Como um indicador de fluxo de caixa traz previsibilidade para a construção civil?


Como um indicador de fluxo de caixa traz previsibilidade para a construção civil?

Embora seja um dos importantes motores da economia do País, a indústria da construção civil ainda tem muitos desafios no quesito produtividade e previsibilidade, com problemas relacionados a desperdícios de recursos e à falta de prognóstico sobre custos, pagamentos e prazos.

Nesse sentido, a boa gestão financeira é de extrema importância para dar mais previsibilidade ao projeto e potencializar os resultados – e, para isso, o indicador de fluxo de caixa tem papel central. Caso contrário, o empreendimento pode se tornar um pesadelo e desequilibrar por completo a balança comercial da empresa.

A seguir, veja mais sobre os benefícios da previsibilidade e o papel da tecnologia para a gestão do indicador de fluxo de caixa e da gestão financeira das empresas da construção civil. Acompanhe!

Qual é a importância do fluxo de caixa para a saúde financeira do negócio?

O fluxo de caixa é o mecanismo de controle e organização das entradas e saídas de dinheiro do seu empreendimento num certo período de tempo. Ou seja, ele permite visualizar os períodos de maiores desembolsos ou de maiores sobras de caixa.

Para fazer o cálculo, devem ser registrados todos os recebimentos e todos os pagamentos a fim de que o resultado seja verdadeiramente adequado à movimentação e demonstre a situação real da empresa.

Dessa forma, é possível verificar e planejar o saldo disponível para que o empreendimento sempre tenha capital de giro visando pagar suas contas em dia ou realizar novos investimentos. Isso possibilita ao empresário tomar as melhores decisões, preservando a saúde financeira do seu negócio.

Benefícios da previsibilidade na construção civil e o que não pode faltar em um bom planejamento

Atrasos e imprevistos são naturais em um projeto. No entanto, isso não quer dizer que eles devam ser ignorados ou aceitos sem consequências. Mesmo inerentes, existem diferentes maneiras para geri-los com eficiência e reduzir seus efeitos.

Para isso, é preciso contar com um bom planejamento. Essa etapa tem a capacidade de aumentar a produtividade e potencializar a lucratividade, reduzindo custos e garantindo o cumprimento dos prazos.

Para que o planejamento seja eficaz, porém, é necessário cumprir algumas etapas. Destacamos:

  • Estudo de viabilidade da obra: processo para saber se a empresa tem, de fato, os recursos necessários, técnicos e financeiros, para cobrir as despesas do projeto. Essa avaliação utiliza o orçamento e o fluxo de caixa da empresa para saber se há condições de seguir com o projeto. Se não tiver, o estudo vai indicar se é preciso buscar investidores ou outras formas de financiamento. E, caso tenha, também já permite saber se gerará lucro ou não.
  • Orçamento: uma vez que foi confirmado que a empresa tem condições de viabilizar o projeto, é preciso definir o orçamento da obra. E, aqui, a previsibilidade é fundamental para definir os cursos do projeto e ajudar a determinar as quantidades e valores necessários para desenvolvê-lo com sucesso. Um tipo de orçamento que pode ajudar nesta etapa é o orçamento paramétrico. Quanto mais certeza a empresa tiver sobre o fluxo de caixa, mais fácil será a decisão.
  • Projeções e impactos: os prazos são tão importantes para uma obra quanto o restante. O cronograma é um elemento essencial para estimar os custos por cada etapa do projeto em relação ao tempo total até a entrega. Por isso, é preciso elaborar projeções do cronograma físico-financeiro para se ter uma ideia do fluxo de caixa da obra ao longo do projeto. Isso ajuda a definir a tomada de decisão em cenários que nem sempre são favoráveis ou equivalentes ao atual.
  • Valor Geral de Vendas: o VGV corresponde à soma das vendas potenciais das unidades do empreendimento (número de unidades x valor médio de comercialização). Quanto maior o VGV, maiores devem ser os ganhos brutos da construtora. Mas, também é preciso fazer uma análise relativa dos custos, que, em geral, podem chegar até 75% do VGV, dependendo do padrão do empreendimento.

Um bom planejamento, portanto, traz mais previsibilidade para o projeto e para a empresa. E isso se reflete em uma série de benefícios, mantendo-a competitiva e melhorando sua performance comercial.

