser desafiador. Pensando nisso, criamos uma checklist Passos para aplicar Data Driven na sua construtora para ajudar na adoção de um modelo de gestão orientado por dados. Confira!