Os riscos para as empresas do setor da construção civil não estão apenas no canteiro de obras. Claro que a execução de um projeto é um momento crítico, mas, em um segmento tão complexo e competitivo, a gestão administrativa de uma construtora também oferece muitos riscos para as empresas.
A boa notícia é que, a partir de uma boa gestão, é possível conter grande parte dessas ameaças. E as que não puderem ser evitadas podem ao menos ter seus impactos reduzidos.
Além dos benefícios que isso traz para a questão administrativa da empresa, reduzir riscos impacta também no canteiro de obras.
A seguir, veremos como mitigar riscos na construção civil e os principais pontos de atenção. Acompanhe!
Pontos de atenção para reduzir riscos na construção civil
Como vimos, além dos riscos do canteiros de obras – físicos ou não –, a gestão de uma construtora também deve se preparar para mitigar possíveis efeitos de certas ameaças.
Nesse sentido, alguns pontos que merecem atenção especial da gestão da empresa são:
Previsão de fluxo de caixa
O fluxo de caixa é a principal forma de controle e organização das entradas e saídas de dinheiro da empresa. Ele é fundamental para a saúde financeira do negócio, ajudando a identificar despesas excessivas, desnecessárias ou inesperadas e a corrigir gargalos que podem afetar a rentabilidade da construtora.
Na construção civil, atrasos e imprevistos são esperados. Por isso mesmo, é muito importante geri-los de maneira eficaz para reduzir seus impactos e não ser pego de surpresa.
Essa previsibilidade envolve, por exemplo, estudos de viabilidade de projetos, o planejamento do orçamento e a projeção de cronogramas e impactos da obra.
A questão é que, quando isso não é feito, a empresa pode ser surpreendida por contas a pagar que não esperava ou por pagamentos em atraso de seus parceiros. Quando isso não está previsto, os riscos financeiros aumentam e podem comprometer as atividades da empresa.
Saiba como usar o Fluxo de Caixa para ter previsibilidade financeira em sua construtora ou incorporadora. Acesse o material grátis
Eficiência operacional
Para os projetos serem entregues no prazo e o orçamento ser respeitado, é preciso que as operações da construtora se desenvolvam eficientemente.
Quando falamos em eficiência, nos referimos à produtividade e aos recursos necessários para executar um projeto nos padrões planejados. E só há uma forma de medir isso: por meio do acompanhamento de indicadores de desempenho.
Monitorá-los é essencial para a empresa conhecer seu desempenho, principalmente do ponto de vista financeiro. Sem eles, por outro lado, é como caminhar com os olhos vendados, tomando decisões baseadas apenas em achismos e intuições.
Leia mais: Status report de projetos: veja como acompanhar de perto seu plano de ação
Planejamento estratégico
O planejamento estratégico é outro ponto de suma importância para mitigar riscos na construção civil. Ele está diretamente relacionado aos objetivos da empresa, podendo impactar todo o ciclo de vida do projeto.
É durante o planejamento que será colocado na ponta do lápis tudo o que a construtora necessita para alcançar suas metas. Isto é, pessoas, materiais e outros insumos, estrutura, entre outros elementos.
O planejamento estratégico é o que define o destino e estabelece os melhores caminhos para chegar lá. Sem ele, o processo torna-se menos direcionado e objetivo, e as decisões não possuem embasamento. E isso é o que invariavelmente levará a perda de tempo, atrasos, desperdícios e aumento de custos.
Leia mais: Planejamento de metas na construção civil: táticas para medir o avanço e traçar novas rotas
Gestão de alto desempenho
A gestão de alto desempenho é um modelo para alinhar processos internos a uma cultura de desempenho para proporcionar melhores resultados de excelência ao negócio.
Ela está ligada à adoção de novas tecnologias e ao acompanhamento de indicadores de desempenho. Afinal, para medir sua evolução e conseguir verificar os ganhos que uma nova forma de gestão trouxe para a empresa, é preciso ter métricas bem definidas e mensuráveis.
O objetivo é alcançar um novo patamar em termos de qualidade, eficiência e produtividade. Ou seja, é algo essencial para tornar a empresa mais competitiva e rentável.
Leia mais: Ferramenta para gestão visual: amplie o controle da sua matriz de prioridades
Como plataformas de gestão podem ajudar na redução de riscos
Para mitigar riscos na construção civil, a melhor saída é contar com uma ferramenta de gestão. Essas plataformas não só permitem fazer um controle muito mais rígido da segurança no canteiro de obras como também atendem às questões administrativas que vimos acima.
Com uma ferramenta especializada, é possível diminuir os riscos e aperfeiçoar a gestão, otimizando processos, agilizando tarefas e proporcionando melhores resultados. Esses benefícios são possíveis porque uma plataforma de gestão pode ser empregada da elaboração do orçamento ao controle das obras, passando pelo monitoramento dos indicadores de desempenho.
O Hinc é uma ferramenta de gestão que permite montar planos de ação com base no planejamento estratégico da construtora e acompanhar sua evolução em tempo real. Assim, fica mais fácil identificar possíveis riscos e colocar em prática as ações planejadas para mitigá-los.
O Hinc mudou e agora tem uma nova versão. Acesse, conheça as funcionalidades e recursos e veja como nossa plataforma pode ajudar a sua empresa.