Além das vantagens que já citamos, também destacamos:

  • Maior organização dos estoques;
  • Maior organização no canteiro de obras
  • Melhor relação com os fornecedores;
  • Pontualidade nos pagamentos;
  • Redução do desperdício.

Veja também nosso Infográfico: Indicadores de performance: descubra os + usados por construtoras de sucesso

3 dificuldades para a gestão de fluxo de caixa eficiente

A previsibilidade financeira faz parte dos elementos mais fundamentais para o sucesso de um empreendimento imobiliário. E talvez seja o mais complexo de todos esses processos.

Quando falamos de gestão de fluxo de caixa, estamos tratando de todos os recursos que entram e saem da empresa. E, por todas as variáveis envolvidas, esse registro enfrenta algumas dificuldades. São elas:

Diversidade de informações

Muitas empresas gerenciam diversas obras e cada um desses projetos tem seus próprios prazos e planejamento. Gerir essas informações e manter o fluxo de caixa sob controle é um desafio que, quando mal feito, pode prejudicar a tomada de decisões.

Falta de tecnologia

Planilhas preenchidas manualmente devem ser descartadas, pois a falta de confiabilidade dos dados gera muita insegurança e aumenta a margem para erros e informações desatualizadas, que deixam de refletir a realidade do canteiro de obras.

Como veremos mais à frente, contar com a tecnologia é um passo essencial para trazer mais precisão à gestão financeira do projeto.

Projeção de receitas

O terceiro dos desafios na gestão de fluxo de caixa é a projeção de receitas a longo prazo. Se feita de maneira inadequada, ela pode trazer informação incorreta sobre os custos ao longo da obra. Novamente, a tecnologia é a maior aliada para trazer mais eficiência nesse processo.

Como o ERP ajuda a melhorar o Fluxo de Caixa da construtora/incorporadora?

Para controlar todos os custos relacionados à obra, as empresas precisam contar com ferramentas que proporcionem maior precisão e diminuam as chances de erro.

Embora muitos ainda utilizam planilhas simples, o fato é que, hoje, existem ferramentas mais completas e eficientes no mercado. Por terem que ser preenchidas manualmente, as planilhas atrasam os processos e estão expostas a erros humanos. Sem falar na grande quantidade de dados gerados em cada projeto, que deve ser rigorosamente registrada.

Nesse sentido, ferramentas como ERP (Enterprise Resource Planning) fornecem às empresas uma solução para centralizar e integrar dados, indicadores e processos em um único lugar. Além disso, diversas tarefas podem ser automatizadas.

Isso reduz as chances de erro e facilita a obtenção de insights por meio do cruzamento de dados, geração de relatórios e gráficos, entre outras funcionalidades.

Com isso, a empresa consegue trazer mais praticidade para a rotina e acompanhar de perto as tarefas, os pagamentos, os custos e os prazos, aumentando a previsibilidade e reduzindo surpresas desagradáveis no fluxo de caixa.

Indicador de fluxo de caixa aliado ao software de gestão

Existem no mercado diversas opções de softwares de gestão voltados para construtoras e incorporadoras. Essas ferramentas permitem uma gestão financeira mais integrada, incluindo as principais métricas do projeto, como o indicador de fluxo de caixa.

Isso vai garantir aos gestores uma visão global de todo o empreendimento, ajudando-os a encontrar onde estão os gastos e as receitas e, como consequência, facilitar o planejamento e dar mais previsibilidade para reduzir custos e aumentar a lucratividade.

Além disso, essas ferramentas permitem a integração com sistemas de dashboards, que utilizam dados da gestão das obras e do negócio para criar indicadores importantes para a realidade da construtora ou incorporadora – e um deles é o indicador de fluxo de caixa. 

Com uma visualização mais completa, por meio de painéis de BI, é possível entender, monitorar e ajustar as métricas de maior preocupação para cada empresa, da macro até a micro informação sobre determinado indicador.

Tudo isso ajuda a dar mais previsibilidade e a construir uma gestão de resultados. Saiba mais sobre como a definição de processos, métricas e indicadores é importante para chegar ao alto desempenho. Fale com nossos especialistas e conheça o Hinc.